EletroExpo: 5 inovações tecnológicas que irão transformar o seu futuro

Cortana, Inteligência Artificial, Personagem
Impressoras 3D, Carros Autônomos, Drones, Li-Fi e muito mais: conheça os dispositivos que irão revolucionar (ainda mais) a tecnologia e a sua vida

A próxima edição da maior feira de eletrônicos da América Latina já tem data e local para acontecer. Durante os dias 12, 13 e 14 de novembro, a EletroExpo estará de portas abertas no Expo Center Norte, em São Paulo. Por lá, são esperados mais de 300 expositores de todo o mundo, mostrando suas ideias para o futuro do segmento de eletrônicos, no Brasil e no exterior.

E para você já entrar no clima da EletroExpo 2018, lembrando que o evento terá entrada gratuita, separamos cinco inovações tecnológicas que devem aparecer por lá e em muitos outros eventos do gênero nos próximos meses. Confira a lista:

Inteligências Artificiais

unnamed file - EletroExpo: 5 inovações tecnológicas que irão transformar o seu futuro
Em breve, sua casa, seu trabalho e até mesmo seu carro utilizará Inteligência Artificial, direta ou indiretamente

Embora as IAs já estejam na moda, sua aplicação em bens de consumo ainda é bastante superficial. No entanto, este cenário muda um pouco quando falamos de grandes quantidades de informação e sistemas autônomos – já que, diante de nós, humanos, uma das principais vantagens dos computadores é a rapidez com a qual lidam com muitos dados de uma vez só.

É improvável que os computadores nos substituam em tarefas que exigem dinamismo e a tomada de decisões complexas. No entanto, o fato de ser possível utilizar máquinas em tarefas repetitivas e pouco instigantes – como dirigir num trecho engarrafado, por exemplo – faz das inteligências artificiais uma grande expectativa para o futuro.

Já pensou assistir sua série favorita enquanto seu carro te leva pra casa?

Na EletroExpo 2018, a maior parte dos expositores virá da China, um país que já é referência nos trabalhos com aprendizado de máquina (Machine Learning) e que gera a expectativa de superar os Estados Unidos neste assunto até 2030.

Li-Fi

shutterstock 347919113 - EletroExpo: 5 inovações tecnológicas que irão transformar o seu futuro
Lâmpadas Li-Fi emitem luz visível e invisível, utilizando esta última para transmitir internet

Você já conhece o Wi-Fi, certo? Pois bem, o Li-Fi é basicamente a mesma coisa, só que com luz. Em vez de utilizar ondas de rádio para transmitir informações, o Li-Fi faz uso de radiação ultravioleta e infravermelha, que ficam além do espectro visível pelo olho humano. Embora o conceito pareça só complicar o que já é simples, o Li-Fi deve servir como alternativa em ambientes onde conexões Wi-Fi são inviáveis.

Como as transmissões Wi-Fi sofrem de interferências eletromagnéticas, não é raro que elas enfrentem problemas em aviões, hospitais e outros lugares onde há dispositivos eletrônicos que também transmitem ondas de rádio. Por fim, o Li-Fi ainda cumpre o papel de dois dispositivos num só, servindo para iluminar e transmitir internet, além de ser consideravelmente mais rápido, podendo transpor as limitações das conexões sem fio atuais.

Impressoras 3D para Casas

05 18 tdp 3d houses - EletroExpo: 5 inovações tecnológicas que irão transformar o seu futuro
Empresas como a New Story já imprimem casas em tempo recorde

Que as impressoras 3D já são realidade, ninguém duvida. No entanto, as capacidades de aplicação dessa tecnologia ainda estão sendo descobertas. A manufatura de casas com impressão 3D, por exemplo, é um dos campos mais promissores e de maior desafio para quem desenvolve as impressoras – primeiro porque, com a impressão 3D, a construção de uma casa com 32m² poderia ser concluída em 48 horas.

Tal eficiência não só baratearia o preço de uma casa particular, como também permitiria que, após situações de calamidade pública, desastre natural ou até mesmo para dar dignidade a aqueles que não tem teto, políticas públicas construíssem moradias em tempo recorde. No futuro, também se espera que impressoras 3D sejam capazes de “imprimir” casas maiores, provavelmente mais seguras e customizáveis em sua arquitetura que casas comuns.

Wearables

A onda dos smartwatches realmente diminuiu nos últimos anos. Contudo, vale lembrar que os wearables – dispositivos vestíveis, em bom português – são um campo muito maior. A expectativa para o futuro é de que os wearables deixem de ser um nicho, normalmente pautado em rastreadores de atividades físicas, e passem a comportar funções muito mais complexas, substituindo o seu smartwatch e até mesmo o seu smartphone, em alguns aspectos.

Durante a IFA 2018, por exemplo, a ZTE mostrou o protótipo Nubia-a (Alpha), que é basicamente um smartphone em forma de pulseira. Embora a ZTE não tenha permitido que jornalistas testassem o aparelho no evento, a fabricante afirmou que o desenvolvimento do mesmo está em fase final, e que já estuda a possibilidade de colocá-lo no mercado em breve.

Drones

DRZ 0756 - EletroExpo: 5 inovações tecnológicas que irão transformar o seu futuro

Os drones surgiram como artefatos militares, depois também viraram brinquedos e agora são utilizados para os mais diversos propósitos, inclusive os profissionais. Além dos já conhecidos drones fotográficos, a EletroExpo ressalta que os modelos de carga e de resgate, além dos feitos para segurança doméstica e transporte, estão em alta no mercado – o que talvez indique a presença de projetos ou protótipos acerca desse tema durante a feira.

Vale ressaltar que, no Brasil, o uso de drones para transporte ainda está distante, mas a brasileira Embraer já demonstrou interesse no ramo e realizou acordos de colaboração com gigantes como a Uber. A Embraer também acaba de dar início a uma joint-venture com a americana Boeing, o que deve incluir o desenvolvimento de aeronaves não tripuladas – que são drones, vale lembrar.

Como me inscrever para EletroExpo 2018?

logo principal footer 1 - EletroExpo: 5 inovações tecnológicas que irão transformar o seu futuro

Se você se interessou pelo assunto e quer conferir tudo isso de perto na EletroExpo 2018, basta se inscrever no evento acessando este link. Por enquanto, o formulário de inscrição ainda não está disponível, mas é esperado que em breve todos os interessados poderão se cadastrar.

E caso você também tenha se esquecido, vale lembrar que a EletroExpo desse ano ocorre nos dias 12, 13 e 14 de novembro, com entrada gratuita no Expo Center Norte, o mesmo local onde ocorre hoje (12) o último dia da Brasil Game Show.

E aí, vai perder?

microsoft libera cortana em portugues - EletroExpo: 5 inovações tecnológicas que irão transformar o seu futuro

Receba Notícias por E-mail:

Share via