7 perguntas (e algumas respostas) deixadas no último episódio de WandaVision

7 perguntas (e algumas respostas) deixadas no último episódio de wandavision. O último episódio de wandavision trouxe mais dúvidas e respondeu questões que estavam na cabeça dos fãs há semanas
O último episódio de WandaVision trouxe mais dúvidas e respondeu questões que estavam na cabeça dos fãs há semanas

O último episódio de WandaVision foi ao ar na manhã de hoje (05), na Disney Plus. Tivemos enfim a conclusão de uma série que, por quase dois meses, foi responsável por teorias malucas de fãs da Marvel e um completo clima de mistério. Dúvidas foram sanadas e, junto delas, surgiram outras grandes questões sobre a conexão de WandaVision ao Universo Cinematográfico da Marvel (ou a sigla MCU). Compilamos neste texto as maiores perguntas que tivemos no último episódio e resolvemos algumas delas com pistas da própria série. Claro, leia somente se você já assistiu, pois não há filtro de spoilers!

Alerta de spoiler!

A partir de agora vamos falar de eventos que já aconteceram em WandaVision, portanto se não quiser ver spoilers, pare agora e veja outra página, como nosso guia com tudo que você precisa saber para assistir WandaVision.

Alerta de spoiler showmetech
7 perguntas (e algumas respostas) deixadas no último episódio de WandaVision

O que Wanda está fazendo na cena pós-créditos?

Ela está estudando o Darkhold (livro dos condenados, que estava sob posse de Agatha nos últimos episódios), usando uma projeção astral para afazeres domésticos. É inegável que isso remete ao que o Doutor Estranho fez em seu filme, com uma “cópia” de si mesmo estudando enquanto o corpo físico dormia.

Último episódio de wandavision wanda
Wanda sente seus filhos ainda vivos no último episódio de WandaVision. (Reprodução/Disney)

A conexão entre Estranho e Wanda não acaba por aí, visto que Agatha menciona que os poderes dela “são incontroláveis, mesmo pelo Mago Supremo“. Ou seja, nem alguém que estudou por muito tempo pode lidar com a magia do caos que está contida em Wanda. Caso ela saiba a controlar, se tornará uma personagem muito poderosa e importante no futuro da Marvel. Fato é que ela já está confirmada no filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, parte da quarta fase do MCU.

Último episódio de wandavision mephisto e filhos de wanda
Mephisto é um potencial vilão do MCU. (Reprodução/Marvel)

Além disso, temos um momento similar ao final de Batman vs Superman (quando vemos terra levantar do caixão de Superman), que também acontece em outros clichês: na verdade, os filhos de Wanda não morreram. Nos quadrinhos, eles são fragmentos da alma de Mephisto, vilão que foi fruto de teorias sobre a manipulação ao longo de WandaVision. Os irmãos pedem pela ajuda da mãe e, então, temos um gancho para a próxima história de Wanda.

Quem é a personagem que conversa com Monica Rambeau na cena pós-créditos?

Último episódio de wandavision skrull
Uma skrull misteriosa aborda Monica no pós-créditos de WandaVision. (Reprodução/Disney)

No último episódio de WandaVision vemos duas cenas pós-créditos, sendo a de Wanda (acima) a mais importante delas. Porém, temos uma segunda cena adicional que mostra Monica Rambeau ser guiada a um cinema por uma agente que revela ser um skrull, raça explorada nos filmes do MCU em Capitã Marvel (e presente em muitos outros da franquia). Ao que é sugerido, ninguém menos que Nick Fury está requisitando a presença de Monica no espaço – isso pode ser imaginado quando a skrull aponta para cima.

A S.W.O.R.D., organização de militares de WandaVision, é mais conhecida nos quadrinhos por atuarem no espaço. A sigla em inglês originalmente é mais abrangente: “Departamento de Observação e Resposta do Mundo Senciente” (Sentient World Observation and Response Department). Porém, isso foi adaptado em WandaVision para “Divisão de Resposta à Observação de Armas Sencientes” (Sentient Weapon Observation Response Division). Há grandes chances de o acrônimo original ser adotado no futuro.

Para onde foi o “novo” Visão?

Último episódio de wandavision visão branco
O Visão branco some e nem se importa com Wanda e o caos em Westview (Reprodução/Disney)

Este é mais um dos ganchos do último episódio de WandaVision, que traz a terceira versão de Visão ao Universo Marvel. Lembrando que a primeira é o Visão que morre em Vingadores: Guerra Infinita e a segunda seria a criação de Wanda, a partir de memórias e dos próprios sentimentos dela. O Visão branco agora parece ter as memórias do #2 e um corpo reestruturado do #1, se aproximando mais de uma versão reboot do personagem.

Após a batalha filosófica com o Visão #2, o terceiro sobe aos céus e foge. Talvez ele queira aprender sobre o mundo e a nova realidade, tendo absorvido os sentimentos e memórias do personagem. Será? Ele é “corpo” e “mente”, então por que não ajudou Wanda na disputa final? Por que não terminou com Wanda, isolado do resto do mundo? Dúvidas como estas infelizmente ainda não foram respondidas.

Quem é o Mercúrio?

Último episódio de wandavision mercúrio
Mercúrio dos X-Men não faz parte do MCU. Será mesmo? (Reprodução/FOX)

Mercúrio é só uma pessoa qualquer, controlada por Agatha. Ter colocado Evan Peters, o mesmo que fez o personagem nos filmes dos X-Men, para atuar novamente foi uma grande brincadeira da Marvel. No último episódio de WandaVision, Monica foi observada e impedida de escapar (por alguns minutos, pelo menos) deste novo Mercúrio, mas ela logo encontra uma foto com seu suposto nome verdadeiro: Ralph Bohner. Tudo o que aconteceu com ele nos episódios anteriores foi uma brincadeira da Marvel.

Pior que isso, fomos despistados com a cena de Halloween, onde há a conexão clara entre este Pietro e o “Pietro de verdade” no flashback de Wanda. Foi mais uma forma de a Marvel aplicar a lógica decepcionante ao nível de Mandarim no Homem de Ferro 3 – que, na verdade, era o ator Trevor Slattery. Mesmo assim, há espaço para teoria: nunca tivemos a confirmação dele próprio ser Bohner; ele só ri do nome quando Monica menciona por soar como “ereção” em inglês. Ainda há esperanças de que ele possa retornar ao MCU ou à franquia X-Men em breve.

Último episódio de wandavision monica rambeau
Monica e a selfie do falso Mercúrio revelam que ele não é ninguém… mesmo que ele não confirme. (Reprodução/Disney)

Uma conexão que pode ser feita com essa nova identidade é o fato de Agatha mencionar seu “marido Ralph” desde os primeiros episódios de WandaVision. Ao que tudo indica, ela estava falando “deste” Ralph, controlado por ela. Com isso temos novos questionamentos. Por que ela está com ele, em específico? Por que falaria tanto da importância de Ralph à Wanda se ele é somente um personagem qualquer?

Qual o plano do diretor Hayward?

Último episódio de wandavision hayward
Um dos potenciais vilões teve um desfecho vago. (Reprodução/Disney)

Tyler Hayward tem um cargo de diretor e é líder na operação que planeja “fazer algo” com Visão. Somos despistados muitas vezes, pois o que aparenta ser o extermínio se transforma na recriação do personagem em laboratório. Por ele ter o corpo do Visão (morto, original), ele mente a todos dizendo que Wanda foi quem o tirou de lá para ressuscitá-lo.

Agora que todos sabem o que houve de errado, ele vai preso. Porém, se este é o caso, por que ele mentiu em primeiro lugar? Seu plano inicial era utilizar a riqueza da tecnologia do corpo do Visão #1 para bem próprio (ou a desculpa de que aquela máquina era poderosa demais para ser descartada). O que ele ganha com a mentira? Bem, só sabemos que ele tentou desviar a atenção sem colocar na balança que seria um alvo fácil de Wanda no desfecho da história.

Quem é a “testemunha” de Jimmy Woo?

Último episódio de wandavision jimmy
A história paralela de Jimmy no último episódio de WandaVision não leva a nada! (Reprodução/Disney)

Até o fim da série, não é explicada a missão de Jimmy Woo. Para relembrar, ele é ex-funcionário da S.H.I.E.L.D. e acompanhou Scott Lang em Homem-Formiga e a Vespa, chegando em WandaVision para uma missão. Sabe-se que o caso em que está envolvido é um desaparecimento de alguma testemunha. Com a magia do Hex em Westview, ele se vê obrigado a acompanhar tudo de perto.

Sendo um ator conhecido e um personagem já introduzido no MCU, assim como Darcy (de Thor), era de se esperar uma mínima conclusão à história paralela da investigação no último episódio de WandaVision. Ambos também investigam os moradores na base militar montada próxima ao Hex, mas não temos nem pista de qual é sua verdadeira missão. Talvez Agatha? Ou Pietro, se você aceitar que ele era “um morador qualquer” de Westview? Ou um personagem que nem chegamos a conhecer na série? As possibilidades (e teorias) são várias.

Qual o desfecho de Agnes/Agatha?

Último episódio de wandavision agatha
Agatha lamenta, mas fica presa na própria mente (Reprodução/Disney)

Wanda derrota Agatha com o poder das runas explicado pela própria bruxa. Na conclusão do último episódio de WandaVision, vemos Agatha ser aprisionada na própria mente, vivendo (o resto da vida?) como a “vizinha de sitcom” que ela sempre foi dentro do Hex. Aceitando que a magia continua em modo automático sem supervisão de Wanda e, ainda mais, com a destruição do Hex, pode-se supor o retorno da personagem no futuro.

Se não, Agatha realmente estará presa para o resto da vida em uma realidade paralela que só faça sentido para ela. No fim, Wanda se transforma em Feiticeira Escarlate por completo e está longe de ser inocente, mesmo que tenha um bom coração ao ver o que fez com os cidadãos de Westview. Contudo, isso não combina nada com o nível de maldade de Wanda ao aprisionar alguém eternamente dentro de uma realidade inexistente. Em qual das duas interpretações é melhor acreditar?

O último episódio de WandaVision foi cheio de controvérsias, mas você gostou? Qual mistério ainda não desvendado foi o mais interessante para você? Conte para a gente nos comentários!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário