Conheça todas as especificações do Exynos 2100 5G da Samsung

Conheça todas as especificações do exynos 2100 da samsung
Chip que equipará os novos Galaxy S21 chega com 5G, avanços na GPU e a promessa de corrigir os erros do passado; confira todas as especificações do Exynos 2100

A Samsung aproveitou o segundo dia da CES 2021, uma das maiores feiras anuais de tecnologia, para apresentar seu novo processador topo de linha. Esperado para equipar os novos Galaxy S21, além dos futuros Galaxy Note, o Exynos 2100 promete superar os problemas da geração atual. Para isso, o novo chip chega com um modem 5G integrado e um sofisticado processo de fabricação em 5 nanômetros.

Embora a Samsung já esteja no mercado de semicondutores há algum tempo, o novo anúncio gerou surpresa, já que a empresa não costuma dedicar eventos a esse tipo de produto. Como resultado, o novo processador chega com bastante expectativa e promete superar todos os erros do passado – além da concorrência. No artigo que você vê a seguir, conheça as especificações do Exynos 2100.

Ambição é sobrenome do Exynos 2100

Samsung-exynos-2100-imagem-promocional-2
Com o Exynos 2100, Samsung promete corrigir os erros de processadores passados (Imagem: Samsung)

A Samsung começou o anúncio do novo Exynos 2100 reconhecendo que as últimas gerações do chip não causaram a melhor impressão nos usuários. Com isso, a empresa também admite que precisa se superar neste lançamento. Em relação ao Exynos 990, atual topo de linha da empresa, o novo processador chega com até 10% mais performance, além de 20% menos consumo energético. Em gráficos, o ganho em desempenho é de até 40%.

Conheça todas as especificações do exynos 2100 da samsung

Tais números são resultado de uma série de melhorias em relação à arquitetura dos chips anteriores. Enquanto o atual Exynos 990 tem transistores de 7 nanômetros, o novíssimo Exynos 2100 traz uma litografia de 5 nanômetros. E como você já deve saber, quanto menores os transistores de um processador, mais potente e energeticamente eficiente ele pode ser.

Assim como o SoC (sistema em um chip, em português) anterior, o Exynos 2100 traz oito núcleos, sendo o principal deles um ARM Cortex X1 de 2.9GHz. Para tarefas não tão exigentes, ainda há três núcleos intermediários do tipo Cortex A78, além de outros quatro núcleos de baixo consumo energético, com arquitetura Cortex A55.

Em seu anúncio, a Samsung ainda revela que aprimorou os sistemas de gerenciamento do novo processador, na intenção de que ele controle melhor a ativação dos núcleos mais potentes. Se essa afirmação for verdade, a nova tecnologia chamada AMIGO permitirá que o Exynos 2100 funcione com menos energia – e, portanto, mais frio – que o processador atual.

Isso daria uma grande vantagem aos novos Galaxy S21 em relação à geração atual. No ano passado, quando chegou ao Brasil com o Exynos 990, o Galaxy S20 decepcionou por esquentar e logo perder performance. Ao menos segundo o que indica a Samsung, a história será diferente neste 2021.

Claro avanço em performance gráfica

Especificações-exynos-2100-gpu
Nova GPU promete altos ganhos em performance e melhor eficiência energética (Imagem: Samsung)

A Samsung foi bem breve ao apresentar o novo processador, ressaltando principalmente os números que ele traz. Além de um processamento multi-core 30% mais rápido, comparado a ganhos de 19% no processamento single-core, o chip trouxe grandes avanços na arquitetura de sua unidade gráfica. Agora com 14 núcleos, a GPU Mali-G78 promete jogatinas mais fluidas e com menos consumo de bateria.

O salto de 40% em desempenho gráfico permitirá que o Exynos 2100 execute jogos e outras tarefas com mais facilidade que o chip atual. Isso deve resolver a principal queixa dos usuários em relação ao Exynos 990: o superaquecimento e a queda de performance em jogatinas longas

No quesito inteligência, a nova unidade de processamento neural (NPU) é capaz de realizar até 26 trilhões de operações por segundo (26 TOPS). Embora pareça apenas mais um número, a métrica é importante se considerarmos que a unidade precisa integrar todos os cálculos da CPU, GPU e dos sensores. Como você já viu em nosso artigo sobre o Snapdragon 888, é a NPU quem torna possíveis os recursos inteligentes do momento, como o Google Assistente e a fotografia computacional.

Ao atingir esse valor, o Exynos 2100 mostra que está muito a frente do Exynos 990, com 15 TOPS, e pronto para brigar com o chip da Qualcomm, que também atinge 26 TOPS.

Suporte para até 4 câmeras simultâneas

Especificações-do-exynos-2100-câmeras-3
Novo chip suporta câmeras de até 200 megapixels, mas traz poucas novidades na gravação de vídeos (Imagem: Samsung)

Quando conhecemos o Snapdragon 888 em dezembro do ano passado, um dos recursos que mais chamou atenção foi a capacidade do chip processar as imagens de três câmeras simultaneamente. Na prática, isso significaria que um smartphone com câmera tripla, por exemplo, poderia tirar fotos ou gravar vídeos com todas as lentes ao mesmo tempo.

No caso do Exynos 2100, a Samsung afirma que seu novo chip será capaz de processar até quatro sinais de imagem simultâneos. Naturalmente, não há como afirmar que veremos essa habilidade nos novos Galaxy S21, mas o suporte à mais câmeras ao mesmo tempo deve melhorar a performance fotográfica dos dispositivos. É possível, por exemplo, que a transição entre lentes diferentes seja muito mais fluida nos aparelhos com este processador.

Especificações-do-exynos-2100-câmeras
Exynos 2100 suportará até 6 câmeras individuais e 4 câmeras simultâneas (Imagem: Samsung)

No campo cinematográfico, os aparelhos equipados com o novo SoC não trarão grandes novidades. Assim como os atuais Galaxy S20, os vindouros S21 com chips Exynos poderão gravar em 4K a 120 quadros por segundo, ou em 8K a 30 quadros por segundo. Neste ponto, o único incremento anunciado foi a possibilidade de reproduzir vídeos 8K a 60 FPS, algo que o chip atual não faz.

Por fim, no que diz respeito às câmeras, o chip ainda suporta sensores de até 200 megapixels e pode ser conectado a até seis lentes. Como você deve imaginar, a nova unidade de processamento neural (NPU) também atua no pós-processamento das fotos, prometendo aprimorá-las com mais inteligência. Segundo a Samsung, outro processador de imagem também será capaz de fundir os sinais de múltiplas câmeras, a fim de melhorar as fotos tiradas com as lentes teleobjetiva e ultra-wide.

5G e outros anúncios

A essa altura, você também já deve saber que o novo chip da Samsung também é preparado para o 5G. O que você talvez não saiba, no entanto, é que o modelo traz um novo modem integrado. Na prática, isso fará com que todos os dispositivos que o equipem sejam compatíveis com a nova rede, inclusive no Brasil.

Esse fator é importante, pois, quando trouxe o Exynos 990 para cá, a Samsung removeu o modem responsável pelo 5G. No caso do Exynos 2100, como ele está dentro do processador (SoC), isso não será mais possível. Outra vantagem de se ter um modem integrado é que ele consegue operar com menos energia, entregando as mesmas velocidades de download e upload que o componente anterior.

Segundo a Samsung, o novo chip transmite até 7.35Gbps nas ondas milimétricas do 5G (mmWave), enquanto no 5G convencional (sub-6) as transmissões podem chegar a 5.1Gbps.

Conheça todas as especificações do exynos 2100 5g da samsung. Chip que equipará os novos galaxy s21 chega com 5g, avanços na gpu e a promessa de corrigir os erros do passado; confira todas as especificações do exynos 2100
(Imagem: AMD)

Como já é de se esperar, o novo chip ainda suporta outras tecnologias recentes de conectividade e memória, como Bluetooth 5.1, Wi-Fi 6, RAM LPDDR5 (51.2 Gbps) e armazenamento UFS 3.1. Espera-se que esse último avanço, inclusive, proporcione mais agilidade ao abrir apps e arquivos, já que o acesso aos conteúdos armazenados será mais rápido.

E antes de concluir, vale citar outra novidade anunciada pela hoje Samsung. Sem dar detalhes, a coreana revelou que, num futuro próximo, pretende apresentar uma nova gama de processadores com GPUs ainda mais potentes. Feitas em parceria com a AMD, as unidades de processamento gráfico embarcariam tecnologias das placas de vídeo Radeon, que hoje operam em PCs.

Confesso que estou ansioso para vê-las em ação e você?

CES 2021

Samsung-exynos-2100-imagem-promocional-3
Samsung já convidou a imprensa para lançamento do Galaxy S21, na CES 2021 (Imagem: Samsung)

A CES é uma das maiores feiras de tecnologia do mundo e, neste ano, vai ao ar entre os dias 11 e 14 de janeiro. Até agora, empresas como Sony, LG, NVIDIA, Lenovo, Panasonic e até a própria Samsung já apresentaram novidades. Tradicionalmente, o evento é realizado no início de todos os anos, no centro de convenções de Las Vegas. Esse ano, porém, em razão das medidas de distanciamento social, o evento será realizado inteiramente online, com apresentações e showrooms virtuais.

No último dia da feira, o Showmetech cobrirá, entre outros possíveis lançamentos, a chegada dos novíssimos Galaxy S21. A partir dos rumores já vazados, espera-se que os novos modelos tragam suporte à S Pen, novo design e câmeras aprimoradas. É possível que a Samsung também aproveite a feira para anunciar seus novos fones de ouvido com cancelamento ativo de ruído, os Galaxy Buds Pro.

Para ver tudo o que já foi anunciado desde que o evento começou, fique ligado na página CES 2021 e em nossas redes sociais.

Fonte: Samsung

Tabela de especificações do Exynos 2100

Exynos 2100Exynos 990Snapdragon 888
Litografia 5 nanômetros7 nanômetros5 nanômetros
CPU 1x Cortex-X1 (2.9GHz), 3x Cortex A78 (2.8GHz) e 4x Cortex A55 (2.2GHz)2x M5 (2.73GHz), 2x Cortex A76 (2.5GHz) e 4x Cortex A55 (2.0GHz)1x Cortex-X1 (2.84GHz), 3x Cortex A78 (2.42GHz) e 4x Cortex A55 (1.8GHz)
GPUMali-G78 MP14 (14 núcleos)Mali-G77 MP11 (11 núcleos) Adreno 660
NPU26 TOPS15 TOPS26 TOPS
Câmeras– Até 200 Megapixels;
– Até 4 sinais de imagem simultâneos;
– Até 108 Megapixels;
– Até 2 sinais de imagem simultâneos;
– Até 200 Megapixels;
– Até 3 sinais de imagem simultâneos;
Vídeo– 4K a 120 FPS;
– 8K a 30 FPS;
– Reprodução 8K a 60 FPS
– 4K a 120 FPS;
– 8K a 24 FPS;
– Reprodução 8K a 30 FPS
– 4K a 120 FPS;
– 8K a 30 FPS
Memória LPDDR5 (51.2Gbps)LPDDR5LPDDR5
Redes– 5G SUB-6: 5.1Gbps (DL) / 1.92 Gbps (UL);

– 5G MMWAVE: 7.35Gbps (DL) / 3.67 Gbps (UL);

– LTE: Cat.24 8CA 3Gbps (DL) /
Cat.18 4CA 422Mbps (UL);

– 3G WCDMA;

– 2G GSM/CDMA
– 5G SUB-6: 5.1Gbps (DL) / 1.92 Gbps (UL);

– 5G MMWAVE: 7.35Gbps (DL) / 3.67 Gbps (UL);

– LTE Cat.20/18 2Gbps (DL), 210Mbps (UL)

– 3G WCDMA;

– 2G GSM/CDMA
– 5G SUB-6;

– 5G MMWAVE: 7.5 Gbps (DL) / 3 Gbps (UL);

– LTE (1024 QAM);

– 3G WCDMA;

– 2G GSM/CDMA
Conexões– Bluetooth 5.1;
– Wi-Fi 6;
– Bluetooth 5.1;
– Wi-Fi 6;
– Bluetooth 5.2;
– Wi-Fi 6;
– Wi-Fi 6E;
ArmazenamentoUFS 3.1UFS 3.0, UFS 2.1UFS 3.1
Display – 4K/WQUXGA a 120Hz;
– QHD+ a 144Hz
– WQUXGA (3840×2400);
– 4K UHD (4096×2160);
– 4K a 60Hz;
– QHD+ a 120Hz
– 4K/WQUXGA a 120Hz;
– QHD+ a 144Hz
LançamentoJaneiro de 2021Outubro de 2019Dezembro de 2021
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário