Facebook anuncia óculos inteligente para 2021 feito em parceria com a Ray-Ban

Facebook anuncia óculos inteligente para 2021 feito em parceria com a Ray-Ban
O Facebook anuncia óculos inteligente em parceria com a Ray-Ban, além de mostrar mais sobre o Projeto Aria, projeto com pesquisa de óculos que usam tecnologia AR

O Facebook anuncia óculos inteligentes bem quando a empresa está olhando para o futuro pós pandemia. Trocadilhos à parte, o anúncio foi feito hoje, quarta feira, dia 16, durante a abertura do Facebook Connect, evento exclusivamente virtual de novidades da empresa. Desenvolvidos em parceria com a EssilorLuxottica, a empresa franco-italiana responsável pelos Ray-Ban, os óculos inteligentes serão lançados em 2021. Segundo o próprio Facebook, esse óculos não será considerado ainda um modelo de realidade aumentada (Augmented Reality ou AR, em inglês), mas será o primeiro do gênero de smart glasses da empresa destinado ao público consumidor.

Mais informações sobre o dispositivo serão dadas somente no ano que vem, então, por enquanto, ficamos sem especificações quanto aos recursos, funções, preço, aplicativos e afins. Uma novidade bastante interessante que foi colocada na mesma conferência, no entanto, é o desenvolvimento do Projeto Aria, um projeto cujo objetivo é, por meio de pesquisas, desenvolver o primeiro óculos de realidade virtual de fato.

Facebook anuncia óculos inteligente e o Projeto Aria

Facebook anuncia óculos inteligente e projeto Aria. Na foto, um funcionário do facebook andando com protótipo do projeto aria.
Em comunicado oficial, o Facebook deixou claro que os protótipos usados para testes do Projeto Aria não estarão disponíveis ao público.

Faz um tempo que rumores surgiram sobre a parceria do Facebook com a empresa produtora dos famosos Ray-Ban e, hoje, essa união foi confirmada. Em comunicado oficial, o Facebook deixou claro que o Projeto Aria, destinado à pesquisa de dispositivos com realidade aumentada, continuará a busca por melhorias em aparelhos que envolvam o recurso de AR. Dado que o anúncio também deixou claro que um display integrado não estaria incluso no novo óculos, só nos resta aguardar mais novidades. Lembrando que o Facebook anuncia óculos inteligente ao mesmo tempo em que o projeto está sendo desenvolvido, mas são duas coisas diferentes.

Nós adoramos explorar dispositivos que sejam capazes de dar às pessoas jeitos cada vez melhores delas se conectarem com quem lhes é próximo. Os wearables são perfeitos para isso. Nós encontramos na EssilorLuxottica um parceiro igualmente ambicioso que nos emprestará tanto seus conhecimentos especializados da área quanto sua marca de influência global para entregar o primeiro óculos inteligente da moda.

Andrew Bosworth, o vice-presidente da Reality Labs, divisão de pesquisa do facebook, em comunicado

Em um vídeo oficial sobre o Projeto Aria, desenvolvedores e outros profissionais ligados ao Research Labs, laboratório de pesquisa do Facebook, afirmaram que a escolha dos óculos em detrimento dos braceletes ou dos capacetes se deu por causa da perspectiva que esses acessórios davam ao usuário. Desse modo, no mês de setembro alguns protótipos do projeto foram distribuídos para funcionários das duas empresas parceiras, tendo dois objetivos em mente: testar, de fato, as funções desenvolvidas até o momento e juntar dados relevantes sobre o funcionamento da realidade aumentada no mundo real.

Um dos recursos mais incríveis que está sendo desenvolvido pelo laboratório de pesquisa é o Live Maps, uma verdadeira experiência cyberpunk no qual os óculos permitirão ao usuário baixar mapas modelados em 3D de cidades inteiras. Dessa maneira, quem usar os óculos poderá ver informações sobre restaurantes, rotas e afins sem precisar de um celular.

Mais cedo nesse ano, o Facebook lançou o aplicativo de mensagens Messenger para Windows e Mac e fez a alegria de quem não conseguia acessá-lo pelo celular.

O que achou dos anúncios? Conte para nós nos comentários!

Fontes: Facebook | The Verge

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter