Conecte-se conosco
models interior medium - EUA pode exigir que carros conversem entre si para evitar acidentes

Automotivo

EUA pode exigir que carros conversem entre si para evitar acidentes

A ideia é que essas tecnologias auxiliem o motorista a prevenir situações que possam passar despercebidas, aumentando a segurança para todos.

Diversos países estão cada vez mais preocupados com a segurança dos automóveis. Carros estão ficando cada vez mais inteligentes, ainda que boa parte das novidades fique restrita aos modelos mais caros. É o caso dos modelos da Tesla, por exemplo, que contam com diversas tecnologias voltadas para a segurança no trânsito. Isso pode mudar nos próximos anos, já que o National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), nos Estados Unidos, pretende exigir que carros conversem um com os outros.

V2V

A nova regra prevê conectividade obrigatória entre veículos (V2V). Basicamente, usa um sistema de comunicação onde carros possam “ver a velocidade um do outro, localização, direção e aceleração ou frenagem, dentro de um raio de aproximadamente 300 metros“. Há planos para que os carros possam também ler objetos parados, como semáforos e barreiras físicas. A ideia é que essas tecnologias auxiliem o motorista a prevenir situações que possam passar despercebidas, aumentando a segurança para todos.

usalert - EUA pode exigir que carros conversem entre si para evitar acidentes

Anthony Foxx, secretário de transportes dos Estados Unidos, afirmou: “Uma vez em funcionamento, o V2V proporcionará uma capacidade de detecção de 360º das ruas e nos ajudará a melhorar a segurança dos veículos“. Se a nova regra passar a valer, demorará 2 anos para ser implementada. Isso para metade dos carros produtos a partir da sua aplicação. Depois de 4 anos, todos os carros deverão trazer as tecnologias V2V. Fica a dúvida da aplicação da regra para carros mais antigos, já que a previsão é restrita a modelos mais novos. Ou seja, teremos alguns anos até que pelo menos metade dos veículos em funcionamento passem a usar a tecnologia.

O que acha da exigência do V2V? Acredita que impactará no preço final dos veículos? Conte para nós nos comentários!

Fonte: Futurism

Continue lendo
Advertisement

Apaixonado por livros e ávido devorador de conteúdo, passa um bom tempo separando o que é informação e o que é ruído.

Comentários
Subir