Facebook irá te avisar quando uma foto sua for publicada por terceiros

Facebook irá te avisar quando uma foto sua for publicada por terceiros
Agora, quando as fotos de terceiros mostrarem seu rosto, o Facebook notificará você mesmo que ninguém tenha te marcado nas imagens

Facebook irá te avisar quando uma foto sua for publicada por terceiros

A partir desta semana, o Facebook passará a te notificar caso o seu rosto apareça nas fotos de outra pessoa – mesmo que ninguém te marque nas imagens. Com a chegada do novo recurso, a tecnologia de reconhecimento facial do Facebook, que já sugeria marcações quando uma foto era publicada, parece não precisar mais de nossa ajuda.

Segundo Joaquin Candela, diretor de Machine Learning do Facebook, a novidade busca evitar o roubo de identidades e a criação de perfis falsos, mas ainda assim tenta respeitar a privacidade: nas palavras de Candela, o Facebook ‘sempre respeita as definições de privacidade das publicações, que podem ser definidas como pública, apenas para amigos ou personalizada.’

Facebook irá te avisar quando uma foto sua for publicada por terceiros

Desta forma, não serão notificados aqueles que, por algum motivo, não podem acessar a imagem publicada — seja porque não se enquadram nas configurações de privacidade de quem publicou a foto, seja porque bloquearam ou foram bloqueados por quem postou.

“Para reconhecer as imagens, ossa tecnologia analisa os pixels da foto em que você foi marcado e gera uma série de números, que chamamos de um template. Quando vídeos e fotos são publicados em nosso sistema, nós os comparamos com o template.”

Tanto nas configurações do aplicativo quanto na versão web da rede social, será possível desabilitar o reconhecimento automático de faces. Por padrão, o recurso virá ativado, mas será possível desligá-lo sem dificuldades. Caso você tenha desligado as antigas sugestões de marcação, será preciso reativá-las para ter acesso ao novo recurso.

Acessibilidade

Facebook irá te avisar quando uma foto sua for publicada por terceiros
Antes da novidade, o Facebook já sugeria marcações nas fotos

Embora a função de marcação automática seja interessante do ponto de vista tecnológico, a maior vantagem do novo reconhecimento facial está na acessibilidade: graças a anos aprendendo a reconhecer rostos, o sistema ajudará deficientes visuais, identificando quais pessoas aparecem em determinada foto.

Até então, quando encontrava a imagem de uma ou mais pessoas, o Facebook as descrevia como ‘Pessoa 1’, ‘Pessoa 2’ e assim suscetivamente. A partir de agora, o recurso que lê as informações da tela passará a falar os nomes das pessoas na foto, mesmo que elas não estejam marcadas.

“Queremos que o Facebook sempre permita que todos estejam conectados e aproveitem as oportunidades disso. Independentemente de condições físicas.” – disse Candela.

Ao fim do anúncio, Candela ainda agradeceu a todos que utilizaram as sugestões de marcação nos últimos anos. Sem essas pessoas, a inteligência artificial por trás do sistema nunca teria tido o auxílio necessário para hoje funcionar sozinha.

* Devido a leis de proteção à privacidade mais rígidas no Canadá e na União Européia, o Facebook não utilizará o novo sistema nestas regiões.

Fonte: Facebook

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via