Entenda o que é o padrão IMAX no cinema

Entenda o que é o padrão IMAX no cinema 2
Um vídeo do canal do Youtube, Movie University, analisa os principais aspectos do IMAX e nos ajuda a entender esse novo formato de cinema.

A maior parte das grandes produções de Hollywood hoje chegam aos cinemas com o novo padrão IMAX de qualidade. Por um preço maior no valor do ingresso, essa nova forma de assistir filmes promete uma experiência de alta qualidade, imersiva e realista. Mas, afinal, como o IMAX funciona? Além disso, será que vale a pena pagar mais caro para assistir a um filme nesse formato?

Imagem Maximum

A primeira ação de qualquer curioso sobre o IMAX é fazer uma busca na Internet sobre o termo. O que acabam descobrindo é que se trata de um filme exibido em uma tela maior. O problema está no preço dos ingressos, que às vezes podem custar até o triplo de um ingresso para assistir um filme no formato padrão.

Atualmente, existem muitos outros formatos que cinemas oferecem para competir com IMAX, como Cinemark XD, por exemplo. Para nos ajudar a compreender melhor as vantagens e desvantagens do IMAX, o canal do YouTube, Movie University, montou um vídeo em que lista 6 fatos importantes sobre esse formato de exibição de filmes.

1. Criação

O formato IMAX foi criado em meados dos anos 1960 para produção de documenátios e nunca foi projetado para uso nos filmes de Hollywood. Porém, com o avanço progressivo das tecnologias de filmagem e exibição, o formato foi ganhando cada vez mais força para invadir o cinemas. Até 2016, o país com o maior número de salas de cinema com IMAX era os Estados Unidos.

2. Estilo de filmagem

Filmes para o formato IMAX são filmados em 70 mm, ao invés dos clássicos 35 mm dos filmes comuns. Enquanto filmes de 35 mm possuem 6 mil linhas de resolução horizontal, essa quantidade triplica para 18 mil linhas de resolução no formato IMAX. O problema é que as câmeras de IMAX são caras, pesadas e demoram para carregar o filme. Esse é o principal motivo de nenhum filme até hoje ter sido filmado inteiramente no padrão IMAX.

Resultado de imagem para camera imax

3. Diferença de telas

As telas de IMAX são muito maiores que uma tela de cinema convencional. Além de mais côncava, a tela de IMAX possui uma resolução de 10 mil por 7 mil pixels! Isso é mais do que o dobro das telas normais que possuem apenas 2.048 por 1.080 pixels.

Resultado de imagem para imax screen size

4. Geometria

O formato geométrico das salas de cinema em IMAX também proporciona uma experiência mais imersiva e realista ao espectador, pois o seu formato deixa o usuário mais próximo da tela. Ao contrário do cinema convencional, isso não causa problemas ou desconfortos. Na verdade, diminui a percepção do espectador dos cantos e partes que não fazem parte da tela.

Resultado de imagem para imax room

5. Som

Não é a apenas o tamanho e qualidade dos filmes em IMAX que impressionam, mas os sons também. Normalmente em cinemas convencionais, os alto-falantes são colocados atrás da tela de projeção, mas como a tela do IMAX é muito maior, o número de alto-falantes também aumenta. Além disso, o design de cada alto-falante é diferente em cada cinema IMAX, criando uma experiência única em cada local.

Imagem relacionada

6. Verdadeiro IMAX

Infelizmente, encontrar cinemas que exibam filmes com a verdadeira qualidade IMAX ainda é algo raro. Mesmo nos Estados Unidos, dos mais de 430 cinemas IMAX, apenas 80 deles realmente proporcionam ao usuário a experiência de alta qualidade definitiva. Isso, seja no tamanho da tela ou na qualidade do som.

E o problema aparece quando esses cinemas cobram dos clientes o preço completo de uma experiência IMAX. Porém, acabam entregando um filme exibido em uma qualidade bem inferior.

Resultado de imagem para digital imax

O cinema melhorado

O que se conclui é que o IMAX é uma experiência única para os amantes de filmes e do cinema. Porém, ainda gera um alto custo para os produtores e alguns cinemas não estão preparados para o novo formato. Esses cinemas podem até enganar clientes com uma qualidade razoável de imagem e som somente.

Quer conferir os detalhes mais a fundo de como o IMAX funciona? Além disso, quer saber se o preço do ingresso realmente vale a pena? Então confira o vídeo completo do Movie University abaixo:

Receba Notícias por E-mail:

Share via