Espaço de inovação e movimento maker ensina a fazer drones em São Paulo

WhatsApp Image 2017 12 14 at 12.08.26 - Espaço de inovação e movimento maker ensina a fazer drones em São Paulo
O PlastCoLab é uma instalação ao lado do Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista, que mostra as inúmeras possibilidades de usar o plástico.

Mal havia passado o horário do almoço e 20 pessoas já estavam prontas para a próxima aula. Na Avenida Paulista, em São Paulo, uma instalação mostra as 1001 possibilidade de usar o plástico para construir novos produtos e soluções.

O PlastCoLab está em um grande “cubo mágico”, próximo do MASP, ao lado do shopping Cidade São Paulo. Do dia 3 a 17 de dezembro, qualquer pessoa pode visitar o espaço e participar de workshops gratuitos.

O Showmetech esteve presente em um deles, o de “Como Construir Um Drone”. A experiência é uma extensão do famoso “Faça Você Mesmo”, que é o Movimento Maker, já falado aqui no site.

photo 1 720x540 - Espaço de inovação e movimento maker ensina a fazer drones em São Paulo
Drone construído no PlastCoLab

Durante três horas, diversas pessoas aprenderam mais sobre drones, os veículos aéreos não tripulados e como o uso deles vai estar cada vez mais presente no nosso dia a dia.

O workshop contou com a participação do Mirante Lab e o seu cofundador, Carlos Cândido, que, com muito humor e conhecimento explicava para crianças e adultos as aplicações com drone.

Os aparelhos podem ser usados para lazer, agricultura, shows, jornalismo e diversas outras possibilidades.

Após explicações sobre o funcionamento dos drones e as leis para usá-los, chegou a hora mais esperada: como montar um drone. O objetivo do workshop é ensinar os presentes a montar pequenos drones com peças plásticas feitas em impressoras 3D e que, ao final, serão controlados por controle remoto.

Faça um drone com uma impressora digital

photo 3 720x540 - Espaço de inovação e movimento maker ensina a fazer drones em São Paulo
No PlastCoLab, crianças aprendem a montar seus próprios drones

Para facilitar a vida dos participantes, as peças dos drones já estavam impressas e os circuitos conectados. A graça era juntar tudo até formar o produto

Manoela Meroti, de apenas 9 anos, era uma das presentes na sessão. Ela ganhou um hackaton com 8 anos e também fará uma palestra no PlastCoLab.

Acompanhada do pai, foi simples para ela e para outros jovens irem juntando circuitos e peças de plástico até formarem um drone de mais ou menos 10 centímetros.

No final, os 20 participantes fizeram cinco pequenos drones voarem e, apesar de não ser tão simples dominar a arte de pilotar, foi uma experiência única, que aproxima uma das mais novas tecnologias do mercado com o público em geral.

Sobre o projeto

photo 720x540 - Espaço de inovação e movimento maker ensina a fazer drones em São Paulo
Carlos Cândido durante sua aula de montagem de drones

A organização Mirante Lab faz palestras pelo país e também cria soluções práticas para a sociedade com o drone, como foi o caso de ajudarem a achar focos de mosquito da dengue na cidade de São Paulo com esses aparelhos.

Para quem participou da aula, é um gostinho de como é ser inventor e ainda por cima ver que é possível construir coisas únicas com o plástico.

Para saber mais sobre o PlastCoLab basta clicar neste link e para mais informações sobre o Mirante Lab, basta clicar aqui.

WhatsApp Image 2017 12 14 at 12.08.26 - Espaço de inovação e movimento maker ensina a fazer drones em São Paulo

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via