Conecte-se conosco
ISS after STS 124 06 2008 - Estação Espacial Internacional pode ser vista a olho nu

Geral

Estação Espacial Internacional pode ser vista a olho nu

Você sabia que a Estação Espacial Internacional pode ser vista da Terra a olho nu? Concebida para unificar os projetos de bases espaciais dos EUA, Rússia e União Européia, a ISS (International Space Station, em inglês) começou a ser construída em 1998 e até hoje recebe novas peças e módulos. Outros países também participaram do esforço, e até o Brasil já astronauta para lá em 2006…

ISS after STS 124 06 2008 610x405 - Estação Espacial Internacional pode ser vista a olho nu

Você sabia que a Estação Espacial Internacional pode ser vista da Terra a olho nu? Concebida para unificar os projetos de bases espaciais dos EUA, Rússia e União Européia, a ISS (International Space Station, em inglês) começou a ser construída em 1998 e até hoje recebe novas peças e módulos. Outros países também participaram do esforço, e até o Brasil já enviou um astronauta para lá em 2006.

Graças aos componentes usados na construção, quando iluminada, a ISS é o objeto mais brilhante do céu já feito pelo homem, com uma intensidade de duas a quatro vezes maior que a do planeta Vênus. Mesmo assim, ela só é visível durante o crepúsculo ou o amanhecer, uma vez que precisa refletir a luz do sol enquanto o céu ainda está escuro.

A passagem da estação pelo céu é rápida: dura entre 2 a 5 minutos, do nascente ao poente no horizonte. E, para vê-la, a NASA – agência espacial americana – dá uma ajuda, oferecendo em seu site todas as datas atualizadas em que a ISS por diversas cidades do globo. Veja abaixo a lista com algumas das cidades brasileiras:

AracajuBauruBelemBelo Horizonte
BlumenauBrasiliaCampina GrandeCampinas
CascavelCuritibaFlorianopolisFortaleza
JacareiJoao PessoaLimeiraMacae
ManausMarabaNatalPatos de Minas
PiracicabaPocos de CaldasPorto AlegreRecife
Ribeirao PretoRio ClaroRio de JaneiroSalvador
Santa MariaSantosSao LuisSao Mateus
Sao PauloTeresopolisTieteTres Pontas
Vila VelhaVitoria da Conquista

Para outros países e cidades, consulte a página da NASA.

Continue lendo
Advertisement

Rodrigo Gosling é engenheiro de telecomunicações, professor, mestrando e editor do Showmetech. Apaixonado por tecnologia, só troca um bom gadget por um pote de doce de leite.

Comentários
Subir