Exclusivo: falha impossibilita encontrar localização enviada via WhatsApp no app Maps

Exclusivo: falha impossibilita encontrar localização enviada via WhatsApp no app Maps 6
Uma falha está impossibilitando usuários de smartphones com sistema Android de encontrar endereços enviados via WhatsApp no aplicativo Maps do Google.

erro-localizacao-whatsapp-maps-google

Você já deve ter compartilhado sua localização com um amigo ou parente, não é mesmo? Antigamente era preciso procurar o endereço e depois digitá-lo antes de enviar. Com os smartphones, esta tarefa ficou muito mais fácil. Basta usar a opção de compartilhamento de local que o trabalho é feito de forma descomplicada.

Só que, nas últimas semanas, muita gente tem tido problemas para abrir os endereços enviados através do WhatsApp no aplicativo Maps do Google.

A princípio achamos que era um problema localizado, mas ao que parece o bug acontece todas as vezes que alguém envia uma localização para usuários do sistema operacional Android. Ao clicar no endereço, o Maps simplesmente vai para um local no meio do oceano e exibe a frase “Nenhum resultado encontrado para…”.

erro-localizacao-whatsapp-maps-google-exemplo
Teste feito com localização recebida via WhatsApp / Reprodução

A equipe do Showmetech fez testes com smartphones de diferentes marcas e todos apresentaram o mesmo erro. Se o usuário optar por usar outro aplicativo para abrir a localização, como o Waze, o problema não se repete e o endereço pode ser visualizado.

Ao abrir a localização com o Waze, o endereço é exibido corretamente / Reprodução
Ao abrir a localização com o Waze, o endereço é exibido corretamente / Reprodução

Se você usa o WhatsApp Web também é possível abrir o endereço no Google Maps via navegador. Ou seja, o problema ocorre apenas ao se utilizar o aplicativo Google Maps para Android.

No navegador o problema não se repete / Reprodução
No navegador o problema não se repete / Reprodução

Nós entramos em contato com a assessoria do Google e do WhatsApp para encontrar uma explicação. Segundo a assessoria do WhatsApp, o problema está no aplicativo Google Maps.

A assessoria do Google no Brasil encaminhou a questão para a equipe que cuida do app mas ainda não recebemos uma resposta sobre o bug. Vamos atualizar este post assim que recebermos um posicionamento oficial!

Você também tem encontrado o mesmo problema no seu smartphone? Deixe seu comentário!

19 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias por e-mail