Você sabia que a Estação Espacial Internacional pode ser vista da Terra a olho nu? Concebida para unificar os projetos de bases espaciais dos EUA, Rússia e União Européia, a ISS (International Space Station, em inglês) começou a ser construída em 1998 e até hoje recebe novas peças e módulos. Outros países também participaram do esforço, e até o Brasil já enviou um astronauta para lá em 2006.
Graças aos componentes usados na construção, quando iluminada, a ISS é o objeto mais brilhante do céu já feito pelo homem, com uma intensidade de duas a quatro vezes maior que a do planeta Vênus. Mesmo assim, ela só é visível durante o crepúsculo ou o amanhecer, uma vez que precisa refletir a luz do sol enquanto o céu ainda está escuro.
A passagem da estação pelo céu é rápida: dura entre 2 a 5 minutos, do nascente ao poente no horizonte. E, para vê-la, a NASA – agência espacial americana – dá uma ajuda, oferecendo em seu site todas as datas atualizadas em que a ISS por diversas cidades do globo. Veja abaixo a lista com algumas das cidades brasileiras:
Para outros países e cidades, consulte a página da NASA.
Adicionar Comentário