Como se tornar digital influencer no YouTube

Digital influencer
Descubra quais passos seguir para ser um digital influencer de sucesso no Youtube, a plataforma de vídeo com milhões de usuário mensais

Antes de explicar como ser um digital influencer, vamos contextualizar a grandiosidade do YouTube como plataforma de compartilhamento de vídeos. De acordo com o YouTube Brandcast 2020, estudo apresentado pela empresa para mostrar as tendências da plataforma, foram mais de 105 milhões de usuários por mês no Brasil no final de 2020. Os dados representam a faixa etária de pessoas entre 18 e 65 anos — indicando que o número pode ser maior se as demais idades forem consideradas.

Com tantos brasileiros consumindo conteúdos regularmente, o YouTube tornou-se um local repleto de oportunidades para novos produtores conquistarem seu próprio público de seguidores e construírem uma carreira bem-sucedida como digital influencer. Quer saber como fazer isso? Confira nossas recomendações para você se destacar nessa mídia social.

5 dicas para se tornar um digital influencer no YouTube

A plataforma de vídeos da Google tem sido utilizada por muitos como forma de ganhar notoriedade e produzir uma renda própria. Continue a leitura para saber como ter uma carreira de sucesso nesse ramo.

1. Escolha e conheça seu nicho de atuação

Escolha um tema específico e invista nele e no seu público de interesse
Escolha um tema específico e invista nele e no seu público de interesse

Assim como outras mídias sociais, o YouTube é uma plataforma competitiva com criadores publicando vídeos para os mais diversos tipos de audiência. Para aumentar suas chances de conquistar seguidores, escolha um segmento específico e crie familiaridade com ele. Conheça os principais canais e suas estratégias, acompanhe as tendências e se há alguma lacuna que pode ser preenchida com conteúdos diferenciados.

Ter um nicho bem delimitado também auxilia no planejamento de assuntos para vídeos que sejam compatíveis com os interesses desse público. Sites que monitoram palavras-chave, como Google Keyword Planner e Ubersuggest, podem ajudar você a descobrir quais temas ganharam relevância nos mecanismos de busca, garantindo que seus vídeos sigam as demandas do momento.

2. Produza vídeos de qualidade

Não é necessário adquirir um equipamento caro, mas é sempre importante ter uma boa luz na gravação
Não é necessário adquirir um equipamento caro, mas é sempre importante ter uma boa luz na gravação

Publicar vídeos bem editados e com thumbnails atraentes é essencial para se tornar um digital influencer no YouTube. Com o nicho e os temas definidos, é hora de criar vídeos no YouTube com qualidade para capturar a atenção do seu público-alvo. Para isso, utilize um editor de vídeo intuitivo e com múltiplos recursos para dar um visual profissional às suas filmagens.

O YouTube Video Editor, do InVideo, fornece uma biblioteca de imagens, gráficos, músicas, animações e transições para seus vídeos ficarem mais completos.Ele também permite que você corte, redimensione e faça outros tipos de edições online. E, se você não tiver muita intimidade com edição, basta recorrer aos modelos personalizáveis e adaptá-los para o estilo do seu canal.

Em relação às thumbnails, a primeira imagem que as pessoas verão ao se deparar com seu vídeo, indicamos o Canva, ferramenta útil para criar uma boa imagem. Trata-se de uma plataforma de design gráfico com recursos gratuitos como imagens, fontes e modelos para criação de thumbnails cativantes.

3. Publique regularmente

Escolha determinados dias da semana e horários para postar e seja fiel ao seu público cumprindo o calendário proposto
Escolha determinados dias da semana e horários para postar e seja fiel ao seu público cumprindo o calendário proposto

A postagem regular de conteúdo permite que seu canal se mantenha relevante em meio a impressionante quantidade de vídeos acrescentada à plataforma diariamente. Elabore um cronograma de publicações e se preciso agende o upload de vídeos com ferramentas específicas como o TubeBuddy. Essa extensão para navegadores também permite que você teste títulos, tags e até thumbnails antes da publicação para descobrir qual terá a melhor performance.

4. Acompanhe seu desempenho

Acompanhe quais assuntos geram mais views e curtidas  para te ajudar a elaborar novas pautas
Acompanhe quais assuntos geram mais views e curtidas para te ajudar a elaborar novas pautas

Mantenha-se informado sobre os dados de desempenho dos seus vídeos e do canal como um todo. Ter acesso a esses números permite que você analise as estratégias que estão dando resultado e aquelas que precisam ser revisadas. Há diversos sites que mapeiam as principais métricas de canais do YouTube, um deles é o Social Blade. Ele permite o acompanhamento de diversas estatísticas sobre o desempenho do seu canal e também dos seus concorrentes.

5. Interaja com seus seguidores

Do que adianta conquistar seguidores e ignorá-los? Interaja respondendo os comentários.
Do que adianta conquistar seguidores e ignorá-los? Interaja respondendo os comentários.

Ter milhares de seguidores não é tudo para ser um digital influencer de sucesso no YouTube. Isso porque alcançar um número expressivo de inscritos não é sinônimo de influência digital. É preciso se comunicar com o público e mantê-lo engajado para construir uma relação de confiança com ele. Promova transmissões ao vivo para responder a perguntas e curiosidades dos inscritos, crie enquetes pedindo sugestões para vídeos e responda aos comentários deixados nas publicações.

O YouTube Studio é um aplicativo específico para youtubers que pode ajudar você nesta tarefa de interagir com sua comunidade. A ferramenta oficial do YouTube permite acesso facilitado aos comentários, mostrando-os em ordem cronológica. Assim, você poupa o tempo e o trabalho de ir até determinado vídeo para acompanhar o que foi publicado.

Com dedicação, empenho para aprender constantemente e a ajuda das nossas dicas, você pode conquistar seu objetivo de ser um digital influencer de sucesso no YouTube.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário