Conecte-se conosco
Clock time wood board light 2560x1440 1280x640 - Entenda por que o horário de verão deveria acabar

LIFESTYLE

Entenda por que o horário de verão deveria acabar

Com o fim do horário de verão, o mesmo questionamento de sempre se repete: é mesmo necessário adotar a prática? Estudos recentes indicam que não, mas por quê?

Enquanto ainda é adotado por cerca de 70 países no mundo todo, muitos se perguntam se o horário de verão é mesmo necessário. E a verdade é que nem os próprios países sabem dizer o porquê de continuarem com a prática.

O horário de verão não funciona nos dias de hoje

Com o objetivo inicial de nos dar uma hora a mais de luz do sol, a prática nos faz começar o dia mais cedo. Logo, uma hora é adiantada no relógio.

fim horario de verao - Entenda por que o horário de verão deveria acabar

Infográfico aponta estados que adotaram ao último horário de verão brasileiro.

Porém, nos dias de hoje, o horário de verão serve como uma estratégia para reduzir o consumo energético no verão. Mas então, ele funciona?

A verdade é que esta é uma pergunta difícil de responder, já que na medida em que novos dispositivos que consumem eletricidade surgem, os já existentes ficam ainda mais eficientes. Ou seja, de um lado consumimos mais e, de outro, menos.

Enquanto algumas pesquisas afirmam que o horário de verão aumenta em 1% o consumo energético, outras afirmam que ele diminui na mesma quantidade.

Então, já que não podemos crucificar a prática por este motivo, arranjaremos outro: nossa saúde.

Nosso corpo sente a mudança causada pelo horário de verão

O nosso relógio biológico, também conhecido como ritmo circadiano, é o principal afetado pelo horário de verão. E, com isso, temos efeitos negativos como insônia e até mesmo depressão.

Cansaço

sleepdeprivation - Entenda por que o horário de verão deveria acabar

O sono afeta seu desempenho em todas as atividades do cotidiano.

Um estudo sueco revelou que a ausência de noites bem dormidas aumenta o risco de ataques cardíacos nos primeiros três dias da semana, após o início do horário de verão.

O cansaço também é causador de acidentes de trânsito. Estes que ocorrem na primeira segunda-feira do horário de verão. Neste mesmo dia, há também mais lesões ocorridas em locais de trabalho.

Além disso, as chances de se ter um acidente vascular encefálico dois dias após a mudança para o horário de verão aumentam em 8%.

“Nós trabalhamos e vivemos numa cultura que incentiva muita atividade. Por causa disso, tudo em volta sofre. Eu sempre falo para meus estudantes que o sono torna tudo melhor: seu trabalho, sua vida, sua saúde e seus relacionamentos”, afirma Christopher Barnes, professor da Universidade de Washington que estuda os impactos da privação do sono.

Gatilho para a depressão

depressao01 - Entenda por que o horário de verão deveria acabar

A depressão afetou cerca de 6% dos brasileiros no ano passado.

Aparentemente, voltar para o “tempo normal” após uma estação inteira no horário de verão também é ruim. Neste caso, perder uma hora de luz do sol pode causar ou agravar doenças mentais. Transtorno bipolar e transtorno afetivo sazonal são alguns exemplos.

Um estudo dinamarquês descobriu um aumento de 11% nos casos de depressão neste período. E no decorrer de 10 semanas após o término do horário de verão, os casos foram se dissipando.

Portanto, se os números referentes a consumo de energia não justificam a continuação da prática, por que ela ainda se mantém? O que você acha? Comenta aí abaixo!

Fontes: Time and Date e CNN

Leia também

Nova pele eletrônica exibe sinais vitais como imagens

Continue lendo
Advertisement

Perde tempo lendo sobre jogos e tecnologia. Vive na parte inútil de Alagoas, isto é, a parte sem praias.

Comentários
Subir