Editor de fotos: os 10 melhores apps para Android e iOS

editor-de-fotos-para-comprimir-fotos-redimensionar-fotos-ou-cortar-fotos
Está a procura de um editor de fotos para redimensionar, comprimir ou cortar imagens? Então confira nossa lista com 10 opções gratuitas para Android e iOS

Um bom editor de fotos para Android e iOS é fundamental para quem tem câmeras de alta qualidade no smartphone e não quer deixar a memória cheia ou faz muitas imagens e adora postar nas redes sociais, como o Instagram. Como há muitas opções e nem todas são tão interessantes, nós preparamos essa lista com 10 aplicativos gratuitos que vão te ajudar a redimensionar, comprimir, cortar e tratar fotos com qualidade e de um jeito simples.

Reduce Photo Size

Telas do app Reduce Photo Size, mostrando estapas de escolha, configuração e gravação da imagem modificada.
Com uma interface bastante simples, o Reduce Photo Size é ideal para recortes rápidos

Simples e direto, a proposta do Reduce Photo Size é de apenas redimensionar, girar ou cortar imagens. Embora isso possa fazê-lo parecer menos completo que os demais, é possível que você esteja buscando um app exclusivamente para isso. Além de ocupar pouquíssimo espaço no armazenamento, menos de 6MB depois de instalado, o app é fácil de usar e não compromete a qualidade das fotos.

É claro, caso você tente redimensionar uma imagem para um tamanho além do original, ela naturalmente perderá qualidade, pois estará esticando a foto.

No caso do Reduce Photo Size, o ponto que pode realmente incomodar o usuário são os anúncios exibidos no aplicativo, ainda que eles sejam discretos e não afetem em nada o uso das funções.

Baixe gratuitamente para Android

InShot

Bastante conhecido por quem costuma trabalhar com vídeos, o Inshot também é um ótimo editor de fotos, sendo capaz de cortar, comprimir e redimensionar as imagens com uma interface fácil de usar. Por ser pensado para as redes sociais, o app tem opções de corte e resolução ideais para o Instagram, Facebook, Twitter e TikTok. Além disso, a capacidade de também cortar e rotacionar vídeos faz dele uma ferramenta multiuso para quem posta diferentes tipos de mídia.

O Inshot pode ser baixado tanto no Android quanto no iOS e não possui anúncios invasivos. No entanto, é importante citar que, na edição de vídeos, o app costuma adicionar uma marca d’água aos vídeos editados, o que pode ser resolvido adquirindo a versão premium.

Baixe gratuitamente para Android e iOS

Tamanho da imagem

Telas do editor Tamanho da Imagem. Está sendo trabalhada a foto de um gato deitado em uma poltrona.
Além de ser possível escolher o formato ideal para impressão, o próprio aplicativo tem um atalho para impressão rápida

Outro editor de fotos com foco em recortes é o Tamanho da imagem. Ainda que sua interface possa parecer um tanto confusa no início, aqueles que aprendem a utilizá-lo ganham uma ferramenta poderosa, principalmente se costumam cortar fotos com a intenção de imprimi-las depois. Na hora de recortar a imagem, o usuário pode escolher o formato ideal para cada tipo de impressão – A3, A4, A5 e outros, incluindo o padrão 3×4.

Nos demais menus, o app também oferece outras ferramentas de edição, incluindo ajustes de cor, brilho, contraste e filtros. No entanto, sua principal função é mesmo cortar fotos em formatos prontos para impressão.

Baixe gratuitamente para Android

Photo Compress 2.0

Telas completas do Photo Compress 2.0 para Android, mostrando opções de escolha, edição e gravação da imagem.
Photo Compress 2.0: editor de fotos permite cortar, redimensionar e comprimir imagens gratuitamente

Tal qual o nome já diz, o Photo Compress 2.0 é especializado em comprimir fotos. Para isso, ele conta com uma interface bastante simples. Só não é melhor por não estar traduzida para o português.

Na hora de utilizá-lo, você deve selecionar a foto que deseja editar e então decidir o que fará com ela: cortar em formato livre, redimensionar ou comprimir. No fim da edição, ainda é possível decidir se a foto cortada substituirá a original ou deve ser salva como cópia, o que é mais seguro.

O PhotoCompress 2.0 oferece uma versão Pro capaz de redimensionar imagens em lote. Entretanto, desde a versão gratuita, o app também conta com as funções quick resize e quick compress, que permitem redimensionar e comprimir fotos com apenas um toque, sem que o usuário precise definir a resolução ou a taxa de compressão.

Para aqueles que sofrem com pouca memória no smartphone, comprimir as imagens salvas no armazenamento é um ótimo truque para liberar espaço sem ter que se desfazer delas.

Baixe gratuitamente para Android

Cram

Telas do editor de fotos Cram. A primeira mostra que o app avisa quantas imagens podem ser editadas até acabar o período de uso gratuito.
Infelizmente, é necessário pagar para comprimir mais que 300 imagens com o Cram

Outro editor de fotos com foco em compressão é o Cram. Assim como o Photo Compress 2.0, sua interface é bastante simples e não exige muito aprendizado, mas infelizmente não está traduzida para o português. Para aqueles que não se incomodarem tanto com isso, o app é muito útil, já que dá para comprimir várias fotos de uma vez, sendo possível até configurá-lo para apagar as imagens originais depois.

Ainda que sacrifique a qualidade da imagem, o Cram, segundo seus desenvolvedores, pode reduzir o tamanho da foto em até 3 vezes.

Apesar de ser um app gratuito, é importante citar que a versão básica do Cram está limitada a 300 compressões – depois disso, é necessário comprar a versão completa para continuar o uso.

Baixe gratuitamente para Android

Foto Redimensionador

Telas do aplicativo Foto Redimensionador.
O Foto Redimensionador é capaz de redimensionar imagens em lote

Assim como o Reduce Photo Size, o Foto Redimensionador é feito exclusivamente para as pessoas que querem cortar ou alterar a resolução das fotos. Justamente por isso, não conta com filtros ou ajustes de cor e luz, mas é capaz de redimensionar imagens em lote, o que pode ser útil caso você queira editar várias imagens sem o trabalho de redimensionar uma por uma, tal qual seria necessário num editor de fotos comum.

Outro atrativo deste software é o espaço que ele ocupa na memória do celular: são apenas 22MB, enquanto os editores mais conhecidos costumam passar dos 100MB. Por tudo isso, caso você precise redimensionar fotos com frequência, ter o Foto Redimensionador instalado facilitará a sua vida.

Baixe gratuitamente para Android

TinyPhoto

Telas do TinyPhoto mostrando seleção e tratamento de imagens.
Se por algum motivo o Foto Redimensionador não funcionar para você, o TinyPhoto também redimensiona fotos em lote

Com uma proposta também bastante direta, o TinyPhoto é capaz de redimensionar e cortar fotos em lote, o que faz dele uma alternativa para quem não gostou tanto do Foto Redimensionador, por exemplo. Apesar de não contar com funções adicionais, o baixo consumo de memória e a facilidade de uso são os maiores atrativos deste app, que peca apenas por não estar tão bem traduzido para o português.

Para utilizar o aplicativo, você deve primeiro selecionar as fotos que pretende editar. Depois, basta selecionar uma das opções: corte, redimensionamento ou redimensionamento em lote. Após efetuar as edições, o aplicativo ainda salva as imagens num campo separado, o que facilita na hora de encontrar e compartilhar os arquivos editados.

Baixe gratuitamente para Android

Desqueeze

Com a mesma proposta do Foto Redimensionador, o Desqueeze também é capaz de redimensionar fotos em lote, no entanto, é exclusivo para iOS. Em sua versão gratuita, o app permite alterar as dimensões de várias fotos e vídeos (!) de uma vez só. Já na versão Pro, são oferecidos diferentes métodos de redimensionamento e a possibilidade de criar templates – o que pode ser muito útil caso você costume redimensionar fotos para uma mesma resolução.

Como se não bastasse, o Desqueeze suporta até mesmo vídeos em 8K, tornando ele ideal para reduzir as dimensões de vídeos Ultra HD (4K e 8K), a fim de que consumam menos espaço ou para que possam ser compartilhados em redes sociais. Tal qual os demais apps da lista, este aqui ainda é capaz de girar e inverter as imagens, horizontal e verticalmente.

Baixe gratutiamente para iOS

Adobe Lightroom

Embora suas capacidades estejam muito além do simples recorte de imagens, o Lightroom, da Adobe, é ótimo para isso também. Por ser um software profissional e com o selo de qualidade Adobe, há a garantia de que a imagem final não perderá nenhuma qualidade. Além disso, o app é gratuito, está disponível tanto para Android quanto para iOS e é livre de anúncios.

A ferramenta de corte do Lightroom é bem fácil de usar, permitindo cortes em formato livre ou no formato 1×1 (ideal para publicações no instagram). Na mesma ferramenta, é possível girar a imagem, invertê-la, horizontal ou verticalmente, e corrigir seu horizonte.

Além de toda a qualidade proporcionada no corte das imagens, vale lembrar que o Lightroom também é ótimo para ajustes de cor, brilho e outros, o que acaba o tornando uma ferramenta completa e indispensável para quem edita muitas fotos.

Baixe gratuitamente para Android e iOS

Pixlr

Outro editor de fotos que se mostra competente na hora de cortar as imagens é o Pixlr. Assim como no caso do Lightroom, o fato deste ser um app da Autodesk, produtora de diversos softwares profissionais, também confere mais credibilidade. No entanto, o Pixlr exibe anúncios, o que pode incomodar alguns.

A ferramenta de corte do Pixlr permite cortar as imagens em mais formatos que o Lightroom, o que possibilita extrair recortes horizontais de imagens verticais, e vice versa, com mais precisão. Há quem diga que a interface deste app também é mais fácil de usar que o da Adobe, sem contar o fato de ele oferecer filtros, molduras e colagens, reunindo diversas funções num só app.

Baixe gratuitamente para Android e iOS

E aí, curtiu a nossa lista? Acha que esquecemos de algum editor de fotos bacana? Nos dê o seu feedback e interaja conosco através do campo de comentários abaixo!

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Quer aprender a criar conteúdos incríveis para suas mídias sociais atraves do seu celular?
    O passo a passo de como utilizar o canva no modo Gratuito, ideal para Empreendedores Digitais, Empreendedores Físico, Blogueiros, afiliados ou profissionais liberais.

    Entre em contato comigo que darei todas as informações:
    Contato: (99) 98424-8581 (whatsapp)
    Email: [email protected]
    Site: https://hotm.art/treinamentocanva

Assine nossa Newsletter