Programa de estágio do google para talentos negros abre inscrições

Programa de estágio do Google para talentos negros abre inscrições

Avatar of bruno martinez
Programa Next Step propõe empregar minorias e trazer representatividade de talentos negros para o mercado tecnológico

Foi anunciado na última quinta-feira (29) a abertura das inscrições do programa de estágio do Google para talentos negros. Criado em 2019, o chamado Programa Next Step tem como objetivo aumentar a representatividade de talentos negros dentro do mercado de tecnologia a partir de oportunidades no Google Brasil.

O que é o Programa Next Step

No Brasil, o histórico de desemprego é grande, principalmente para as minorias, e as dificuldades aumentaram ainda mais após a pandemia de COVID-19. No entanto, pretos e pardos foram os mais afetados e têm maior desvantagem na conquista do novo emprego, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

A proposta do Next Step, do Google, é aumentar e incentivar a diversidade e representatividade desses talentos no meio corporativo e entrar em acordo com seu comprometimento global com a equidade racial. Todas as vagas de estágio são passíveis de promoção e o Google se diz aberto a receber e acolher profissionais que vão mudar o cenário nacional de tecnologia.

“Virei referência para amigos que desejam alcançar seus sonhos. Precisamos de mais referências para nos sentirmos parte de empresas como o Google”, diz João Victor Nascimento, de 21 anos, que participou da primeira turma do programa de estágio e hoje é gerente de contas.

“Nestes quase dois anos de empresa, além da minha função principal, liderei projetos para tornar a comunicação mais inclusiva para pessoas trans, apoiando lideranças na construção de um ambiente em todas as pessoas se sintam à vontade para se expressar”

Samanttha Neves, de 32 anos, Líder de Análises.

Vagas de tecnologia no Google Brasil

Na primeira edição do programa, as vagas exigiam o inglês como pré-requisito, mas tendo em vista o levantamento do British Council que diz que apenas 5% da população brasileira domina a língua, o Next Step deste ano removeu o tópico das inscrições. Agora, as novas vagas englobam também a área de engenharia de software e são situadas no centro da companhia em Belo Horizonte (MG).

Programa de estágio do google para talentos negros abre inscrições
João Vitor Nascimento participou da primeira turma do Next Step e hoje é Gerente de Contas no Google Brasil. (Imagem: Google Brasil/Reprodução)

As vagas abertas estão divididas em duas áreas. A primeira e nova é engenharia de software, como mencionado anteriormente, com trabalho situado em Belo Horizonte, em que estudantes matriculados em áreas correlatas com previsão de término do curso entre março de 2024 e junho de 2024. O principal requisito é ter noções básicas de linguagem de programação, como JavaScript e Python.

A segunda área é a de negócios, com trabalho no centro de São Paulo, e receberá estudantes para as equipes de marketing, suporte, vendas, finanças, jurídico, entre outras. Os candidatos matriculados em áreas correlatas na capital paulistana precisam ter formação prevista entre março de 2024 e junho de 2024, no máximo.

Todo o processo seletivo é online e terá entrevistas com times da empresa. Os estudantes precisam residir nessas duas cidades onde estão os escritórios principais do Google Brasil. O estágio tem dois anos de duração, com início em março de 2022 e fim em março de 2024. As inscrições para as vagas de engenharia de software estarão disponíveis a partir de setembro através da plataforma Olabi. Para se inscrever nas vagas de negócios, basta acessar a plataforma Empodera. A data limite é 30 de agosto.

Veja também

Acesse também outras notícias relacionadas no Showmetech, como o programa de trainees para pessoas negras da GM, que está em seus últimos dias de inscrições.

Fonte: Blog do Google

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados