Especial: tire suas dúvidas sobre o 4G (LTE) no Brasil

4g brasileiro Oi TIM - Especial: tire suas dúvidas sobre o 4G (LTE) no Brasil
Juntamos neste post as perguntas mais comuns de usuários que pretendem se preparar para a chegada da tecnologia de redes 4G, também conhecida como LTE (Long Term Evolution), no Brasil...

4g brasileiro Oi TIM - Especial: tire suas dúvidas sobre o 4G (LTE) no Brasil

Com a chegada da tecnologia de redes 4G no Brasil muitas questões devem ter surgido, afinal uma é tecnologia totalmente nova. Por isso, o Showmetech preparou este especial para tirar todas suas dúvidas.

O que é o 4G/LTE?

Sucessora da tecnologia 3G, a quarta geração de telefonia móvel ou 4G tem como principal característica a alta velocidade de transmissão de dados. A tecnologia 4G, também conhecida como LTE (Long Term Evolution, em inglês), tem velocidades muitas vezes comparadas às existentes em conexões de banda larga ou modems ADSL.

Teoricamente, o 4G tem capacidade para chegar a até 100 Mbps, velocidade 100 vezes mais rápida que as alcançadas pelas redes 3G. Infelizmente, o baixo investimento em infraestrutura, poderá gerar sobrecarga de antenas (e demais equipamentos), fazendo com que esta velocidade esteja longe de ser alcançada no país. No entanto, há relatos de que nos Estados Unidos foi possível atingi-la.

No Brasil, a tecnologia 4G LTE está sendo utilizada na frequência de 2,6 GHz (2,6 gigahertz). A frequência baixa, aquela que tem um alcance maior, será a de 700 MHz. Porém, ela está sendo utilizada pela difusão de televisão analógica e, por enquanto, não há previsão de liberação dessa faixa do espectro (o prazo foi alterado duas vezes só este ano).

Velocidade:

A tabela abaixo mostra o comparativo entre as velocidades de transmissão de dados teóricas das tecnologias existentes atualmente:

4G1 - Especial: tire suas dúvidas sobre o 4G (LTE) no Brasil
Fonte: Teleco

Downlink é a velocidade que seu aparelho consegue atingir ao fazer download da rede e Uplink é a velocidade de upload.

Note que os valores são teóricos e, por isso, é bastante difícil que sejam atingidos. Para fazer um teste e ver qual a velocidade da sua rede, use o app Speedtest. Com o resultado da medição fica fácil entender a diferença entre o teórico e a prática.

Como era de se esperar, os aparelhos compatíveis com o 4G funcionarão também nas redes HSPA+ (ou 3G+), HSPA (ou 3G) e EDGE (ou 2,5G), de acordo com a cobertura e disponibilidade de rede de cada região.

4G ou 4G Plus?

Algumas operadoras brasileiras anunciam sua tecnologia de quarta geração como 4G e outras como 4G Plus. Qual a diferença entre elas?

Apenas a velocidade de transmissão. Como pode ser observado na tabela acima, o máximo que um download pode atingir no 4G (ou LTE) é 100 Mbps e no 4G Plus (ou LTE Advanced) é 1 Gbps (!!!). Entretanto, nenhuma operadora informou qual é a taxa de downlink e uplink de sua rede LTE.

Disponibilidade e Operadoras:

A Anatel definiu um cronograma levando em conta os grandes eventos esportivos que acontecerão no país – a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014. Todas as operadoras que adquiriram faixas de frequências durante o Leilão do 4G devem seguir as metas traçadas para atender às cidades-sede dos jogos:

  • Até Abril de 2013: cidades-sede da Copa das Confederações (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador). – Prazo concluído – Veja as matérias que já publicamos sobre a disponibilidade do 4G aqui, aqui e aqui;
  • Até Dezembro de 2013: cidades-sede (Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo) e subsedes da Copa do Mundo (que serão anunciadas pela FIFA ainda em 2013);
  • Até Maio de 2014: demais capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes;
  • Até Dezembro de 2015: cidades com mais de 200 mil habitantes;
  • Até Dezembro de 2016: cidades com mais de 100 mil habitantes.

Até fechamento desta edição, Claro, Oi, TIM e Vivo já iniciaram suas operações com o 4G/LTE em algumas cidades brasileiras. Para saber mais, veja estas matérias relacionadas:

Aparelhos compatíveis:

Para utilizar o 4G é necessário ter um aparelho compatível com a tecnologia e com a frequência utilizada no Brasil, de 2,6 GHz. Até o fechamento desta matéria, localizamos os seguintes aparelhos compatíveis:

AparelhoConfigurações
blackberry z10 - Especial: tire suas dúvidas sobre o 4G (LTE) no BrasilBlackBerry Z10 LTE 2600 MHz Tela de 4,2″, 768×1280 HD WiFi/Bluetooth/NFC 8MP, 1080p BlackBerry 10 OS
lg optimus f5 - Especial: tire suas dúvidas sobre o 4G (LTE) no BrasilLG Optimus F5 LTE 2600 MHz Tela de 4,3″, 540×960 WiFi/Bluetooth/NFC 5MP, 1080p Android Jelly Bean
 lg optimus g e973 black - Especial: tire suas dúvidas sobre o 4G (LTE) no BrasilLG Optimus G LTE 2600 MHz Tela de 4,7″, 768×1280 WiFi/Bluetooth/NFC8MP/1080p Android Ice Cream Sandwich
 motorla razr hd - Especial: tire suas dúvidas sobre o 4G (LTE) no BrasilMotorola RAZR HD LTE 2600 MHz Tela de 4,7″, 720×1280 WiFi/Bluetooth/NFC8MP/1080p Android Ice Cream Sandwich
 nokia lumia 820 - Especial: tire suas dúvidas sobre o 4G (LTE) no Brasil Nokia Lumia 820 LTE 2600 MHz Tela de 4,3″, 480×800 WiFi/Bluetooth/NFC8MP/1080p Windows Phone 8
 nokia lumia 920 - Especial: tire suas dúvidas sobre o 4G (LTE) no BrasilNokia Lumia 920 LTE 2600 MHz Tela de 4,5″, 768×1280 WiFi/Bluetooth/NFC8MP/1080p Windows Phone 8
samsung galaxy express - Especial: tire suas dúvidas sobre o 4G (LTE) no BrasilSamsung Galaxy Express LTE 2600 MHz Tela de 4,5″, 480×800 WiFi/Bluetooth/NFC 5MP, 720p Android Jelly Bean
 samsung galaxy note ii n7100 new - Especial: tire suas dúvidas sobre o 4G (LTE) no BrasilSamsung Galaxy Note II LTE LTE 2600 MHzTela de 5,5″, 720×1280 WiFi/Bluetooth/NFC8MP/1080p Android Jelly Bean
 samsung i9300 galaxy s iii ofic - Especial: tire suas dúvidas sobre o 4G (LTE) no BrasilSamsung Galaxy SIII LTE LTE 2600 MHz Tela de 4,8″, 720×1280, WiFi/Bluetooth/NFC8MP/1080p Android Jelly Bean
 Galaxy S4 SIV 91 225x300 - Especial: tire suas dúvidas sobre o 4G (LTE) no Brasil Samsung Galaxy S4 LTE 2600 MHz Tela de 5″, 1080×1920 Full HD WiFi/Bluetooth/NFC 13MP, 1080p Android Jelly Bean
sony xperia zq - Especial: tire suas dúvidas sobre o 4G (LTE) no BrasilSony Xperia ZQ LTE 2600 MHz Tela de 5″, 1080×1920 Full HD WiFi/Bluetooth/NFC 13MP, 1080p Android Jelly Bean

Posso comprar aparelhos 4G no exterior?

Considerando a frequência que será usada nas redes 4G brasileiras (2,6 GHz), aparelhos comprados no exterior são, em geral, incompatíveis. Por exemplo, o iPhone 5 da Apple à venda nos Estados Unidos faz uso de uma frequência que é atualmente utilizada pela TV analógica brasileira e, sendo assim, deverá permanecer incompatível até que esta seja redirecionada para uso das redes de telefonia.

Neste caso, recomendamos que verifiquem nas especificações do aparelho se ele possui suporte a frequência de 2,6 GHz ou banda 7. Veja abaixo como identificar.

Preciso trocar de chip do aparelho para utilizar o 4G?

Sim. Com exceção da operadora Claro que utiliza o mesmo chip do 3G, será necessário realizar uma troca de chip no momento da contratação do novo plano. Na Vivo, este novo chip se chama U-SIM.

