Mulher fazendo compras em smartphones

Compras em smartphones são maioria no e-commerce

Avatar of victor pacheco
67% das visitas a sites de compras na Black Friday 2021 foram feitas em dispositivos móveis, e comportamento de consumidores segue mudando

Quantas compras em smartphones você já fez? Com uma nova realidade que a pandemia nos trouxe, pesquisas sobre compra online confirmam que os consumidores brasileiros estão utilizando mais seus celulares na hora de comprar algum produto ou serviço no e-commerce. O mesmo vale para aquela simples visita para conferir o estoque ou possível alteração no preço.

Mas além de mais pessoas em casa e consequentemente, o número de usuários crescerem, o grande investimento dos sites nas compras em smartphones podem explicar este fenômeno. Entenda todos os dados e quais segmentos estão recebendo mais compras em smartphones agora mesmo.

Compras em smartphones mais facilitadas

Ter que ligar o computador e esperar que o dispositivo esteja pronto conseguir realizar sua compra ou simples acesso é uma ação que está ficando no passado. Apesar disso ainda bastante comum, as compras em smartphones estão sendo mais frequentes justamente pelo fato das próprias empresas estarem investindo bastante neste mercado.

Além de toda a praticidade que permite que você faça compras online em alguns toques na tela, também precisamos citar que algumas companhias estão criando promoções exclusivas para quem realiza compras em smartphones.

Foto representando compras em smartphones
Pandemia colaborou para mais compras em smartphones, mas empresas investirem neste mercado foi mais do que essencial (Foto: Freepik)

Todo este trabalho fez com que em novembro de 2021, durante o período de Black Friday, 67% de todas as visitas aos sites de compras online fossem realizadas por meio de dispositivos móveis, o que também inclui tablets. Os dados são da SEO Conversion, agência de tráfego orgânico.

Outra explicação para estarem acontecendo mais visitas (que também geram mais compras em smartphones) é a expansão da banda larga móvel. As operadoras de internet estão fazendo as devidas mudanças para que seus clientes permaneçam conectados durante 24 horas.

Mulheres realizando compras online
Avanço de banda larga móvel também foi essencial para mais visitas aos sites de e-commerce (Foto: Freepik)

Também podemos citar que as famosas notificações push são um ótimo chamariz para que compras em smartphones sejam realizadas. Afinal, quem não gosta de aproveitar aquela promoção relâmpago que foi enviada pelo aplicativo?

Segmentos com mais visitas

Muitos mercados estiveram em alta durante a pandemia de COVID-19 e as compras em smartphones foram mais do que essenciais para isso acontecer. Entretanto, o setor de produtos para crianças foi o que mais recebeu pedidos feitos por um celular, com 85% dos acessos feitos por este tipo de dispositivo. 15% das visitas aos sites de empresas foram feitos por meio de um desktop.

Desenho de pessoa fazendo compra em e-commerce
Sites de produtos infantis receberam mais acessos de smartphones (Foto: Freepik)

O mesmo estudo da SEO Conversion ainda aponta que o mercado online de cosméticos também foi um dos mais acessados por meio de smartphones. Se sabe que 83% de todas as visitas foram realizadas por meio de celulares. 17% dos visitantes acessaram os sites por meio de computadores de mesa.

É importante ressaltar que nem todas as visitas acabaram se tornando uma compra. As pessoas podem simplesmente estar realizando uma conferência de preço para em um outro momento, caso ache plausível, retorne para realizar a compra.

Sites de e-commerce tiveram mais compras por smartphones

Ainda falando sobre o período de novembro do ano passado, os sites de compras online mais famosos no Brasil receberam 2 bilhões de acessos. O número pode ser expressivo, mas apresenta uma queda nas visitas. Isso porque em 2020, foram somados 2,39 bilhões de acessos, com uma redução de 16% de ano para ano. Apesar de tudo, em relação aos acessos de outubro, o 11º mês de 2021 teve um crescimento de 17% nas visitas.

Pessoa realizando compras online
Sites famosos receberam 2 bilhões de visitas apenas em novembro do ano passado (Foto Freepik)

De acordo com um estudo realizado pela consultoria Ebit/Nielsen, em parceira com a fintech brasileira Bexs, se sabe que das 194 milhões de compras feitas em 2020, 55,1% foram realizadas por smartphones. De fato, houveram muitas pessoas que realizaram suas primeiras compras online por um dispositivo móvel e quando os benefícios foram percebidos, estas deixaram os computadores de lado.

O que isso ensina para quem deseja ter mais vendas online?

Todos estes dados de mercado que comprovam que as pessoas estão utilizando seus smartphones para realizarem visitas e compras online podem ser utilizados para os novos hábitos dos consumidores em um momento de pandemia. Se sabe que boa parte destes comportamentos devem se tornar permanentes mesmo em um momento que todos os estabelecimentos voltem a funcionar como antes.

Mulher realizando compras em smartphones
Empresas podem se aproveitar de novo comportamento de consumidores para terem mais vendas (Foto: Shutterstock)

Dessa forma, se você está que está lendo isso e é dono de um e-commerce ou conhece alguém que seja, é importante que a página na internet seja responsiva (se adapte aos mais diversos tamanhos de tela) para que não ocorram problemas que podem fazer com que seu concorrente seja escolhido.

Existem profissionais que trabalham apenas para aprimorar a experiência de um cliente em um site, então vale a pena entrar em contato para que você (ou quem conhece) possa se aproveitar deste ótimo momento de compras online. Você realizou mais compras em smartphones ou em um computador? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Apesar das compras em smartphones serem grande maioria, o mercado de PCs apresentou um crescimento expressivo no último trimestre. Confira informações:

Fonte: ZDNet

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
7
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados