Especial: A vida com um Mac – Exclusividades de ter um Mac

Apple Apps
Finalizando nossa série sobre como é usar um Mac no dia a dia, analisamos algumas vantagens que só quem usa Mac pode usufruir.

iPad_MacbookAir_iPhone

Nesta série especial do Showmetech analisamos, em 6 posts, como é usar um Mac da Apple no dia a dia, especialmente para trabalho, vida pessoal, jogos e como usufruir do Windows junto com o Mac OS XOs posts vão ao ar todas as quartas-feiras, às 19:00, começando no dia 12 de fevereiro e terminando em 19 de março.

Durante esta série, focamos bastante nas coisas que usuários Windows fazem e sua equivalência no mundo Apple / Mac / OS X. Antes de finalizar, contudo, é importante destacar algumas vantagens que só quem usa Mac usufrui.

Algumas já foram citadas nos outros posts, outras só citamos aqui.

Integração com iDevices

Embora haja certo nível de integração de iPhones, iPads e iPods Touch com o Windows, nada se compara à integração dos iDevices com o OS X. iCloud, iMessage, Notas, Calendar, Photo Stream, iBooks, Apple Maps…

Todos estes recursos muito utilizados por usuários do iOS possuem integração excelente com o OS X. É muito gratificante começar a usar um Mac e, ao apenas inserir a Apple ID e senha, ver que vários serviços do iOS já estão sincronizados e prontos para uso.

Usuários de iDevices vão sentir essa diferença imediatamente ao começar a usar um Mac com a mesma ID que usa no iOS.

Mac App Store

O sucesso da App Store para iOS fez a Apple criar uma loja bastante semelhante para o OS X. A Mac App Store não chega perto da App Store original, mas ainda está muito à frente da Windows Store no quesito qualidade e opções de apps.

Uma grande vantagem que vejo na Mac App Store é que há uma quantidade imensa de apps muito especializados gratuitos ou por preços muito baixos e que são muito mais bem acabados do que os equivalentes para Windows.

É fato que existam muito mais apps para Windows do que para o OS X mas, no estado atual da Mac App Store e Windows Store, é muito mais fácil encontrar um app que faz o que você quer para o sistema da Apple do que no sistema da Microsoft.

Neste último, você pode até ter mais opções, mas vai ter que passar por páginas e páginas de resultados no Google para achar um app realmente bom e que não esteja totalmente abandonado.

Apple Apps

Softwares da Apple

A Microsoft leva vantagem com seus aplicativos do pacote Office mas, em todas as outras áreas, a Apple oferece programas muito melhores do que os da empresa de Bill Gates.

Como já citamos, iPhoto, Aperture, iMovie, Final Cut, Garage Band, Logic Pro e afins, exclusivos para Mac, dão de lavada nos respectivos programas feitos pela Microsoft.

E, para usuários menos avançados, Pages e Numbers podem perfeitamente substituir Word e Excel. Já o Keynote é muito melhor que o PowerPoint para construir apresentações.

Muita gente vai querer discutir que há alternativas a todos estes programas para Windows, mas, na prática, dificilmente algum vai custar tão pouco quanto a versão da Apple e fazer tanta coisa tão bem feita como eles.

Calculadora na Pesquisa

Detalhes, detalhes, detalhes

Além do que já foi relatado, usar o OS X e Macs em geral costuma ser uma experiência mais agradável do que usar o Windows por causa da grande preocupação da Apple com os detalhes.

Desde configurações muito mais inteligentes e organizadas até pequenos detalhes como fazer cálculos diretamente na barra de pesquisa do sistema fazem a diferença depois de um tempo.

Mesmo usando uma parte do Windows diariamente, sempre que sou obrigado a usar um computador só com o sistema da Microsoft fico impressionado em como os muitos detalhes de usabilidade do OS X fazem falta. Não só minha produtividade cai drasticamente, como meu prazer de usar o computador vira frustração.

Conclusão

Após essa longa série, espero ter mostrado que atualmente não só é possível viver com um Mac no dia a dia como são grandes as chances de que a maioria das pessoas vá preferir a experiência da plataforma da Apple à da Microsoft.

Apesar de ainda existirem algumas áreas em que optar pelo Windows faça mais sentido, as limitações da plataforma da Apple estão cada vez menores em todos os aspectos e só devem diminuir no futuro.

4 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Olá! estou pensando em comprar um mac mini, mas pelo que andei pesquisando, ele não teve updates em 2013. Saberiam me informar se há alguma previsão de update para ele?

    • Há previsão sim de uma nova versão do Mini em 2014, entretanto o processador Heswell de 4ª geração da familia “i” da intel não é tão superior assim da Ivy Brigde (o que engrena os atuais Mac Mini) no quesito desktop. A diferença dessa nova linha está mais para as soluções de autonomia de energia (fundamental para notebook e/ou ultrabook) e uma melhora na parte gráfica, mas não tão grande assim a ponto de inviabilizar os Ivy Bridge. Resumindo: Não compensa a espera. Você irá pagar mais caro por um ganho pequeno. Thunderbolt 2 ainda não ta em prática, usb 3 já tem na linha atual. Só se a Apple resolver colocar colocar SSD de fábrica, mas você pode fazer isso por conta própria a custo infinitamente menor.

  • Quando você termina essa sequência falando que “são grandes as chances de que a maioria das pessoas vá preferir a experiência da plataforma da Apple à da Microsoft” sem ter qualquer base para esse comentário, você realmente perdeu completamente a credibilidade…
    Isso é a sua opinião, onde está a estatística que embasa essa opinião? Realmente o seu relato de “FãBoy” (sei lá como isso se escreve) foi, na melhor da hipóteses, engraçadinho, mas infelizmente não remete a um relato sério como eu esperava de um blog, que, pessoalmente, acho legal como este… MAC é legal, não tenho dúvidas, dizem que para quem trabalha com designe ou animação é realmente legal (desconheço a área), mas para quem trabalha com TI, ou em escritório, isto é, 90% da população (a não ser partes específicas de TI, como UNIX, Linux, Oracle entre outros…) a Microsoft ainda leva a vitória de lavada… Principalmente no usuário comum, que só quer que a máquina funcione… Entre no site do banco, facebook e tudo mais… A Apple tem “sacações” interessantes em vários Aspectos, mas se você quer um S.O. que funcione pra tudo de verdade, sem que precise recorrer a estratagemas e com total confiança… Busque Windows… Esse é o cara… O resto (por enquanto) é só isso mesmo, o resto…
    Engraçado que o contrário acontece com os smartphones, o Windows Phone, como diria um amigo… “…is just sad…”

  • Eu li toda matéria e achei legal seu relato. Mas concordo com o Marleixo nesse seu texto final. Acabou soando apenas como um relato sem especificar certos assuntos como OS X é bom para quem usa outros produtos Apple apenas. E digo esse “apenas” não desmerecendo seu relato, mas porque não vejo essa exclusividade toda por pagar por essa dita exclusividade.
    A Apple tem uma integração de seus sistemas bem interessante, mas é uma empresa que lucra (e muito) com esse direcionamento, muitas vezes, desproporcionais.

    Ainda acho que Microsoft e Apple só querem meu dinheiro sem dar tanto de volta assim. Acho que a Apple entrega melhor no pós-venda. Ambas tem suas qualidade. Mas eu vejo quase que a grande maioria de usuários de Windows, Office e etc não pagando por isso… Ainda acho que esta solução inviável para muitos. O Linux (do mais famoso Ubuntu a seus derivados que especificam para cada tipo de usuário) também tem seus defeitos como qualquer SO, mas faz o mesmo que estes fazem. Inclusive visualmente como no Apple. Acho que o SO da maça é melhor pq é polido e travado e te cobra por isso… Paga quem quer. Parabéns pelo blog, mas realmente achei essa parte aqui bem relato de um fã. Abraços!

    OBS: Você conhece o LibreOffice? Eu vi você dizendo que teve que rodar o windows por causa do MSOffice… Mas o LibreOffice é tão bom que nunca mais precisei ficar catando chave do MSOffice pela internet afora. E detalhe o Impress (equivalente do PowerPoint) é tão bom que consigo gerencia-lo por um APP que tem para Android via Bluetooth. Sem contar que o próprio MSOffice não se entende direito de uma versão para a outra. O LibreOffice se comunica melhor com as versões diferentes do MSOffice. Fica a dica!

Receba notícias por e-mail

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box
%d blogueiros gostam disto: