Certificado digital

Emissão remota do certificado digital é liberada com validação pela CNH

Avatar of dácio augusto
Liberada para quem emitiu ou renovou a CNH a partir de 2017, a emissão do certificado digital pode ser feita de casa, através de videochamada

O governo brasileiro aprovou as novas regras para emissão remota do certificado digital. Quem tirou pela primeira vez ou renovou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir de 2017 pode marcar videochamadas com agentes do governo para poder tirar o certificado. Espera-se que a medida beneficie mais de 74 milhões de brasileiros.

Emissão remota do certificado digital ganha força com a pandemia

Emissão remota do certificado digital
Apenas os cidadãos que possuam a CNH com QR Code, emitidas a partir de 2017, podem emitir o certificado digital de forma remota

O certificado digital é um documento eletrônico que funciona como um documento de identidade no mundo digital. Com ele, o usuário é capaz de assinar declarações, emitir notas fiscais e outras diversas emissões de documentos com validade jurídica. Em especial nos tempos de pandemia, ele está sendo muito usado para evitar que pessoas tenham que se locomover e se expor fora de casa para processos burocráticos.

Com as novas regras, quem emitiu pela primeira vez ou renovou a CNH a partir de 2017 pode agendar um atendimento online e ter o certificado emitido. O atendimento, que será realizado por videochamadas, irá incluir a coleta de impressões digitais e foto da pessoa que está emitindo o documento.

A limitação para as CNHs emitidas a partir de 2017 se dá por uma mudança na maneira com que esses documentos são criados. Desde 2017 a CNH é cadastrada também no Datavalid, um sistema desenvolvido pelo Serpro que faz a validação de informações em tempo real, e que permitiu a implementação da CNH digital.

O certificado digital pode ser adquirido na loja da Serpro, a partir de R$218 para o certificado com validade de um ano.

Acompanhe notícias sobre documentação digital para o povo brasileiro, como a cédula de identidade digital, aqui no Showmetech.

Fonte: Serpro, Terra, Saipos

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados
Android battery life

Alerta: aplicativos que acessam a API de controle de energia podem ser, ironicamente, matadores de bateria

Se tem uma coisa que os pesquisadores da Purdue University não gostam é um aplicativo Android ineficiente. Eles já revelaram como diversos aplicativos gastam quantidades enormes de energia rodando propaganda (por exemplo: 63% do consumo do jogo Angry Birds é gasto para mostrar propaganda), e agora confirmaram algo que há tempos se suspeita: muitos aplicativos do Google Play também contém "bugs de energia"...
Avatar of rodrigo zaratin
Leia Mais