ESPECIAL: Samsung e as expectativas para a Black Friday

ESPECIAL: Samsung e as expectativas para a Black Friday
O Showmetech conversou com dois executivos da Samsung sobre as expectativas da empresa para o maior evento do comércio do ano, a Black Friday

Black Friday está chegando! E, é óbvio que as grandes empresas já estavam preparadas para este evento que, hoje, é maior até mesmo do que o Natal, até então a “menina dos olhos” do comércio. O Showmetech teve a oportunidade de bater um papo muito interessante com dois executivos da Samsung, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Falamos com Guilherme Campos, Gerente de Produtos da Área de TVs e com Jefferson Porto, Diretor Associado de Produtos da Divisão de Digital Appliance da Samsung Brasil. No bate papo falamos sobre as expectativas da empresa para esta Black Friday, quais produtos terão um enfoque maior e os esforços da companhia para situarem suas TVs e eletrodomésticos um patamar acima dos concorrentes. Confira nos próximos parágrafos.

Samsung e Black Friday

Qual é o grande interesse da Samsung em trabalhar com seus vendedores para oferecer os descontos da Black Friday?

A Black Friday já se tornou uma data muito aquecida para o nosso mercado, inclusive maior do que o Natal! E nossa expectativa para esse ano é extraordinária. A linha de Ultra HD da Samsung tem tido um ano incrível e conseguiu consolidar nossa liderança no mercado. Como conseguimos lançar todo o portfólio que pretendíamos, essa é a hora de ter os produtos disponíveis em grande quantidade.

A linha branca foi iniciada tradicionalmente com a Lava e Seca e logo se tornou sinônimo do produto Front Load com a marca Samsung. É um produto que muitas pessoas desejam ter principalmente por causa da praticidade que ele gera.

Esse ano nós trazemos dois modelos diferentes de Lava e Seca com o conceito Air Wash, além do refrigerador. As expectativas estão altas e positivas.

Qual é o limite de descontos que a Samsung está disposta a oferecer em seus produtos na Black Friday?

É difícil definir um limite certo porque não há como controlar o preço final do produto. Mas chegamos no cálculo de até 20% de desconto em TVs UHDs, que são atualmente o nosso foco.

Por exemplo, a MU6100 estará bem posicionada e a expectativa para a de 75 polegadas é muito positiva, que abrangerá esse desconto, já que é considerada uma tela grande para os padrões brasileiros.

TV Samsung Ultra HD MU6100
TV Samsung Ultra HD MU6100

E há uma preocupação na campanha em focar na distinção das concorrentes, como por exemplo a “Tela 4K de verdade” e o Burn-In?

A Samsung está muito bem conceitualizada dentro dos projetos que estamos abordando. Quando a gente vem falando de “4k de verdade“, a ausência do pixel branco que prejudica a imagem, já é algo que vem sendo trabalhado pela Samsung desde o finalzinho do ano passado. Já estamos na quarta onda da campanha. Então os contextos de “4k de verdade” tem sido muito bem explorados na Samsung.

E é importante que o consumidor visualize isso, todos os benefícios que a gente consegue mostrar pra ele de fidelidade de cor, de nitidez de imagem, é uma coisa que sempre vamos mencionar. O mesmo acontece com o Burn In. Se eu tenho uma qualidade tão bacana e uma garantia de 10 anos contra o Burn-In em uma TV QLED, é um asset que eu preciso usar e explorar cada vez mais.

Então vocês vão trabalhar dessa forma inclusive com o padrão QLED?

ESPECIAL: Samsung e as expectativas para a Black Friday
QLED TV, da Samsung

Sim. Por exemplo, quando eu falo que a QLED consegue reproduzir o nível de HDR 1500 a 2000 NITS e eu falo que a Premium HD consegue reproduzir 1000 NITS e a Ultra HD 350 NITS, eu estou mostrando para o consumidor quais são os níveis de iluminação que ele pode escolher, e ele tem uma ideia mais ampla de cada benefício a depender da linha.

Isso é importante porque procuramos nos colocar no lugar do consumidor e assim conseguir localizá-lo da melhor forma possível dentro de todas as possibilidades das nossas linhas.

Leia também

QLED TV: 5 coisas que você precisa saber sobre a Smart TV da Samsung

E quanto a The Frame? Ela também terá desconto na Black Friday?

A The Frame é um modelo muito querido que acabamos de trazer pro mercado, então ela ainda está sendo testada no mercado. Estamos com uma parceria muito forte com a FastShop, que é um parceiro exclusivo. Ou seja, só vendemos a The Frame através dele, então esse Black Friday vai ser um pouco mais contido para a The Frame.