O 4G será mais rápido que a internet banda larga fixa?

Pode ser mais rápida, dependendo da velocidade que você possui em casa ou na empresa. A média da velocidade da Banda Larga Fixa brasileira é de 2,1 Mbps. A experiência de navegação do 4G poderá ser igual ou melhor.

Mais informações:

Para mais informações, acompanhe nossas notícias inscrevendo-se na Newsletter do Showmetech ao final deste post.

Ainda tem dúvidas? Envie-as nos comentários abaixo.

Fontes: LTE BrasilTelecoVIVO, Claro, TIM, Oi.

4g brasileiro Oi TIM - Especial: tire suas dúvidas sobre o 4G (LTE) no Brasil

65 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Na verdade, o “4G Plus” é apenas um nome comercial que está sendo lançado por algumas operadoras. O LTE-A não está sendo implantado por nenhuma delas. A release atual em roll-out é a 8.

    A diferença entre o 4G da Claro/Vivo e Oi/Tim é que as duas primeiras possuem banda (espectro de frequência) de 20MHz e as duas últimas banda de 10MHz, cada. Isso reflete diretamente no troughput para o usuário, onde, teoricamente, com a banda de 20MHz é possível alcançar velocidades de download de até ~100mbps, enquanto nas bandas 10MHz o limite é de (também teóricos) ~50mbps.

    Todavia, tanto a Oi quanto a Tim adquiriram outras bandas de 10MHz em regiões específicas, onde, a partir da release 10, poderão ser agregadas as duas (10MHz + 10MHz) entregando um resultado idêntico ao que pode ser alcançado hoje com a Claro e a Vivo.

    Abraço!

    • A ideia de falar que o 4G Plus é LTE-A é justamente mostrar que estão anunciando algo que não poderão oferecer. Assim como nos Estados Unidos tem operadora anunciando o 5G, que também sabemos que não é verdade.

      A rede ainda é muito nova e há muito o que acontecer em termos de implantação. Com certeza teremos muito o que falar do andamento dessa tecnologia.

      Obrigado pelo comentário.

    • Na verdade, a diferença entre a Claro/Vivo que oferecem o 4G Max e o 4G Plus, para as demais operadoras, é que a OI/Tim lhe fornece conexao 4G limitada a 5 Mbps (máximo). A Claro/Vivo, apesar de também oferecer 5 Mbps tem o diferencial de liberar toda a banda disponivel na estação de rádio em que você estiver conectado, podendo chegar ao limite da velocidade do 4G (100 Mbps). Acontece a mesma coisa com o 3G Max, que a torre libera toda a banda disponível (podendo chegar ao limite da conexão). No geral, na Claro (a minha operadora), consigo velocidades média de 70 mbps de Download e 30 Mbps de Upload. Porém, já cheguei a alcançar em determinadas regiões, velocidades proximas a 100 mbps.
      Infelizmente, os provedores de testes, não possuem banda suficiente para fazer testes de velocidade em rede 4G com alto desempenho. Mas sei que terá quem irá duvidar e para quem duvidar, segue link do meu teste do 4G pelo speedtest.net: https://www.speedtest.net/android/567747717.png

  • Velocidade 100x maior não faz sentido. 3G (ou 3g+) pode ir ate 42mbps na teoria e 100mbps teóricos do 4g não são nem de longe 100x mais rapidos. Na real esse 4G na pratica não deve chegar nem a 10mbps

    • Agiler, na prática, a velocidade do 3G nunca vai chegar a 42Mbps. Acabei de fazer um teste aqui. Consegui 2,3 Mbps, mas já trabalhei diretamente ligado aos resultados de testes de conexão 3G e a média das taxas é entre 1 e 1,5 Mbps. Tenho vários relatos que nos EUA foi possível conseguir velocidades de 100 Mbps no 4G, então querendo ou não faz um pouco de sentido sim. Sabemos que essa velocidade nunca será atingida no Brasil pelos motivos que falei no texto acima.

      Quanto a velocidade do 4G na prática, nos testes que os autores do Showmetech estão fazendo, conseguimos picos de 30 e 40 Mbps. Os resultados que acompanhei em ambientes de teste, peguei picos de 60 Mbps. Sei que a rede é nova e não há muitos usuários utilizando e sei também que isso deve durar pouco, até que seja implantada a rede com frequência baixa. Porém, a ideia do artigo é mostrar o teórico para que as pessoas tenham conhecimento que o que terão na prática é longe do que a tecnologia pode oferecer.

  • Muito bom ter um post destes. Uma dúvida que acho bem pertinente é sobre se aparelhos 4G funcionam em redes 3G. Da mesma maneira que um aparelho 3G também opera em 2G, os 4G também podem ser compatíveis com o 3G. O cliente tem que ficar atento sobre as frequências que o aparelho opera em cada tecnologia para saber se funcionará ou não.

  • Lembrando que, segundo o ITU, o 4g brasileiro (rede LTE) na verdade não é 4g, seria algo como uma tecnologia entre a 3g e a 4g. A especificação original do ITu informa que rede 4g somente são as tecnologias LTE Advanced e Wiimax. Correto Rodrigo?

  • Minha grande dúvida é se o iPhone 5s americano (que é o único no mercado até agora) é compatível como a 4G brasileira. E, se ainda não for, no futuro (próximo) será? Grato!

  • Tenho aqui os modelos do iPhone 5s. Qual funcionaria no Brasil?

    Model A1533 (GSM)*: UMTS/HSPA+/DC-HSDPA (850, 900, 1700/2100, 1900, 2100 MHz); GSM/EDGE (850, 900, 1800, 1900 MHz); LTE (Bands 1, 2, 3, 4, 5, 8, 13, 17, 19, 20, 25)
    Model A1533 (CDMA)*: CDMA EV-DO Rev. A and Rev. B (800, 1700/2100, 1900, 2100 MHz); UMTS/HSPA+/DC-HSDPA (850, 900, 1700/2100, 1900, 2100 MHz); GSM/EDGE (850, 900, 1800, 1900 MHz); LTE (Bands 1, 2, 3, 4, 5, 8, 13, 17, 19, 20, 25)
    Model A1453*: CDMA EV-DO Rev. A and Rev. B (800, 1700/2100, 1900, 2100 MHz); UMTS/HSPA+/DC-HSDPA (850, 900, 1700/2100, 1900, 2100 MHz); GSM/EDGE (850, 900, 1800, 1900 MHz); LTE (Bands 1, 2, 3, 4, 5, 8, 13, 17, 18, 19, 20, 25, 26)
    Model A1457*: UMTS/HSPA+/DC-HSDPA (850, 900, 1900, 2100 MHz); GSM/EDGE (850, 900, 1800, 1900 MHz); LTE (Bands 1, 2, 3, 5, 7, 8, 20)
    Model A1530*: UMTS/HSPA+/DC-HSDPA (850, 900, 1900, 2100 MHz); GSM/EDGE (850, 900, 1800, 1900 MHz); FDD-LTE (Bands 1, 2, 3, 5, 7, 8, 20); TD-LTE (Bands 38, 39, 40)

  • Olá Rodrigo,

    Excelente o blog. Uma dúvida a Apple anuncia o iPhone 5S na Inglaterra tendo as seguintes frequencias :
    Operating frequenciesGSM 850 / 900 / 1800 / 1900, HSDPA 850 / 900 / 1900 /2100, LTE Bands 1, 2, 3, 5, 7, 8, 20

    Um 5S comprado lá, teoricamente funcionaria aqui no Brasil -Rio ?

  • Muito bom saber a velocidade máxima em cada rede! Bem que desconfiava… pois estou com o I9305T e não troquei o chip para fazer funcionar a rede 4G, mas o aparelho há uma semana está conectando na rede HSPA+ numa velocidade de download a 1MB/s ou seja, velocidade de 8Mb/s, tô achando incrível, sendo assim, concluo que estão investindo na rede 3,5G também.
    Uso chip da TIM, pós-pago.

  • A grande duvida minha é se depois da implantação do 4g pela frequencia 700MHZ, a banda 7 deixará de funcionar para 4g, ou seja, a banda 2,6ghz deixará de ser usada e um iphone 5s europeu deixaria de funcionar aqui no brasil

    • Assista esse vídeo! Meu aparelho é importado da Coreia (modelo D802) e não veio com a opção de habilitar o 4G. Agora está funcionando perfeitamente com a operadora Claro.

      Espero ter ajudado! 🙂

    • Apenas pra registro, temos as duas opções aqui: LTE FDD 2600 (banda 7, Claro – Vivo – Tim – Oi) e LTE TDD 2600 (SKY banda larga). Mas pra você que quer usar por conta própria um roteador 4G, vai ter que usar as operadoras de celular mesmo, que usam FDD (banda 7). A Nextel está operando LTE FDD 1800 (banda 38), mas ainda é bem restrito em termos de cidades.

  • Se eu comprar o iPad Cellular de 4a. Geração (com 4G) vou conseguir utilizar a conexão? Minha dúvida é: ele funcionará em 3G/4G ou não funcionará de jeito nenhum?
    PS> tenho o iPhone 5S e às vezes ele opera em 4G, às vezes em 3G… acontecerá o mesmo com o iPad ou só a partir do iPad Air que é assim?

  • Olá.tenho um iPhone 5s modelo A1533.gostaria de saber se ele será compatível com o 4g brasileiro quando a anatel mudar a freqüência para 700mh?

  • tenho um note 3 4g e a nextel esta vendendo plano 4g mas a frequência que eles estão vendendo e de 1.8 Ghz como faço para saber a frequência do meu aparelho e modifica-la???

  • Comprei um iPhone 5s por um site e ele só dizia isso “Banda: GSM 850 / 900 / 1800 / 1900 MHz” tenho como saber se vai pegar 4G aqui no Brasil?

    • Oi, Marihá.
      Essas frequências são 2G/EDGE. Para as redes 3G verifique se apontam as frequências 850/900/1900/2100. As principais adotadas aqui no Brasil são a primeira e as segunda e quarta. Para as frequências 4G/LTE, as que funcionam no Brasil são as 7 e 38 (2600 MHz). As demais não estão disponíveis (28 também Europa; 41, EUA e Japão).

  • Olá, Rodrigo.
    Tenho um Iphone 4s com NEXTEL 3G e gostaria de saber se posso alcançar o 4g da Nextel, que roda em LTE 1800MHZ?
    Um forte abraço. Alex

  • Boa tarde!

    Rodrigo, tenho uma dúvida… Vamos ver se vc me ajuda.

    Comprei um Galaxy S5 nos EUA, modelo SM-G900T (T-Mobile). É desbloqueado, porém, ainda pede um código SIM quando coloco um chip Brasileiro. Já vi em alguns sites de UNLOCK que é possível desbloquear.

    A questão é essa pegada de frequencia… Não consigo entender.

    Nas especificações do cel, aparece:
    Frequencies and Data Type>> LTE: Bands 1/2/3/5/7/8/4/17 HSPA+/UMTS: 850/AWS/1900/2100MHz GSM:
    850/900/1800/1900MHz……………..

    Ou seja, não vai pegar o GSM 4G da Tim por ex. que é 2,5 GHz de freq. certo?
    E o 3G, funcionaria então?

    Obrigada

    • Acabei de respoder pro outro colega aí quais bandas 4G (ou LTE) funcionam no Brasil. Hoje temos a BANDA 7 apenas e no futuro teremos também a banda 28. Então, como no seu celular tem a banda 7, deveria funcionar sim. Basta trocar o simcard lá na TIM. Só acho que não roda em pré-pago, hein. E se você tiver contas em atraso, eles desligam também. Teu 3G pega sim, cara.

  • Tenho um Huawei Ascend P7 que funciona nas seguintes frequências:
    FDD-LTE: B3 (1800 MHz) / B1 (2100 MHz) TDD-LTE: B41 (2600 MHz)

    Ainda não consegui fazer meu 4G da TIM funcionar neste aparelho. Alguém tem alguma ideia do que pode estar impedido o uso?

    • Está muito claro o problema. A banda LTE brasileira é a BANDA 7 (B7), que roda em 2600. Em 2019, teremos também a BANDA 28 nos 700Mhz (B28). Seu aparelho não suporta nenhuma das duas. A frequencia em si não quer dizer nada, tem que olhar a banda.

      • Thiago, desculpe ressucitar o topico. Mas apos ler muito (e ficar com mais duvidas do que antes) sobre frequencias e bandas eu gostaria de pedir a gentileza de compartilhar teu conhecimento:

        Determinado celular trabalha nas frequencias para LTE: (700/800/850/900/1700/1800/1900/2100/2600) Mhz
        Li que no Brasil a frequencias 2600 Mhz (B7) e’ a utilizada (em 2019 a 700Mhz (B28) tambem), entretanto eu nada acho a respeito das bandas a respeito de determinado celular.

