Self driving

Em quanto tempo carros autônomos chegarão às ruas?

Avatar of vítor vidal
Em quanto tempo carros autônomos chegarão às ruas? No que depender da NVIDIA, em não mais do que 4 anos esses veículos estarão nas ruas.

Em quatro anos, esta é a previsão de Jensen Huang, CEO da NVIDIA. A declaração foi dada à imprensa durante a GPU Technology Conference, que aconteceu nos dias 25 e 26 de outubro. Segundo as declarações veiculadas pela Reuters, Huang teria dito que (em tradução livre):

“Em não mais do que quatro anos carros completamente autônomos estarão nas ruas. Agora, quanto tempo para que eles se tornem a grande maioria, realmente depende (de outros fatores)

Ou seja, o homem de frente de um dos fabricantes de chips mais importantes no mundo aposta que já no curto prazo, veículos 100% autônomos estarão inseridos no mercado.

A informação vem em linha com a estratégia da NVIDIA para o mercado automotivo. Ainda em outubro a empresa anunciou o seu NVIDIA PX Pegasus, uma plataforma de IA capaz de dotar automóveis com o nível 5 na classificação da SAE para carros autônomos.

Nvidiapx pegasusNVIDIA Px Pegasus – Computador da NVIDIA que promete aumentar a capacidade autônoma dos carros para o nível 5. Fonte: NVIDIA

Carros autônomos nível 5 e a nova plataforma da NVIDIA

Os padrões para classificação de carros autônomos foram feitos pela SAE – Society of Automotive Engineers (saiba mais no link ao final do texto). São 5 níveis, de 1 a 5, cada qual relacionado a capacidades específicas de automação que tornam um carro mais ou menos autônomo.

A maioria dos carros atuais que dispensam motorista ao volante estão até o nível 3. Portanto, não são carros totalmente autônomos de acordo com os padrões da SAE. O nível 5 é o que representa veículos com 100% de capacidade autônoma.

Níveis de autonomia dos carros autônomos segundo a sae
Níveis de autonomia dos self-driving cars segundo a SAE. Fonte: sae.org/autodrive

Os grandes fabricantes de automóveis já deram declarações conflitantes sobre o tema. O CEO e fundador da Tesla Motors, Elon Musk, disse que a montadora californiana alcançaria o nível 5 em breve.

A General Motors,  por meio de seu diretor da divisão de integração de carros autônomos, Scott Miller, apontou que com as câmeras e radares atuais ainda não seria possível atingir o nível máximo na classificação da SAE.

Discordâncias entre concorrentes à parte, no que depender da NVIDIA, Musk e Miller terão um grande aliado para chegar ao nível 5.

Qualquer um que tenha jogado algum tipo de game no computador conhece a NVDIA, tradicional fabricante de GPUs (Graphics Processing Units). Nos últimos anos a empresa abriu outras frentes de trabalho nas áreas de IA, carros autônomos e realidade virtual.

Com novo hardware da nvidia, volantes se tornarão 100% dispensáveis
Com novo Hardware da NVIDIA, volantes se tornarão 100% dispensáveis. Créditos: Ryan Graybill on Unsplash

NVIDIA Px Pegasus é um dos frutos dessas novas frentes e faz parte do movimento maior que levou as grandes empresas de tecnologia a investirem em IA e carros autônomos.

Com a série de novos investimentos em IA, espera-se que carros 100% autônomos possam chegar mais cedo às concessionárias e às ruas. Pela aposta da NVIDIA, a empresa que estar entre os principais fornecedores de hardware do novo mercado automotivo.

Referências:

Saiba mais sobre a SAE, carros autônomos e a NVIDIA:

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados