Como o curso Engenharia da Computação se saiu no Enade 2019?

Engenharia da Computação
Além do curso de Engenharia da Computação, foram avaliados cursos da Saúde, Tecnólogos e demais Engenharias

A área de tecnologia vem atraindo muitos profissionais pelo desafio de escrever o futuro, alto volume de contratações, salários bem competitivos e alta demanda do mercado. Mas os cursos são realmente bons?

Pensando em avaliar o desempenho dos cursos de Engenharia da Computação, um dos principais na área de tecnologia, fizemos, em parceria com o Quero Bolsa, plataforma de bolsas de estudo e vagas no ensino superior, um levantamento que analisa o desempenho do curso na prova. Fizemos também um comparativo em relação a última avaliação, em 2017. Vamos conferir?

Como estão os cursos de Engenharia da Computação no Enade?

No início de outubro de 2020, saíram os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. Foram avaliados 172 cursos de Engenharia da Computação no Enade 2019. Dentre esses, apenas 7 tiveram a nota média de 4 e 5, estando assim, no conceito 5, o que corresponde a 4,1% do total. Outros 32 tiveram o conceito 4, representando 18,6% do total, enquanto 48 chegaram a nota 3, correspondendo a 27,9% do todo. Outros 60 cursos estiveram com nota 2, chegando a 34,9%. Finalizando, 25 cursos tiveram a nota 1, a mais baixa, representando 10,6% do total. 

O curso de Engenharia da Computação foi avaliado pela última vez em 2017 e 17 cursos ficaram com nota 5 (11,7%), 36 com nota 4 (24,8%), 41 com nota 3 (28,3%), 45 com nota 2 (31%) e 6 com nota 1 (4,1%). 

Engenharia da Computação
Dos 172 cursos avaliados, apenas 7 tiveram a nota média de 4 e 5

Quais cursos tiveram nota 5 no Enade?

Entre todos os cursos avaliados, esses tiveram nota 5 no Enade:

IESModalidadeCidadeUFENADE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPresencial Campinas SP 4,02
PUC DO RIO DE JANEIROPresencial Rio de Janeiro RJ 4,48
UFRJPresencial Rio de Janeiro RJ 4,18
UTFPRPresencial Curitiba PR 4,40
ITAPresencial São José dos Campos SP 4,91
INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIAPresencial Rio de Janeiro RJ 4,82
FACULDADE BRASILEIRAPresencial Vitória ES 4,66

Como conseguir entrar em alguma dessas faculdades?

Algumas delas, como a Unicamp e o ITA, tem vestibular próprio. Mas, no geral, para entrar em qualquer faculdade, seja presencial ou EaD, a melhor alternativa é o Enem. Isso vale para as instituições nota 5 e também para as nota 4, 3, 2 ou 1. 

Com a nota do Enem, é possível conseguir vagas em instituições públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas de estudo com o Programa Universidade para Todos (Prouni), financiamento estudantil com o Fies ou até bolsas de estudo privadas utilizando a nota do Exame. 

Mercado de trabalho na área de tecnologia e computação

A procura por profissionais das áreas de tecnologia e computação vêm crescendo a cada ano. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), em 2019 foram geradas 60.323 contratações na área. A alta demanda no mercado de trabalho acaba refletindo nos salários destes profissionais. A Engenharia da Computação está entre os cursos com os maiores salários do setor de tecnologia

Outros cursos avaliados no Enade 2019

Neste ano, a prova avaliou os cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Zootecnia. 

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter