Em quanto tempo carros autônomos chegarão às ruas?

Self Driving - Em quanto tempo carros autônomos chegarão às ruas?
Em quanto tempo carros autônomos chegarão às ruas? No que depender da NVIDIA, em não mais do que 4 anos esses veículos estarão nas ruas.

Em quatro anos, esta é a previsão de Jensen Huang, CEO da NVIDIA. A declaração foi dada à imprensa durante a GPU Technology Conference, que aconteceu nos dias 25 e 26 de outubro. Segundo as declarações veiculadas pela Reuters, Huang teria dito que (em tradução livre):

“Em não mais do que quatro anos carros completamente autônomos estarão nas ruas. Agora, quanto tempo para que eles se tornem a grande maioria, realmente depende (de outros fatores)

Ou seja, o homem de frente de um dos fabricantes de chips mais importantes no mundo aposta que já no curto prazo, veículos 100% autônomos estarão inseridos no mercado.

A informação vem em linha com a estratégia da NVIDIA para o mercado automotivo. Ainda em outubro a empresa anunciou o seu NVIDIA PX Pegasus, uma plataforma de IA capaz de dotar automóveis com o nível 5 na classificação da SAE para carros autônomos.

NVIDIA 720x372 - Em quanto tempo carros autônomos chegarão às ruas?

NVIDIA Px Pegasus – Computador da NVIDIA que promete aumentar a capacidade autônoma dos carros para o nível 5. Fonte: NVIDIA

Carros autônomos nível 5 e a nova plataforma da NVIDIA

Os padrões para classificação de carros autônomos foram feitos pela SAE – Society of Automotive Engineers (saiba mais no link ao final do texto). São 5 níveis, de 1 a 5, cada qual relacionado a capacidades específicas de automação que tornam um carro mais ou menos autônomo.

A maioria dos carros atuais que dispensam motorista ao volante estão até o nível 3. Portanto, não são carros totalmente autônomos de acordo com os padrões da SAE. O nível 5 é o que representa veículos com 100% de capacidade autônoma.

SAE 720x514 - Em quanto tempo carros autônomos chegarão às ruas?
Níveis de autonomia dos self-driving cars segundo a SAE. Fonte: sae.org/autodrive

Os grandes fabricantes de automóveis já deram declarações conflitantes sobre o tema. O CEO e fundador da Tesla Motors, Elon Musk, disse que a montadora californiana alcançaria o nível 5 em breve.

A General Motors,  por meio de seu diretor da divisão de integração de carros autônomos, Scott Miller, apontou que com as câmeras e radares atuais ainda não seria possível atingir o nível máximo na classificação da SAE.

Discordâncias entre concorrentes à parte, no que depender da NVIDIA, Musk e Miller terão um grande aliado para chegar ao nível 5.

Qualquer um que tenha jogado algum tipo de game no computador conhece a NVDIA, tradicional fabricante de GPUs (Graphics Processing Units). Nos últimos anos a empresa abriu outras frentes de trabalho nas áreas de IA, carros autônomos e realidade virtual.

ryan graybill 254873 720x480 - Em quanto tempo carros autônomos chegarão às ruas?
Com novo Hardware da NVIDIA, volantes se tornarão 100% dispensáveis. Créditos: Ryan Graybill on Unsplash

NVIDIA Px Pegasus é um dos frutos dessas novas frentes e faz parte do movimento maior que levou as grandes empresas de tecnologia a investirem em IA e carros autônomos.

Com a série de novos investimentos em IA, espera-se que carros 100% autônomos possam chegar mais cedo às concessionárias e às ruas. Pela aposta da NVIDIA, a empresa que estar entre os principais fornecedores de hardware do novo mercado automotivo.

Referências:

Saiba mais sobre a SAE, carros autônomos e a NVIDIA:

Self Driving - Em quanto tempo carros autônomos chegarão às ruas?

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via