Facebook angaria mais de 300 milhões de dólares em campanhas de aniversário

Facebook
Corrente do bem: Nova função da rede social permite que os aniversariantes peçam aos seus conhecidos pequenas doações a instituições de caridade como presente

No ano passado, o Facebook inaugurou uma função para os aniversariantes da plataforma com um propósito inusitado: o aniversariante poderia ser responsável por uma campanha de arrecadação de fundo para qualquer causa que lhe seja importante. As campanhas despretensiosas mobilizaram inúmeros usuários e arrecadou mais de 300 milhões para 750.000 organizações não lucrativas apenas no ano passado.

Mark Zuckerberg, fundador e CEO da rede social, comemorou o feito em um post em sua própria rede social. Menciona também a diversidade de causas beneficiadas com o serviço, desde bancos alimentícios a abrigos de animais, até instituições voltadas ao estudo do Alzheimer. O Facebook já havia se posicionado em junho e se comprometeu a doar cinco dólares para cada campanha de angariação de fundos dos aniversariantes da plataforma.

Algumas das campanhas mais notáveis foram promovidas pela estrela da NBA Stephen Curry, que em comemoração ao seu aniversário conseguiu angariar mais de U$ 82.000 para Nothing But Nets, uma instituição dedicada para a consciência e combate à malária; a campanha da cantora Madonna em seu aniversário de 60 anos bateu a marca de U$ 200.000 para a instituição humanitária Raising Malawi, que ela é uma das fundadoras; e também a anônima Yuriko Shotter, usuária do Facebook que arrecadou mais de U$7.200 para 13th Street Cat Rescue, um abrigo de gatos em San Jose, California.

Entre outras instituições beneficiadas estão: Alzheimer’s Association, American Cancer Society, American Society for the Prevention of Cruelty to Animals, No Kid Hungry e o St. Jude Children’s Research Hospital.

Facebook promove consciência social

Facebook2 720x433 - Facebook angaria mais de 300 milhões de dólares em campanhas de aniversário

“Os fundos dos aniversariantes é uma ferramenta que permite que as pessoas se beneficiem ao máximo dela”, disse Asha Sharma, chefe do Social Good, uma organização não lucrativa do próprio Facebook, ao CNBC Make It. “É incrível ver como as pessoas se solidarizam e arrecadam mais de US $ 300 milhões.”.

A plataforma funciona da seguinte forma: duas semanas antes de seu aniversário, a própria rede social lhe dará um aviso em seu feed de notícias, permitindo que assim você seja responsável em criar uma campanha de angariação de fundos para uma das 750.000 instituições de caridade contempladas. É só estabelecer uma meta e usar o máximo da imaginação para criar uma mensagem personalizada simpática, convidando os seus amigos a se tornarem também doadores em prol de uma causa que você julgue importante.

Para maximizar a eficiência da plataforma, o Facebook acrescentou algumas novas funções como uma ferramenta que facilite a escolha de sua instituição de caridade e outra que permite a adição de mais administradores para a sua causa. “As páginas – incluindo as geridas por marcas, figuras públicas e organizações sem fins lucrativos – agora podem criar e doar para captação de recursos”, comenta Sharma. “E nós adicionamos uma ferramenta para que as pessoas possam fazer doações mensais recorrentes a organizações e causas.”

O Facebook declarou que as taxas de processamento foram todas dispensadas e que o valor captado até Novembro de 2017 foi repassado em sua totalidade para as instituições destinadas. Mesmo que as campanhas promovidas pelos usuários não consigam arrecadar tanto quanto iniciativas de celebridades como Curry e Madonna, o Facebook acredita que a ferramenta ajuda a promover uma noção filantrópica em seus usuários, facilitando-lhes inclusive o processo.

“Estamos empolgados em ver o impacto que as pessoas terão no próximo ano”, diz Sharma, otimista “e estamos inspirados a tornar ainda mais memoráveis os aniversários e as campanhas”.

Fonte: Facebook | CNBC Make It

Facebook - Facebook angaria mais de 300 milhões de dólares em campanhas de aniversário

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via