Eclipse lunar mais longo do século poderá ser visto do brasil em novembro

Eclipse lunar mais longo do século poderá ser visto do Brasil em novembro

Avatar of otávio queiroz
Fenômeno acontece no próximo dia 19 de novembro e irá durar pouco mais de 6 horas

O eclipse lunar mais longo dos últimos 100 anos vai acontecer no próximo dia 19 de novembro. Na data, será possível admirar um dos fenômenos mais fascinantes do mundo por mais de seis horas, segundo a NASA. No Brasil, o eclipse vai começar às 3h da madrugada, e poderá ser observado por pouco mais de duas horas, devido à posição do país no globo.

Um eclipse lunar total ocorre quando a Terra passa entre a Lua e o Sol, lançando uma sombra na lua. Os três corpos celestes devem estar perfeitamente alinhados para que isso aconteça. Na madrugada do dia 19, a sombra terrestre esconderá 97% da Lua Cheia, então não será um eclipse total, ainda que seja quase isso.

Eclipse lunar mais longo do século poderá ser visto do brasil em novembro. Fenômeno acontece no próximo dia 19 de novembro e irá durar pouco mais de 6 horas
Um eclipse lunar ocorre quando a Terra fica alinhado entre o Sol e a lua (Foto: Depositphotos)

O fenômeno não estará visível para todo o mundo, apenas em locais onde a lua está acima do horizonte. Os observadores do céu que residirem na América do Norte terão uma visão mais privilegiada. Por lá, todos os 50 estados dos EUA, Canadá e México poderão assistir ao evento do início ao fim.

No Brasil, as pessoas só poderão acompanhar o eclipse por pouco mais de 2 horas, isso porque a Lua estará muito abaixo no horizonte. Um outro ponto a ser observado é que por aqui, também não veremos os 97% da superfície lunar coberta pela sombra terrestre. Em São Paulo, por exemplo, o cronograma será o seguinte:

  • Duração: 2h13m54s
  • Início do eclipse penumbral: 03h02
  • Início do eclipse parcial: 04h18
  • Eclipse máximo: 05h13
  • A Lua se põe: 05h16
Mapa eclipse lunar 19 de novembro
Um mapa com os locais onde o eclipse lunar será visível em 19 de novembro (Foto: NASA)

Vale ressaltar também que a observação vai depender diretamente das condições climáticas do dia. Para quem não conseguir acompanhar o eclipse a olho nu, ele poderá ser visto ao vivo na madrugada do dia 18 para o dia 19 de novembro pelo The Virtual Telescope Project ou através do canal no YouTube TimeAndDate, que também fará uma live acompanhando o fenômeno.

Mas caso mesmo assim você não consiga acompanhar o próximo eclipse do dia 19, não se preocupe. Depois disso, a NASA prevê outros 179 eclipses nas próximas oito décadas, com uma média de dois por ano. O próximo eclipse, por exemplo, acontecerá em 16 de maio de 2022.

Veja também:

Você conhece a história do telescópio? Pois saiba que nós temos uma matéria bem bacana contando a surpreendente história dele. Que tal uma leitura?

Fonte: NASA.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
31
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados