Em breve o WhatsApp poderá ter um sistema de pagamentos digitais

WhatsApp
O sistema de pagamentos digitais do WhatsApp será primeiro testado na Índia e se der certo será expandido para outros países.

Ontem noticiamos aqui que o WhatsApp ganhou uma versão empresarial, chamada de Business, que inclusive já funciona no Brasil. Porém, ao que parece, a equipe de desenvolvedores quer ampliar ainda mais as funcionalidades comerciais do aplicativo de mensagens.

Segundo alguns rumores, em breve eles começarão a testar, inicialmente na Índia, um sistema de pagamentos digitais, ou seja, você poderá efetuar e receber pagamentos diretamente pelo WhatsApp.

A nova funcionalidade do aplicativo fará parte do programa UPI (Pagamentos Unificados) da Índia. Esse programa já conta com alguns membros, tais como Google TezPaytmBHIM, que é uma solução desenvolvida pelo próprio governo indiano. Todas essas alternativas são capazes de realizar transferências bancárias sem a cobrança de taxas extras. Quando e se essa funcionalidade chegar ao Brasil, seria bom que ela também fosse isenta de taxas.

WhatsApp payments hed 796x419 720x379 - Em breve o WhatsApp poderá ter um sistema de pagamentos digitais
Os testes começarão a ser feitos primeiramente na Índia

Claramente essa nova função tem por objetivo se integrar ao WhatsApp Business, que já tem essa proposta comercial. Mas, pelo menos nesse estágio inicial de testes, os pagamentos só poderão ser feitos no protocolo P2P (peer-to-peer). No entanto, a problemas maiores para o aplicativo enfrentar.

Por exemplo, na Índia, todas as transações feitas através do programa IPI são auditadas pelo governo. Como o WhatsApp conta com criptografia de ponta a ponta, pode ser que seja meio inviável a coleta e análise dos dados pelo governo. Não sabemos como o serviço pode contornar esse problema, talvez desabilitando a criptografia para as transações financeiras, mas isso poderia abrir também brechas de segurança.

De qualquer forma, uma função de pagamentos diretamente pelo WhatsApp tem tudo para dar certo, especialmente no Brasil, onde pequenas e médias empresas, além de trabalhadores autônomos, costumam usar o aplicativo para conseguir clientes e divulgar seus produtos e serviços. Vamos torcer para que a novidade seja logo implementada para todos e que, principalmente, chegue logo ao Brasil.

Fonte: The Next Web

maxresdefault 6 - Em breve o WhatsApp poderá ter um sistema de pagamentos digitais

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via