Conecte-se conosco
f8 day1keynote - F8 2015: Messenger do Facebook vira plataforma para apps e empresas

Geral

F8 2015: Messenger do Facebook vira plataforma para apps e empresas

O Facebook anunciou na F8 2015 duas importante novidades para o Messenger, uma plataforma para apps integrados e uma ferramenta para empresas.

f8 2015 720x477 - F8 2015: Messenger do Facebook vira plataforma para apps e empresas

A F8, conferência anual do Facebook para anunciar suas novidades, veio com muitas delas este ano. Entre elas está a criação da Messenger Platform, uma plataforma para apps integrados ao aplicativo de mensagens da rede social. Além disso, o Facebook também vai aprimorar o contato entre empresas e consumidores com o novo Businesses on Messenger, que foi anunciado como um preview.

Messenger Platform

A nova plataforma é útil tanto para usuários quanto desenvolvedores. Quem usa o Messenger, vai ganhar novas formas de personalizar e editar suas mensagens, com GIFs, fotos, vídeos e mais.

3 install from conversation 720x666 - F8 2015: Messenger do Facebook vira plataforma para apps e empresas

Quando algum app integrado for utilizado, um botão de instalar irá aparecer para o usuário, permitindo descobrir facilmente novas opções sem sair do aplicativo de comunicação.

4 reply from conversation 720x455 - F8 2015: Messenger do Facebook vira plataforma para apps e empresas

Se já estiver instalado, o botão vira de resposta, e abre automaticamente o app correspondente para enviar uma resposta.

Para desenvolvedores, é uma oportunidade de colocar seus aplicativos dentro de uma plataforma que já conta com mais de 600 milhões de usuários. O kit de desenvolvimento para iOS, Android e Windows Phone está disponível no site da plataforma. Já são mais de quarenta aplicativos novos já integrados, entre eles alguns já conhecidos, como o Gyphy e o Magisto. Veja a lista completa ao final do post.

A novidade dá muita força ao Messenger em relação aos concorrentes, e levanta perguntas sobre o futuro do Whatsapp, comprado pelo Facebook no ano passado por US$ 22 bilhões.

Businesses on Messenger

Além da plataforma de aplicativos, o Facebook também apresentou, ainda que só como preview, um serviço do Messenger para empresas, chamado de Businesses on Messenger. O aplicativo quer melhorar a comunicação entre consumidores e lojas online.

checkout 720x670 - F8 2015: Messenger do Facebook vira plataforma para apps e empresas

Usando a ferramenta, lojistas poderão oferecer um atendimento mais pessoal com o usuário. Após uma compra, o cliente opta por receber notificações sobre a entrega através do Messenger. A partir daí a loja passa todas as informações relevantes como confirmação de pagamento, status do envio e outras pelo aplicativo. O comprador pode ainda fazer modificações, rastrear ou fazer a devolução do pedido, além de poder conversar diretamente com a marca, tudo no mesmo lugar.

conversation with business 720x455 - F8 2015: Messenger do Facebook vira plataforma para apps e empresas

O serviço irá começar já nas próximas semanas, com as lojas Everlane e zulily, mas o cadastro para novos lojistas já está aberto no site do Businesses.

1 messenger platform apps 720x405 - F8 2015: Messenger do Facebook vira plataforma para apps e empresas

Lista completa dos apps já integrados ao Messenger:

Action Movie FX

Bitmoji

Cleo Video Texting

ClipDis

Clips

Ditty

Dubsmash

Effectify

EmotionAR

Emu

ESPN

FlipLip Voice Changer

Fotor

GIF Keyboard

GIFJam

Giphy

Hook’d

Imgur

Imoji

JibJab

Kanvas

Keek

Legend

Magisto

Meme Generator

Noah Camera

Pic Stitch

PicCollage GIF Cam

PingTank

Pyro!

Score! on Friends

Selfied

Shout

Sound Clips

StayFilm

Stickered

Strobe

Tackl

Talking Tom

Tempo

The Weather Channel

to.be Camera

UltraText

Wordeo

Continue lendo
Advertisement

Jornalista por profissão, geek por natureza, autodidata por curiosidade mesmo. Aprendendo e escrevendo sobre tecnologia desde que mexeu no primeiro 486 da família, está no SMT desde 2015.

Comentários
Subir