        Existe alguma tabela que relacione de modo reciproco frequencias e bandas? Por exemplo, se toda LTE 700Mhz e’ banda A, e portanto todo telefone banda A e’ funciona com LTE 700Mhz e somente na frequencia de 700Mhz em LTE.

        Eu sinceramente nao consigo desrelacionar as bandas da frequencias… De me uma luz

        Grato.

  • Bom dia. Como consigo saber em qual frequência para rede 4G, um determinado smartphone trabalha?
    Possuo um LG G3 e contratei um plano 4G da Nextel, e não consigo usá-lo. A frequência da Nextel parece ser de 1,8 GHZ. Alguém poderia me ajudar?

  • estou trazendo um Galaxy S4 da alemnha.

    No site da Sansung de lá, consta nas especificaçoes “4G – LTE: Hexa-Band (800/850/900/1.800/2.100/2.600 MHz)”.

    Será que o 4G vai funcionar aqui no Brasil?
    Fernando

  • Eu gostaria de saber se eu comprar o Droid Turbo no EUA (aqui no Brasil chama Moto Maxx) vai funcionar o 4G?

    Essas são as especidicações no EUA
    LTE Band 13/4 (700/1700 MHz), CDMA/1xEVDO Rev. A (800/1900 MHz); Global Network: EDGE/GSM (850/900/1800/1900), HSPA/UMTS(850/900/1900/2100)

  • Eu comprei um lg g3 desbloqueado nos EUA, que funciona LTE 2600 MHz. Está escrito na embalagem que ele funciona 4g. Mas eu fui na vivo, coloquei um chip 4g, e não aparece o sinal de 4g na tela, e a velocidade da Internet continua por volta de 2 megas.
    Será que esse cel não aceita a 4g do Brasil?
    Muito obrigado.

  • exxelente
    no meu trabalho tem 4G mais so pega 3g no Inga Niteroi RJ
    ja onde eu moro que é no morro que fica uns 50metros do chão
    em são gonçalo o 4g não cai
    porque isto acontece ?

  • Rodrigo, comprei um S Galaxy 4 I9500 (2G bands GSM 850 / 900 / 1800 / 1900, 3G bands HSDPA 850 / 900 / 1900 / 2100) nos EUA que dá uma mensagem pedindo PIN ao ligar (desbloqueado) e como não consigo desbloquear ele funciona no Wifi mas não como telefone. Isso pode ocorrer somente porque não troquei o chip da Vivo ainda (4G) ou será que o telefone tem frequência incompatível com a brasileira? Se for problema do telefone, qual você acha que seria a melhor forma de resolver? Grata.

  • Rodrigo, primeiro, parabeniza-lo pelo post. Estamos aí… esperando 2019 e deixar de usar celulares, ao me aposentar… KKK… Mas vamos ao que interessa. Estamos num impasse. A TIM está fazendo um upgrade na rede para LTE 1800, em substituição aos GSM 1800 na minha regiâo de Gov. Valadares. Porém, utilizamos o MOTO X, que segundo informações, não trabalha com LTE nessa faixa de frequência. Verificando pelos manuais e posts de outros grupos, mostra que sim, (LTE 1,2,3,4,5,7,8,12,17 e 28), sendo que a faixa 3 contempla a mesma faixa GSM 1800, 1710 a 1880, LTE DSC.

  • para ajudar::: a banda dos estados unidos (700 MHz) , em pesquisa rápida que eu fiz é a 17 . e reafirmando a que será utilizada do Brasil é a 28 tambem 700 MHz. , um smatfone não deve custar mais que R$400,00 . exemplo o que eu uso o J2 da samsung , custou 416 entregue em casa, MAS A SAMSUNG não colocou a banda 28 que me interessa, só vi no galaxy J7 , caro demais, por um simples celular, outros modelos que tem a banda 28 estão caros ainda, o modelo J3 e o modelo ON7, não vi escrito em lugar nenhum que tem a banda 28, VERGONHA da samsung que fez um celular novinho e desatualizado , ok

  • Porque meu celular LG optimus F5, comprado no Supermercado EXTRA, desbloqueado e sem qualquer operadora, com chip 4G da TIM não me dá nem a opção 4G no menu, só tem 3G/2G?

Receba Notícias por E-mail:

Share via