Conecte-se conosco
levitar - É possível levitar com o poder do som?

Ciência e Tecnologia

É possível levitar com o poder do som?

Uma experimento realizado na Inglaterra conseguiu levitar objetos usando ondas sonoras, mas será que com os humanos, isso seria possível?

LEVITAÇÃO - É possível levitar com o poder do som?

Os engenheiros da Universidade de Bristol conseguiram realizar uma façanha inédita utilizando ondas de som. Utilizando o raio trator mais poderosos do mundo, os pesquisadores conseguiram provar que é possível  levitar objetos com maior amplitude do que o tamanho da onda do som. Em outras palavras, eles foram capazes de levitar objetos notavelmente maiores que o que já foi possível antes; um feito que teoricamente abre o potencial de um dia a levitação de seres humanos acontecer.

Mas o que é um raio trator?

Raios tratores são emissores de ondas (nesse caso em questão, ondas sonoras) que podem agarrar e levantar objetos. O conceito já vem sendo usado por escritores de ficção científica. Séries como Star Trek já usam e abusam desta tecnologia. Desde de que foi apresentado nas séries e filmes, a levitação vem  chamando atenção de cientistas e engenheiros.

tractor beam 1200x1200 720x720 - É possível levitar com o poder do som?

Os raios tratores reproduzem horas sonoras em forma de tornado.

Pesquisadores conseguiram realizar em laboratório os primeiros testes que tornam possíveis tal feito tecnológico, utilizando um raio trator que utiliza ondas sonoras de alta amplitude para gerar um holograma acústico que pode pegar e mover pequenos objetos.

A levitação magnética já é possível, mas a levitação acústica funciona melhor para o manuseio de líquidos e sólidos. Acredita-se anteriormente que os raios de tratores acústico estavam limitados a levitar objetos relativamente pequenos. Na verdade, acreditava-se que era fundamentalmente impossível levantar objetos maiores sem perder estabilidade, fazendo com que se tornassem incontroláveis.

O estudo foi publicado na última semana de janeiro (2018) na revista científica Physical Review Letters e os pesquisadores descreveram que a nova técnica se assemelha a um tornado, que é extremamente alta, mas tem um núcleo silencioso.Mudando a direção dos vórtices acústicos que compõem a estrutura, os pesquisadores descobriram que podem controlar estabilidade e rotação do objeto que está sendo levitado. Tendo esse controle, a equipe poderia aumentar o tamanho do núcleo silencioso no centro desse “furacão sonoro”, o que permitiu que ele guardasse objetos maiores.

Dr. Asier Marzo, autor principal do artigo do Departamento de Engenharia Mecânica de Bristol, disse que “os pesquisadores acústicos ficaram frustrados com o limite de tamanho por anos, por isso é satisfatório encontrar uma maneira de superá-lo”.

Os humanos vão conseguir levitar através das ondas sonoras?

LEVITAÇÃO 1 - É possível levitar com o poder do som?

Na demonstração detalhada no estudo, os engenheiros usaram ondas ultra-sônicas a um tom de 40 kHz para formar os vórtices acústicos. O núcleo silencioso da estrutura foi capaz de manter uma esfera de dois centímetros feita de um polímero sintético. A esfera é mais do que duas vezes o tamanho dos comprimentos de ondas acústicos, tornando-o o maior objeto que foi segurado de forma estável em um feixe de trator até o momento.

Marzo concordou: “Eu acho que abre a porta para muitas novas aplicações“. De início, algumas das inovações podem incluir a criação de dispositivos médicos, como cápsulas de drogas ou implementos microcirúrgicos.

Para aqueles que estão se perguntando sobre a possibilidade de levitar algo – ou talvez, alguém – muito maior do que uma esfera de dois centímetros, o Dr. Mihai Caleap  desenvolveu as simulações  e acrescentou que “no futuro, com mais poder acústico, será possível manter objetos ainda maiores. Isso só foi pensado para ser possível levantar objetos menores, tornando a experiência audível e perigosa para os seres humanos“.

Claro, o Dr. Caleap não está dizendo que as simulações são prova de que os humanos poderiam ser levitados com a tecnologia existente. O que o estudo mostra é que os arremessos altos (muito acima do que os seres humanos podem ouvir) podem ser usados com sucesso em feixes de trator acústico e objetos maiores do que um comprimento de onda sonoro podem ser levitados levemente.

Em quanto tempo você acha que a levitação humana será uma realidade? Conte nos comentários!

Fonte: Futurism

Continue lendo
Advertisement

Esse carinha aqui estuda jornalismo, e achou no Showmetech um modo de fazer aquilo que tanto gosta, que é escrever sobre tecnologia. Esse seriador, nerd bastante viciado gosta muito de escrever sobre a cultura que consome, e quem sabe um dia ele vai ter um emprego em New York, até lá ele pediu pra avisar que vai escrever no Showmetech.

Comentários
Subir