Índice
Planejar uma viagem é transformar sonhos em realidade. Sonhos que, com esforço e dedicação, se transformam em experiências inesquecíveis, daquelas que ficam gravadas para sempre em nossa memória. Eu sou David Kamkhagi e, neste texto, darei dicas sobre como planejar sua próxima viagem.

Preparação prévia
A fase de preparação de uma viagem é a mais importante. É nesse momento que decidimos para onde ir, o que queremos viver e como aquela jornada pode nos transformar. Faço perguntas essenciais: o que quero fazer? Com quem desejo compartilhar essa experiência? O que não posso deixar de ver? O que precisa ser reservado com antecedência — e quais momentos prefiro deixar livres, para decidir na hora?
Uso da tecnologia
Se antes era comum depender de agências de viagem, guias impressos e até do boca a boca, hoje, a busca pelo seu próximo destino está nas suas mãos, ou melhor, no seu celular. Agora, é possível reunir informações precisas, assistindo a vídeos sobre destinos no YouTube, postando perguntas em fóruns sobre viagens, ou mesmo buscando por hashtags para seguir no Instagram.
Assistentes de inteligência artificial, como o ChatGPT, também entram no jogo e te ajudam a planejar a viagem, traçando perfis, montando roteiros customizados e indicando desde o melhor bairro para se hospedar até as atrações que combinam mais com o seu estilo.

E aplicativos como o Booking permitem reservar hotéis em segundos, checando avaliações de hóspedes pelo Trip Advisor, para evitar dores de cabeça. Mas não se esqueça de se informar com quem mora ou visitou o local recentemente, pois as dicas locais ainda são muito válidas.
Busca por experiências
Durante a viagem, procuro viver tudo intensamente: conhecer lugares, experimentar sabores locais, mergulhar na cultura e, principalmente, fazer novas amizades. Para mim, uma viagem só é completa quando volto com novas conexões humanas. É nesse momento que deixamos para trás as armaduras do cotidiano e nos abrimos para o mundo — mais leves, sociáveis, curiosos e com sede de vida. Os perrengues? Sempre acontecem. Mas, no fim, são as boas lembranças que ficam — e os imprevistos se transformam em boas histórias para contar (ou pelo menos em boas risadas — e memes!).

O Retorno
O retorno também faz parte da viagem. É quando avaliamos quem nos tornamos. Afinal, ninguém volta igual. Mesmo que a viagem tenha sido curta, o simples fato de sair da nossa zona de conforto já provoca mudanças. Conhecer outras pessoas, realidades e culturas amplia nosso olhar e nos torna, inevitavelmente, melhores. As fotos, os sabores, os cheiros, as sensações — tudo fica registrado não só na memória, mas em álbuns, posts e arquivos que a tecnologia nos ajuda a preservar, compartilhar e revisitar.

Por tudo isso, viajar é muito mais do que fazer um passeio. É um processo que começa com o desejo, passa pelo planejamento e termina em crescimento. Ao contrário de um bem material, cujo prazer é passageiro, uma boa viagem continua nos nutrindo por toda a vida. O simples ato de planejar já dá sentido aos nossos dias. Serve de motivação para levantar da cama, entrar na dieta, economizar dinheiro e trabalhar com mais propósito — tudo por aquele momento único que virá.
Nesta coluna, quero compartilhar histórias e dicas de roteiros, ajudando você a transformar seus sonhos em memórias que não se apagarão com o tempo, muito menos com a última atualização do feed (sequência de conteúdo atualizado nas redes sociais). Na próxima edição, vou contar sobre um sonho que demorou três anos para se concretizar e me levou ao continente mais inóspito e fascinante da Terra: a Antártica — uma verdadeira jornada de aventura e descoberta.

Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.