O estimulador cerebral que trata doenças | showmetech trio

O estimulador cerebral que trata doenças | Showmetech TRIO

Avatar of lucas gomes
Conheça também o Polestar O₂, carro-conceito com drone embutido, e entenda o impacto dos vídeos do presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenskyy nas redes sociais

No Showmetech TRIO da semana (07/03/2022), vamos falar sobre o Starstim, um novo estimulador cerebral que ajuda no tratamento de doenças sem a necessidade de cirurgias. Também falaremos sobre o Polestar O₂, novo modelo de roadster esportivo que vem com um drone embutido. Por fim, nosso último tópico é sobre como os vídeos do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy estão influenciando a construção da imagem de um “herói de guerra”. Confira as principais notícias da semana com a gente!

Starstim: tecnologia cerebral sem cirurgia

Um dos procedimentos que mais preocupam pacientes, apesar de todo o avanço científico e tecnológico atual, são as cirurgias. Em certas situações, as cirurgias são necessárias para acessar locais onde a enfermidade acontece, seja para curá-la ou tratá-la. Pensando em evitar o desgaste do paciente em precisar se submeter a esse tipo de operação, a Neuroelectrics, empresa no ramo da tecnologia e saúde de Ana Maiques, desenvolveu uma espécie de capacete com eletrodos que utiliza leves impulsos elétricos na cabeça de seus pacientes para estimular ou inibir atividades neurais em seu cérebro. Dessa forma, é possível tratar doenças como distúrbios do sono, autismo e até mesmo convulsões.

O estimulador cerebral que trata doenças | showmetech trio
Showmetech TRIO: Exemplo sobre como o Stastim é utilizados. Os eletrodos localizados em toda a superfície do dispositivo emite impulsos elétricos pela cabeça do usuário para atingir seu cérebro estimulando ou inibindo atividades neurais, assim, gerenciando tratamentos de possíveis doenças. Reprodução: Neuroelectrics.

A tecnologia visa oferecer uma alternativa não invasiva, levando em consideração que não há cortes e nem acessos que obstruam o corpo do paciente, utilizando somente este capacete com vários eletrodos e fios, que muito se assemelha a alguns dispositivos utilizados em filmes de ficção científica. De acordo com a Neuroelectrics, o Starstim envia os impulsos elétricos através de uma tecnologia chamada Estimulação Elétrica Transcranial.

Nossa empresa está pronta para levar [sua] plataforma à casa dos pacientes. Agora, mais do que nunca, a telemedicina, o monitoramento cerebral e a estimulação cerebral em casa são necessários […] É como pisar na Lua.

Ana Maiques, cofundadora e CEO da Neuroelectrics, durante um painel da Mobile World Congress 2022

Em pacientes que sofrem de convulsões, por exemplo, o Starstim utiliza seus impulsos elétricos para amenizar os níveis de ansiedade do paciente em regiões específicas do cérebro. Em um teste realizado, 20 minutos de utilização do Starstim durante 10 dias seguidos acarretou em redução dos episódios de convulsão pela metade. Além disso, é possível monitorar o desempenho do dispositivo de forma remota, recurso ideal para momentos de reclusão domiciliar, como os que enfrentamos durante a pandemia de COVID-19.

Showmetech TRIO: No vídeo é possível conferir um pouco sobre como o Starstim funciona. Reprodução: Neuroelectrics.

Em sua última atualização, a agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos autorizou a empresa a realizar testes com o Starstim em humanos para tratamento de depressão, outra doença que vem acometendo mais e mais pessoas diariamente e, novamente, também intensificados com a pandemia de COVID-19. 

Se tudo continuar indo bem com esse novo dispositivo, entraremos numa nova era na área da saúde, visto que a privacidade e integridade física das pessoas serão muito mais preservadas, mesmo quando tratando doenças tão intrínsecas.

Polestar O₂, novo carro-conceito com drone

Um dos mercados que nunca param de oferecer tecnologias ao mundo é o de automóveis, e hoje temos ainda mais novidades: o novo roadster esportivo da Polestar, chamado Polestar O₂

O modelo traz consigo um design elegante, que mira justamente em modelos futuristas de carros conversíveis. Não somente na alusão oferecida em seu nome, o Polestar O₂ também é concebido em altos níveis de sustentabilidade. Todos os componentes mais leves de seu interior são de poliéster reciclado em diversas maneiras. Inclusive, até mesmo o alumínio que reveste o carro foi construído para que sua reciclagem seja facilitada, evitando que uma nova leva de alumínio seja utilizada.

O estimulador cerebral que trata doenças | showmetech trio
Showmetech TRIO: O drone que vem incluso no Polestar O₂ consegue acompanhar a viagem que o carro fará em até 90 km/h e ao finalizar a corrida, o dispositivo retorna automaticamente para o carro. Assim que o carro estaciona, o piloto poderá conferir as imagens obtidas pelo drone diretamente através da tela que fica no painel do carro. Reprodução: Polestar.

O ponto forte deste carro é que há um drone que o acompanha. A Polestar, em parceria com a Aerofugia, empresa especializada em tecnologia aérea, chegaram com essa concepção de drone com carro para promover uma experiência única aos usuários.

O drone localizado na parte interna do aerofólio, que pode ser posto para decolagem e utilizado para acompanhar a viagem que o carro realiza. Funcionando de forma autônoma, o equipamento segue o carro a uma velocidade máxima de 90 km/h e o piloto ainda pode escolher entre os modos atmosférico ou de ação, de acordo com o local pelo qual está passando, evitando possíveis obstáculos para o pequeno aparelho voador.

O estimulador cerebral que trata doenças | showmetech trio
Showmetech TRIO: O carro-conceito da Polestar foi construído completamente de forma sustentável. Seus componentes internos mais leves, por exemplo, são de poliéster reciclado em diversas maneiras diferentes. Esperamos que o nome do momento, “sustentabilidade”, atinja mais e mais empresas e negócios ao redor do mundo. Reprodução: Polestar.

Após realizar as filmagens, o drone volta automaticamente para o carro e os vídeos são enviados diretamente para uma tela de 15 polegadas, inclusa no painel do veículo assim que ele é estacionado. Há esperanças que o drone companheiro seja visto também nos próximos Polestar 4 e 5. Apesar de algumas pessoas já andarem com câmeras em seus carros, equipados atrás do para-brisas, agora há também quem registrará suas viagens de forma aérea. Demais né?

Shoiwmetech TRIO: Conheça a potência e a elegância do novo carro-conceito da Polestar. Reprodução: Polestar.

O impacto dos vídeos de Volodymyr Zelenskyy

Finalizando nosso compilado de notícias da semana, vamos falar sobre um dos aspectos que também chamaram a atenção na triste situação enfrentada na Ucrânia: o posicionamento do atual presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy através de vídeos nas redes sociais. 

De comediante a presidente, Volodymyr utiliza de sua habilidade natural para pedir ajuda ao mundo e, principalmente, às grandes potências mundiais. Com seu simples iPhone, ele grava vídeos em que exibe a sua clara preocupação com a invasão russa ao país enquanto faz discursos não ensaiados e convincentes, geralmente mostrando o presidente sozinho ou com algumas pessoas, mas sempre de forma humilde. 

O estimulador cerebral que trata doenças | showmetech trio
Showmetech TRIO: O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy costuma compartilhar vídeos em suas redes sociais falando sobre defender o país e estar sempre ao lado dos cidadão que não conseguiram escapar do local. Esses vídeos são vistos por muitas pessoas do mundo como uma forma, além de pedir ajuda, mas também de exibir o perfil de cidadão comum que ele é. Reprodução: Volodymyr Zelenskyy.

O mais interesse disso é como o presidente conseguiu assumiu a imagem de “homem comum que virou herói de guerra” com vídeos simples em selfie no Facebook, Twitter e Instagram. Milhares de pessoas acabaram simpatizando com a figura pública.

De homem comum a herói de guerra

O primeiro ponto da tática de Volodymyr é a autenticidade de seu conteúdo, mostrando sempre um homem em locais espontâneos, ou seja, sem muita produção de fundo como holofotes ou cenários. Em um de seus vídeos exibidos, por exemplo, sua única iluminação vem da luz de um smartphone. Atualmente, o presidente possui mais de 15 milhões de seguidores no Instagram, rede social que ele tem usado como arma no que tange seus pedidos de socorro ao mundo. 

Ao observar essas situações, o público consequentemente se conecta mais com as falas do líder ucraniano, que influencia e transforma a opinião pública a favor de seu país, além de criar um senso de solidariedade.

Além disso, o nível de urgência com o qual ele se comunica através dos vídeos mostra que ele ficará sempre dentro do país e ao lado do seu povo. Esse é o fator de imediatismo do discurso. O presidente ucraniano conversa com seu povo e as alianças mundiais no ‘aqui e agora’, enquanto a Rússia prossegue com os ataques. Esse caráter de extremo envolvimento no conflito auxilia na imagem da Ucrânia.

As plataformas de mídia social ajudam a moldar como as pessoas entendem o mundo e estruturam como elas respondem às notícias à medida que elas se desenrolam. Zelenskyy parece entender intuitivamente as regras de engajamento nas mídias sociais, o que faz sentido considerando sua carreira anterior como artista. Seus vídeos são curtos, entre quatro e sete minutos, direto ao ponto, relacionáveis ​​e muito pessoais.

Anjana Susarla, professora de Sistemas da Informação na Univerdade do Estado de Michigan, sobre como o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy está atuando nas redes sociais em relação aos ataques russos à Ucrânia.

Para se ter uma ideia, a hashtag #standwithukraine se tornou viral e conseguiu levantar sozinha 22 milhões de dólares em criptomoedas.

Este é um caso comum em que o uso das mídias sociais como plataforma de discurso se torna muito eficiente. Durante todo esse caos com a Rússia, enquanto a guerra não cessa, as relações sociais da Ucrânia para o mundo acabaram sendo mais fortalecidas que as do seu rival.

Veja também

Confira também outros conteúdos relacionados no Showmetech. E se você perdeu a última edição do Showmetech TRIO, confira agora! Ele fala sobre uma colônia habitacional em Marte, o carro elétrico do filme De Volta Para o Futuro e também uma nova lancha elétrica de hidrofólio.

Fontes: Interesting Engineering e The Next Web [1] e [2].

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
29
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados