Por dentro do Vivo Digital Labs, o escritório de inovação da Vivo

Por dentro do Vivo Digital Labs, o escritório de inovação da Vivo 4
O Vivo Digital Labs é um centro localizado dentro do prédio da Vivo em São Paulo, pensado para fomentar a mentalidade de startups e inovação digital dentro da empresa.

O Vivo Digital Labs é um centro localizado dentro do prédio da Vivo em São Paulo, na avenida Chucri Zaidan. O local foi pensado para fomentar a mentalidade de startups e inovação digital dentro da empresa. Quem apresentou os novos escritórios, inaugurados no segundo semestre de 2016, foi Lucas Robertto Batista, Head do Vivo Digital Labs. Ele ficou encarregado de explicar a função de cada um dos 12 “squads“, nome dado aos setores do escritório. Este, populado por um misto entre funcionários internos e parceiros da Vivo.

Lab UX – A sala de experiência do usuário

Esta é a sala onde o time da Vivo faz testes de usabilidade com usuários convidados. É tudo feito com gravação de imagens e reações do entrevistado, com um time analisando as imagens em uma outra sala – atrás de uma janela/espelho – e anotando os resultados das experiências.

LAB UX - Showmetech

São feitas experiências tanto em mobile quanto em desktop. A ideia é garantir que sejam produzidos pela empresa somente serviços e aplicações que caiam no gosto dos usuários. Soluções realmente válidas, que farão diferença na vida dos usuários e não apenas ocupem tempo.

Sell Accelerator – A Sala de vendas e E-commerce

SELL ACCELERATOR - Showmetech

Esta é a sala onde são desenvolvidos os projetos de E-commerce e B2B móvel, com o objetivo de alavancar vendas em canais digitais. Os times responsáveis pelos produtos da Vivo consultam as necessidades das unidades de negócios e, na sala Sell Accelerator, se dedicam a pensar em soluções e formas de ofertar isso aos clientes.

Em resumo, a equipe verifica todo o mercado e encontra novos formatos para alavancar as vendas e inovar nessa área.

Bundle/Gol – A Sala de Implementações End to End(E2E)

BUNDLE / GOL - Showmetech

Aqui, um time ajuda clientes e empresas a digitalizar seus processos, para se integrar de forma mais rápida e eficiente aos serviços da Vivo. A própria Vivo vem fazendo um intenso trabalho nesse sentido. Hoje, 90% dos serviços e processos da empresa podem ser acessados digitalmente.

LABS – A Sala de Inovação

LABS - Showmetech

Esta é a sala responsável por promover a inovação por meio da melhoria da experiência do cliente. Assim, 70% do tempo de trabalho é destinado a projetos, enquanto os 30% restantes são dedicados a mentoria e assistência para as demais áreas da Vivo.

Como resultado, a Vivo e seus funcionários/parceiros encontram soluções para problemas que ainda não aconteceram. Possibilitando que estejam preparados para outros que passíveis de surgir no futuro.

KPI – A Sala de Medições Vivo

Nessa sala, os resultados de ações e usos de serviços são constantemente medidos, para confirmar se os resultados necessários estão sendo alcançados. Aqui, os representantes da Vivo aproveitam para mostrar, por exemplo, as melhorias em autoatendimento. Hoje, 85% dos contatos de clientes para suporte são resolvidos sem a necessidade de uma visita de um técnico em casa.

Isso garante que a Vivo aumente sua velocidade em sanar os problemas dos usuários e consiga fazer com que a experiência da utilização do serviço fique ainda melhor.

“Mi casa, su casa”

O time desse “squad” fica em cima das necessidades dos clientes de telefonia, TV e banda larga (também chamados de serviços Vivo Fixo). Com isso, desenvolvem soluções para melhorar o dia a dia de quem contratar serviços para a casa.

A equipe é um misto de funcionários internos e parceiros da Vivo e traz bons resultados. O desafio aqui é se transformar em um cliente e verificar os problemas e dificuldades encontrados. Assim encontrando as melhores soluções para oferecer um melhor serviço sempre.

Kill Bill 2B / Kill Bill 2C

O nome aqui, em inglês, é uma brincadeira com a vontade da Vivo de incentivar que clientes dos segmentos consumidor (C – Consumer) e corporativo (B – Business) passem a acessar e conferir suas faturas digitalmente, reduzindo assim o envio de documentos de papel.

A atitude não é apenas sustentável e representativa de uma preocupação com o meio ambiente. Além disso, também representa uma grande economia no que antes era gasto com envio de correspondências, por exemplo.

Momento Relax

Sala de relaxamento Vivo - Showmetech

Há também uma confortável sala para jogos e descanso da equipe. Algo que não poderia deixar faltar em um ambiente que se inspira em modernos escritórios de tecnologia. Nessa sala, todos podem relaxar durante seus horários de pausa. Até se divertir, para assim renovar seu lado criativo.

Em busca de novos talentos

Com essas inovações, a Vivo quer atrair novos talentos. Além disso, fica em pé de igualdade com os ambientes de trabalho mais modernos. Além da mentalidade inventiva de outras empresas de tecnologia como Google e Facebook.

Interessados em participar dos squads e integrar os times de produção e desenvolvimento da Vivo devem procurar a página de vagas localizada no site da própria empresa. E fica a dica: um bom e completo perfil no LinkedIn é primordial para entrar na empresa.