Entenda as tecnologias por trás da QLED TV da Samsung

QLED TV
As QLED TV, da Samsung oferecem cenas precisas e próximas da “vida real”, além de soluções inteligentes que facilitam o dia a dia do consumidor

A gigante sul-coreana Samsung é bastante conhecida no Brasil pela linha de smartphones Galaxy, tais como os cobiçados Galaxy S8 e Galaxy Note 8. Porém, a empresa também é uma forte concorrente no mercado de TVs. Recentemente ela lançou uma nova linha de TVs Premium, chamadas de QLED TV que, atualmente, contam com três modelos: Q9F, Q8CQ7F.

Nesta matéria você vai entender um pouco mais sobre as tecnologias que dão vida as QLED TV da Samsung e por que elas são excelentes opções no segmento de televisores Premium.

As tecnologias por trás da QLED

A QLED TV da Samsung, além de levar estilo e praticidade para a casa do consumidor, oferece a imagem mais realista que você pode ter em uma TV hoje. Isso é possível graças a tecnologia de pontos quânticos, que torna as cores mais precisas e próximas do “real”. Com isso, a QLED entrega cores praticamente perfeitas, com ainda mais brilho e contraste, reproduzindo todos os detalhes das cenas.

A tecnologia de pontos quânticos da QLED TV é formada por cristais que são ativados em contato com a luz azul do painel LED, localizado no fundo do display. Eles são capazes de produzir 100% do volume de cor de uma imagem, de acordo com a “VDE”, Verband Deutscher Elektrotechniker, que reconheceu oficialmente a QLED TV da Samsung como a 1ª TV no mundo capaz de produzir 100% do volume de cor disponível.

screenshot 20180123 083551 720x400 - Entenda as tecnologias por trás da QLED TV da Samsung
O volume de cor das QLED TV são de 100%

Por exemplo, imagine a fachada de um prédio. Ela tem tonalidades diferentes ao longo do dia e épocas do ano em razão da incidência solar. Essa é essencialmente a ideia por trás do volume de cor de uma QLED, que reproduz as diferenças mais sutis, com nuances e texturas fiéis – oferecendo excelência em qualidade de imagem.

A QLED se diferencia das demais TVs por causa de três atributos principais:

  • QPicture: relativo à perfeição das cores e realismo absoluto da imagem;
  • QStyle: atributo que une beleza e funcionalidade, contemplando soluções únicas de instalação e exposição;
  • QSmart: aqui o controle remoto único e ágil experiência de navegação trazem comodidade ao consumidor.

HDR

A tecnologia HDR (High Dynamic Range) disponível na QLED TV torna as imagens ainda mais realistas e evita que usuário perca detalhes nas cenas escuras ou escondidos no brilho das cenas claras. Isto é fundamental para quem gosta de assistir a filmes, séries ou, até mesmo, jogar os melhores games em casa sem perder nenhum detalhe.

screenshot 20180123 083755 720x450 - Entenda as tecnologias por trás da QLED TV da Samsung
O HDR varia de 1.500 a 2.000 NITS

Os três modelos da QLED TV têm HDR que variam de HDR1500 (que possui 1.500Nits) até HDR2000, que chega a 2.000Nits, disponível no modelo Q9F. É a TV com o maior nível de brilho no mercado, embora este possa variar de modelo para modelo. No artigo que indicaremos abaixo você pode ler com mais detalhes como funciona o HDR:

Como funciona a tecnologia HDR nas TVs

Interface simples e intuitiva

Lembra que um dos três atributos principais das TVs QLED é o QSmart? Vamos falar um pouco mais sobre essa interface inteligente. Geralmente uma Smart TV possui menus confusos. Mas na QLED TV encontramos uma interface limpa, pensada na facilidade de uso – “tudo em uma única tela”. Com apenas um clique, o consumidor tem acesso às configurações, dispositivos conectados, canais de TV e aplicativos. Tudo de uma maneira organizada e rápida por meio da plataforma exclusiva da Samsung, o Smart Tizen.

Para promover um entretenimento basicamente ininterrupto, o consumidor tem acesso a um exclusivo “preview”. Esta é uma função que a Samsung desenvolveu para que o usuário dê uma espiadinha nas opções disponíveis de conteúdo dentro de um aplicativo sem interromper o seu programa atual. Se preferir, o consumidor pode controlar a TV e escolher seu próximo conteúdo diretamente do smarthphone com o aplicativo Smart View Samsung.

screenshot 20180123 083832 720x369 - Entenda as tecnologias por trás da QLED TV da Samsung

Outra funcionalidade da Samsung é o Controle Remoto Único, que é utilizado pelo televisor e tudo que estiver ligado a ele, seja uma TV por assinatura, leitor Blu-Ray ou Home Theater. A QLED TV renomeia todos esses aparelhos assim que conectados e dá total controle de todos eles através do controle remoto. Isso dispensa a necessidade de todos aqueles controles espalhados pela casa e nem de decorar qual dispositivo está em qual entrada HDMI.

Para finalizar há o recurso Steam Link, que conecta o computador gamer à QLED TV. Desta forma o usuário pode jogar todos os seus games com a alta qualidade de uma tela de pontos quânticos, usufruindo de uma conexão sem fios entre a TV e o computador e interagindo como se a TV fosse um console de última geração.

Sobre o QStyle

Mas não adianta ser simples, intuitiva e ter a melhor imagem do mercado se a TV não for bonita. Por isso, o atributo QStyle apresenta elementos que transformam a QLED TV num verdadeiro item de decoração.

Por exemplo, a Conexão Invisível esconde todos os dispositivos conectados a TV em um móvel distante e faz o transporte do áudio e vídeo por meio de um único e discreto cabo óptico. Desta forma acaba a incômoda quantidade de cabos que se amontoam atrás dos móveis e tiram a beleza da decoração da sala, além de acumularem poeira e sujeira.

Além disso, há o exclusivo Suporte No-Gap, que é vendido separadamente e permite que a QLED TV seja colocada na parede como se fosse um quadro, quase sem nenhum espaço entre a parede e o aparelho. Já vimos o resultado disso na elegante The Frame, que já fizemos o review aqui.

screenshot 20180123 083912 720x403 - Entenda as tecnologias por trás da QLED TV da Samsung
O suporte No-Gap quase não deixa espaço entre a TV e a parede

Concluindo

Assim, devido a todas essas características e funções, as QLED TV são uma excelente opção para quem deseja uma Smart TV Premium e que possa, literalmente, oferecer a melhor qualidade de imagem atualmente possível.

qled overview kv new - Entenda as tecnologias por trás da QLED TV da Samsung

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via