Eu devo deixar meu celular na tomada toda noite?

sleepapp - Eu devo deixar meu celular na tomada toda noite?
Está na hora de você saber se realmente deixar seu celular plugado durante a noite toda pode fazer mal para a vida de seu dispositivo móvel!

Desde a criação das baterias, a tecnologia desse componente que permite que possamos sair de casa com nosso celular e outros aparelhos mudou muito. Desta forma, uma dúvida gira em torno da mente dos usuários: a partir de que momento eu devo recarregar meu celular? Será que é de noite? Será que é quando ele estiver com a metade da bateria, ou menos da metade?

O Showmetech se dispôs a responder a essa pergunta. Desse modo, você pode ter uma relação amigável com a bateria do seu celular e fazê-la ter uma vida útil maior.

Vamos fazer uma breve viagem no tempo

carregandocelular 1 - Eu devo deixar meu celular na tomada toda noite?

As baterias de níquel (pilhas tradicionais, hoje muito utilizadas em controles de Xbox) surgiram nos anos 80 e 90 e ficaram famosas por serem uma parte essencial dos dispositivos móveis da época. Mas nem tudo são flores. O grande defeito era o “efeito memória”- o ato de viciar.

Se uma bateria era carregada somente até 10%  de capacidade máxima, ela só conseguia durar até a porcentagem que começou a receber energia, tanto que a primeira instrução do vendedor de celulares na época era: “Deixe o telefone descarregar por completo, só então você deve dar a primeira carga.”

Hoje em dia as baterias de dispositivos móveis tiveram sua tecnologia atualizada. Mas o modo como você as carrega ainda influencia no uso, pois enquanto carrega o celular, ele tende a aquecer e é ai que mora o problema.

Calor: um perigo iminente

celular 2 - Eu devo deixar meu celular na tomada toda noite?

As baterias não gostam nem de frio nem de calor excessivo. Mas a última opção é a mais nociva. Enquanto carrega, as baterias de lítio são capazes de suportar de 0 a 45°C,  no máximo. E enquanto descarregam, obviamente quando estão em uso, elas podem atingir até -4°C.

Celulares energizados com a função “carregamento turbo” têm um carregamento mais rápido e atingem temperaturas entre 5 a 45°C. Descarregando, os celulares podem atingir 0°C.

Esses números nos levam a fatos interessantes. Em primeiro lugar, que as baterias de lítio descarregam em ambientes com temperaturas baixas, portanto, não pense em colocar seu telefone no congelador (você realmente pensou nisso?).

Em segundo lugar, que as baterias de lítio esquentam enquanto recebem energia e, quanto mais quente ela fica, mais rápido carrega. Mas uma vez que recebe temperaturas mais altas do que suporta, ela começa a dissipar/gastar energia em forma de calor. Isso explica a alta temperatura que você encontra seu celular durante a madrugada. O carregamento noturno pode ser um problema quando o smartphone não tem como mandar para fora o calor que recebe a mais depois de atingir sua resistência.

Para nossa alegria isso tem uma solução

celular - Eu devo deixar meu celular na tomada toda noite?

Entretanto, os dispositivos ficaram mais inteligentes e, hoje em dia, não precisamos nos preocupar tanto com a saúde da bateria, pois a sua otimização já é um realidade. Com essas otimizações, chegamos à pergunta que está em nosso título: É certo deixar o celular carregando a noite toda? E a reposta é: Porque não?

Nossos dispositivos ficaram mais inteligentes com o tempo

Como dissemos acima, o maior perigo de deixar seu telefone ligado na tomada durante a noite são as altas temperaturas, que vão além do que ele pode suportar. No entanto, eles ficaram inteligentes e, hoje em dia, não acumulam mais energia e, em decorrência disso, não superaquecem. Simplesmente param de receber energia quando completam 100%.

Desse modo, você pode deixar o telefone ligado durante toda a noite e, ao acordar,  ter uma carga completa. Os modelos mais recentes, como o Zenfone 5, contam com inteligência artificial para identificar quando carregar seu celular por completo durante a noite. Isso preserva a vida útil da bateria e previne o superaquecimento. Convenhamos que isso é muito satisfatório, mas alguns cuidados ao carregar seu celular são importantes.

Como por exemplo, tente não utilizar carregadores de marcas desconhecidas em seu telefone ou carregadores que não sejam os originais daquele celular. A maioria destes carregadores piratas esquentam demais sua bateria e agora nós sabemos que isso faz mal.

Fonte: Android Authority

De que jeito você carrega seu celular? Conte pra gente nos comentários!

Leia também

IFTTT: Como desligar o Wi-Fi do Android automaticamente quando a bateria estiver fraca

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via