O foco será, de fato, a MU6100. O consumidor que deseja ter uma Smart TV de tela grande geralmente não tem pressa, espera pelo momento ideal, e a Black Friday será esse momento ideal. Estamos nos preparando muito forte em termos de quantidade.

A The Frame, TV que mais parece uma obra de arte, ficou de fora da Black Friday
A The Frame, TV que mais parece uma obra de arte, ficou de fora da Black Friday

Qual é a resposta dos consumidores quando eles veem esses comerciais? O que os varejistas retornam para vocês?

Para mim a melhor resposta do consumidor é quando, por exemplo, você vai em um site de algum varejista e tem alguém perguntando “Essa TV tem pixel branco”? Pra mim essa é a vitória. Se alguém está procurando saber se a TV no ponto de venda tem pixel branco, é esse o meu objetivo. Porque ela nem fez a comparação prática, mas já gerou uma dúvida para a pessoa, e se eu consigo gerar essa dúvida esse é o objetivo da Samsung.

A receptividade do consumidor tem sido bastante positiva, e quanto ao varejo, eles geralmente nos trazem mensagens e anunciam que estão tendo que treinar seus vendedores porque os consumidores estão começando a fazer perguntas específicas e o cara às vezes não sabe explicar. Então todos se alinham na mesma mensagem.

Leia também

LED, OLED, Pontos Quânticos ou QLED: qual é a melhor tela?

O que a Samsung tem feito para melhorar a nomenclatura das Smart TVs, para que o consumidor saiba exatamente de qual ano é cada modelo e não se confunda?

O fato da TV ter um portfólio muito extenso dificulta um pouco atribuir os códigos para ela e deixar de uma maneira um pouco mais limpa. Mas eu acho que é uma boa visão de futuro. Tentar simplificar as coisas. Acho difícil ter uma linha de séries que pegue tanto quanto os smartphones, por exemplo, porque o portfólio é muito diferente, é um segmento que exige que eu tenha disponibilidade de telas.

Agora no Black Friday não teremos tanto esse problema porque nós temos o cuidado de fazer as migrações de linha antes dos grandes eventos. Hoje em dia o portfólio de 2015 é quase nulo, o de 2016 já é também bem mais reduzido e o portfólio de 2017 basicamente já tomou conta das lojas. Mas é uma coisa que a indústria deve sempre pensar em melhorar.

A TV UHD MD6100 será o grande destaque na Black Friday
A TV UHD MD6100 será o grande destaque na Black Friday

Em relação à linha branca, a Samsung também estava com uma promoção de que quem assistia ao vídeo consegue um desconto no final. Foi um pré-aquecimento para a Black Friday?

Essa campanha foi específica e faremos uma nova etapa dela. Ou seja, ela vai ter uma continuidade, mas não para a Black Friday. É uma forma interessante de mostrar de maneira muito rápida e direta os benefícios da tecnologia que vem no produto. São detalhes que diferenciam o produto e mostram o que tem por trás de tecnologia. O que pode ajudar no dia a dia.

Já para a Black Friday, estamos muito focados no nosso campeão de vendas, a WD106, que é uma Lava e Seca de 10.2 quilos. É um produto hoje muito desejado, então é a oportunidade! Estamos trazendo hoje para a Black Friday para quem realmente quer um produto desse da Samsung, e que vai estar disponível a preços competitivos. Não temos o nível de desconto exato, mas posso afirmar: esse é o momento para ter uma.

Leia também

REVIEW: Lava e seca Samsung WD6000, uma lavanderia na sua casa

Da mesma forma, estamos oferecendo oferta para o RT46 que é um Top Mount Freezer, só que ela tem a tecnologia Twin Cooling. Uma das grandes vantagens é impedir a mistura de odores em seu interior e entre compartimentos, além da possibilidade de manter o freezer congelado enquanto a geladeira está desligada.

ESPECIAL: Samsung e as expectativas para a Black Friday
O refrigerador RT46 também será um dos destaques na Black Friday

Um dos focos da Samsung também será o de soundbar, que também terá descontos nessa Black Friday. Queremos entrar 2018 atentos nesse segmento e a forma com que a Samsung está se preparando para isso já é uma mudança de patamar no mercado que tem hoje de soundbar.

Conclusão

Com isso, a Samsung está mais do que preparada para iniciar a Black Friday na próxima sexta-feira (24). Ela esperar fazer bonito, especialmente no setor de Smart TVs, Lava e Seca e demais eletrodomésticos da companhia. Abaixo, você pode conferir outros posts que selecionamos com ofertas recentes de diversos produtos:

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter