Diga adeus às playlists genéricas! Conheça o dj spotify, a ia que cria playlists exclusivas para você. Disponível agora nos eua e canadá.

DJ Spotify cria playlists especiais com uso de IA

Avatar de fernando souza
Diga adeus às playlists genéricas! O DJ Spotify usa tecnologia da OpenAI para criar playlists exclusivas baseadas no seu gosto musical

Não é de hoje que vemos os esforços do Spotify para personalizar suas playlists conforme o gosto de cada usuário, podemos notar isso através das playlists Descoberta da Semana ou Retrospectiva Anual. Sempre buscando aprimorar o conhecimento sobre o gosto do usuário e talvez apresentando novos artistas e músicas, com base em aprimorar ainda mais a plataforma lançou o DJ Spotify.

A empresa implementou em seu app a nova função DJ, que consiste de uma IA capaz de aprender os gostos musicais e oferecer playlists personalizadas exclusivas para cada usuário. Quer saber mais? Contamos como a IA DJ do Spotify funciona e até onde encontrá-la em seu app.

IA disponível no Spotify

Dj spotify cria playlists especiais com uso de ia. Diga adeus às playlists genéricas! O dj spotify usa tecnologia da openai para criar playlists exclusivas baseadas no seu gosto musical
Imagem de anúncio do DJ (Foto: Reprodução/Spotify)

Para inovar a forma que o usuário utiliza o app, o Spotify lançou o DJ, uma inteligência artificial (IA) que quando exposta aos gostos musicais do usuário consegue escolher o que tocar, criando uma playlist personalizada. Esse recurso, que já era conhecido na versão beta do app, faz uma playlist com músicas e comentários sobre as faixas e artistas.

Ela separa suas mais recentes musicas favoritas e também relembra algumas mais antigas, talvez trazendo até aquela música que você não escuta há muito tempo. A partir dessas informações a IA começa a selecionar musicas exclusivamente para você. Vale ressaltar que a IA DJ pode ser aprimorada de acordo com seu feedback das músicas.

Se você não estiver gostando das músicas selecionadas pelo DJ, basta tocar um botão que ele ira mudar. Pela IA DJ aprender como qualquer outra inteligência artificial, quanto mais você ouve e diz ao DJ o que gosta e o que não gosta, melhores ficam as seleções.

Como funciona a IA DJ

Segundo informações divulgadas, o DJ Spotify conhece o usuário e seu gosto musical, então é capaz de escanear os últimos lançamentos que você vai gostar ou levá-lo de volta a músicas reproduzidas no passado, tornando a função de ouvir música pessoal para cada usuário.

Com a combinação da poderosa tecnologia de personalização do Spotify, que recomenda playlists para o usuário com base em seus gostos e uma IA generativa com base na tecnologia OpenAI, o DJ Spotify consegue fornecer também comentários especiais sobre as músicas, artistas e gêneros que você esta ouvindo.

Por conta da aquisição do sonantic pelo spotify foi possível produzir a plataforma de voz ia dinâmica.
Aquisição responsável pela produção da plataforma de voz IA dinâmica do DJ. (Foto: Captura de tela/Fernando Souza)

Pelo video de anúncio do DJ Spotify, percebemos também que o app contara com uma plataforma de voz IA dinâmica, inspirada na voz de um dos antigos executivos no Spotify, Xavier “X” Jernigan, agora apresentador do podcast da empresa The Get Up, mas no anúncio o Spotify deixou a entender que haveriam mais hosts virtuais, pois esse seria apenas o “primeiro modelo para o DJ”.

Trecho do anúncio do dj spotify onde eles informam que xavier "x" jerigan é apenas o primeiro modelo de voz para o dj.
Trecho do anúncio do Spotify onde ela sobre o modelo de voz. (Foto: Captura de tela/Fernando Souza)

Onde encontrar sua IA DJ

Trecho do anúncio do dj spotify onde eles informam que a ia dj está disponível nos eua e canada.
Trecho do anúncio do Spotify onde ela informa as regiões onde o DJ já está disponível. (Foto: Captura de tela/Fernando Souza)

Se você é assinante do Spotify Premium e ficou curioso para utilizar o DJ em seu app, mas não está na região dos EUA e Canadá, tenho uma triste notícia: a função DJ esta disponível apenas para essas regiões em sua data de lançamento, dia 23/02/2023, mas se você já quiser se adiantar e saber como encontrar o recurso em seu app é da seguinte forma:

  1. Na página inicial do aplicativo móvel do Spotify;
  2. Toque na opção Música;
  3. Toque em reproduzir na placa de DJ;
  4. Agora deixe o Spotify fazer o resto! O DJ irá apresentar uma playlist de músicas com breves comentários sobre as músicas e artistas escolhidos especialmente para você;
  5. Caso não esteja gostando, basta tonar no botão DJ no canto inferior direito da tela para poder alterar o gênero, artista ou humor.
Dj spotify cria playlists especiais com uso de ia. Diga adeus às playlists genéricas! O dj spotify usa tecnologia da openai para criar playlists exclusivas baseadas no seu gosto musical
Prints do app Spotify mostrando a funcionalidade do DJ Spotify. (Foto: Reprodução/Spotify)

Por enquanto, essas são as informações que temos sobre a nova função DJ Spotify, divulgadas pela empresa em seu canal de redação.

Utilize a caixa de comentários para deixar sua opinião sobre essa nova feature e quais as suas expectativas para essa nova função do DJ Spotify.

Veja Também

Spotify x Apple Music x Youtube Music: qual o melhor serviço de música?
LoL: Conheça todas as músicas já criadas para o Worlds

Revisado por Glauco

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados