Brasil entra no programa que facilita entrada nos eua

Brasil entra no programa que facilita entrada nos EUA

Avatar of otávio queiroz
Para aderir ao Global Entry, que facilita a entrada nos EUA, brasileiros devem fornecer seus dados à plataforma Trusted Traveler Programs (TTP) e pagar uma taxa. Veja como fazer

A partir de agora, os brasileiros que desejarem ingressar nos Estados Unidos poderão fazê-lo de maneira mais rápida e facilitada, sem necessidade de passar pelas filas de imigração. Isso porque o Brasil conquistou acesso ao Global Entry (GE), programa que facilita viajantes portadores de visto norte-americano a dar entrada nos EUA. O anúncio foi feito na segunda-feira (7), pelo Governo Federal.

Com a novidade, os viajantes que forem aprovados no programa Global Entry poderão passar apenas por um totem de autoatendimento ao desembarcar no país norte-americano, sem a necessidade de falar com agentes de imigração do país, reduzindo o tempo de espera em filas. O Brasil é o terceiro país da América do Sul a participar do programa, já disponível para cidadãos argentinos e colombianos. A lista ainda inclui Índia, Reino Unido, Alemanha, Panamá, Singapura, Coreia do Sul, Suíça, Taiwan e México.

Brasil entra no programa que facilita entrada nos eua
Brasileiros aprovados no Global Entry não precisarão falar com agentes de imigração ao desembarcar nos EUA (Reprodução/Internet)

Este programa não vai só facilitar as viagens de negócios e investimentos, como também agilizar as visitas de muitos outros brasileiros aos EUA. A conclusão desse acordo é fruto de muito trabalho dos dois governos, e muitos viajantes serão beneficiados pelo GE.

Douglas Koneff, encarregado da Embaixada e Consulados dos EUA

Koneff, no entanto, chama a atenção para o fato de que o programa não põe fim à exigência de visto. Além disso, ele afirma que a participação no GE poderá ser requisitada “quantas vezes for necessário”, sem limite de solicitações. Atualmente, o Global Entry está sob responsabilidade da Autoridade de Proteção de Fronteira e Alfândega dos EUA (CBP, na sigla em inglês). O órgão é o responsável por controlar todo o trâmite imigratório dos Estados Unidos.

Como se inscrever no programa que facilita entrada nos EUA

O processo para se inscrever no Global Entry tem algumas etapas, que incluem inscrição online, pagamento de taxa e agendamento de entrevista. Veja estas etapas abaixo:

Como se inscrever no programa que facilita entrada nos eua
Brasil é o terceiro país da América do Sul a participar do programa; Colômbia e Argentina já fazem parte (Reprodução/Internet)
  1. O primeiro passo é criar uma conta no site do Trusted Traveler Programs (TTP).
  2. Após o cadastro realizado, é necessário fazer login no site. Uma taxa de US$ 100 é exigida. Vale lembrar que esse valor não é reembolsável.
  3. Feito isso, basta aguardar a aprovação. Se isso ocorrer, sua conta no TTP indicará os próximos passos para uma entrevista individual no Global Entry Enrollment Center. Nesse caso, o candidato deverá levar o seu passaporte e outra forma de identificação, como a CNH, RG ou outro documento válido.
  4. Caso a sua inscrição seja aprovada condicionalmente, será necessário agendar uma entrevista em um Global Entry Enrollment Center. Nesse caso, cada candidato deverá agendar uma entrevista individual.

De acordo com nota divulgada à imprensa pelo governo, a implementação do GE para cidadãos brasileiros foi coordenada pela Casa Civil e contou com o envolvimento dos Ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e Segurança Pública e da Economia, assim como da Receita Federal e da Polícia Federal.

Veja também:

Vai viajar para fora do país? Saiba como contratar operadora barata com eSIM com direito a planos de voz e dados internacionais.

Fontes: UOL, InfoMoney.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados