Entenda por que Elon Musk quer que você veja esse documentário

Entenda por que Elon Musk quer que você veja esse documentário 6
Analisando os perigos de desafios no desenvolvimento ético da IA, Elon Musk nos convida a assistir um documentário que pode nos deixar muito preocupados.

Uma das vontades de Elon Musk é divulgar este documentário ao mundo. Isso porque é normal assumirmos que a ciência seja agnóstica. Seja a fissão nuclear, a bioengenharia ou a criptografia, elas não possuem índole. São as intenções das pessoas que usam uma tecnologia, não alguma característica inerente à própria tecnologia, que determinam sua índole.

Entretanto a inteligência artificial é uma tecnologia sem precedentes. Junto a isso, o objetivo final previsto de seus principais desenvolvedores é uma inteligência sobre-humana. Essa provavelmente estará além do controle humano em breve.

Você confia neste computador?

Esse é o pano de fundo do novo documentário de Chris Pane “Você confia neste computador?”, o mesmo criador do famoso “Quem Matou o Carro Elétrico?”. O diretor optou por mapear o estado atual da inteligência artificial com foco nas consequências éticas de uma tecnologia que pode um dia estar além controle humano.

Entenda por que Elon Musk quer que você veja esse documentário 7

O filme de Paine apresenta os principais nomes dessa área da computação: Elon Musk, o futurista Ray Kurzweil, o principal desenvolvedor do Watson da IBM, David Ferrucci, o diretor da Open AI, Shivon Zilis, Andrew NG, e mais de uma dúzia de outros acadêmicos, autores e CEOs que estão buscando inteligência artificial em vários domínios.

Entenda por que Elon Musk quer que você veja esse documentário 8

Com pouco menos de uma hora e meia de duração, o filme é surpreendentemente amplo, abrangendo desde a cirurgia robótica até carros autônomos, armas autônomas e robôs humanóides. O tema abrangente do documentário é capturado adequadamente em seu título, mesmo que Paine não consiga responder tal pergunta de forma satisfatória.

O filme sacrifica qualquer chance de se envolver com a questão da inteligência artificial e suas implicações em algo mais profundo que o nível superficial. Paine não dá o devido espaço para os pesquisadores de IA em seu documentáiro.

Entenda por que Elon Musk quer que você veja esse documentário 9

O espectador é levado a um punhado de laboratórios de pesquisa no filme, mas só tem alguns minutos para cada um – o suficiente para fazer um encontro com o robô humanóide artificialmente inteligente, mas não explorar seriamente suas implicações com os pesquisadores que o desenvolvem.

Os perigos da IA

É claro que o documentário foi feito para ser um aviso sobre os perigos da IA. O filme é dedicado a Stephen Hawking, que foi bastante veemente sobre a ameaça representada pela IA. Elon Musk, que também insiste nos perigos da IA não regulamentada até mesmo co-fundou uma organização sem fins lucrativos de IA ética (que ele deixou pouco tempo depois).

Felizmente, as armadilhas da IA com as quais todos estamos familiarizados foram abordadas no filme. Paine considera como a Cambridge Analytica usou a IA para manipular as eleições de 2016; Ele reconhece Tay.ai, chatbot da Microsoft, que a internet se transformou em um nazista dentro de 24 horas de seu lançamento; ele descreve o surgimento de armas autônomas. Porém, da mesma forma, Paine não incentiva os entrevistados a explicar como eles estão garantindo que esse tipo de inteligência artificial não se torne verdade.

Entenda por que Elon Musk quer que você veja esse documentário 10

Embora os riscos da IA sejam reconhecidos no filme, dificilmente existe qualquer responsabilidade ou crítica sobre como ela está sendo desenvolvida no momento por essas pessoas, além de algumas críticas leves ao Google e ao Facebook.

Ao invés disso, a maioria dos assuntos discute o tópico como uma inevitabilidade. É discutido o que vai acontecer, mas o que se deseja saber é por que isso deve acontecer dessa maneira. Os entrevistados não informam ao espectador como a IA pode rapidamente ultrapassar nosso controle. Sendo eles as pessoas que estão em melhor posição para fazer algo a respeito.

Entenda por que Elon Musk quer que você veja esse documentário 11

Uma conclusão perturbadora

A única coisa que a inteligência artificial não consegue desenvolver por si só é a capacidade de estabelecer metas para si mesma. Isso deve ser determinado por seus criadores, a maioria dos quais tem como meta maximizar o lucro. Mas não é isso que este filme é sobre.

No fim do filme, antes que os créditos rolem, a tela fica preta e exibe uma mensagem de peso. Nela podemos ler: “A busca da inteligência artificial é uma indústria multibilionária com quase nenhuma regulamentação“.

As perguntas que fica na cabeça do espectador são complexa. Por que Paine não perguntou aos líderes dessa indústria como a regulamentação eficaz da IA seria realizada? Além disso, o que suas próprias empresas estão fazendo para evitar o futuro que descrevem?

Apesar de o filme ser veiculado de forma paga (cerca de 6 dólares no Vimeo) é possível encontro-lá no Youtube. Abaixo você pode conferir o documentário na íntegra. Aproveite para tirar suas próprias conclusões sobre a abordagem de Paine sobre esse assunto tão atual e polêmico:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta