Facebook Dating: serviço de namoro da plataforma já está sendo testado

o ONLINE DATING facebook - Facebook Dating: serviço de namoro da plataforma já está sendo testado
Serviço funciona no aplicativo do Facebook para dispositivos móveis e aposta em relacionamentos significativos

Quatro meses após anunciar que o Facebook teria uma função para namoros, a empresa finalmente começa a testar esse recurso na Colombia. O Facebook Dating vai funcionar como outros serviços do tipo, a exemplo do famoso Tinder. Nele, as pessoas precisarão responder a perguntas sobre si mesmas para que isso seja utilizado na busca de parceiros ou parceiras com pensamentos semelhantes ou complementares.

O diferencial do Facebook Dating fica por conta dos recursos de Grupos e de Eventos, que deverão ajudar a fazer com que as pessoas que tenham algo em comum se encontrem em público com mais facilidade. Para tanto, primeiro o usuário tem que permitir que esse tipo de informação seja vista por outras pessoas no recurso.

Nathan Sharp, gerente de produtos do Facebook Dating, disse que namoros já aconteciam frequentemente na plataforma, e a ideia agora é apenas fazer com que isso se torne mais fácil e confortável para quem estiver interessado.

WYIGA4M6BUYAFDQAFHZNYSQLAA 720x405 - Facebook Dating: serviço de namoro da plataforma já está sendo testado
Recurso sendo apresentado por Mark Zuckerberg

Um novo perfil de namoro

O recurso não estará presente no Facebook para desktop por enquanto, apenas para o aplicativo em dispositivos móveis. E mesmo para quem tem o aplicativo, participar do recurso para namoros é uma questão de escolha.

Quem estiver interessado, tem que ter acima de 18 anos e deve ir até o menu para selecionar e ativar o recurso. Assim será necessário criar um perfil de namoro separado do perfil original da plataforma, com informações pessoais mais limitadas.

As únicas informações que serão migradas do Facebook para o recurso de namoro são o nome e a idade do usuário. Além disso, ele terá que criar uma pequena descrição de si mesmo, informar o que está procurando, adicionar fotos, e responder a perguntas do tipo “como você descreveria um dia perfeito”? Também será preciso informar a localização, que será verificada através do GPS para evitar fraudes.

facebook apresenta o dating seu aplicativo de encontros 720x405 - Facebook Dating: serviço de namoro da plataforma já está sendo testado
Será possível também migrar fotos do Facebook ou do Instagram

As fotos podem ser adicionadas tanto da galeria do smartphone, quanto dos álbuns do Facebook e até mesmo do Instagram, caso o usuário tenha as contas linkadas. O aplicativo vai procurar por parceiros ou parceiras em um raio de 100 quilômetros. Ainda não existe a opção de mudar a localização, ou seja, quem estiver visitando outro lugar terá que rodar a verificação de local mais uma vez, para deixar a nova localização como padrão.

Como o Facebook Dating trabalha?

O funcionamento do sistema faz com que os amigos do Facebook não sejam mostrados na lista, apenas pessoas com quem o usuário ainda não tem conexão próxima. Eles também excluem das possibilidades as pessoas que o usuário bloqueou ou desfez a amizade no Facebook.

Para encontrar por matches, a empresa leva alguns aspectos e detalhes em consideração. Primeiro a localização, para ter certeza que as pessoas vivam próximas e com isso facilitar a interação e o convívio. Segundo, ela também compara as páginas que essas pessoas costumam a dar likes, as semelhanças entre os perfis da plataforma original, mesmo que um não tenha acesso a do outro, a não ser que se adicionem posteriormente, e por fim, amigos em comum. Isso claro, além das semelhanças entre os perfis feitos para o namoro, que é muito importante.

Um chat próprio

Ao entrar no aplicativo, é possível ver uma seleção de pessoas e a partir dela, escolher uma ao tocar em sua foto e enviar um recado de interesse. A partir daí é preciso esperar se a pessoa vai responder de volta ou ignorar. Isso porque, diferente do Tinder, não é preciso que exista um match para só então poder conversar. No serviço do Facebook o usuário pode mandar mensagens para outras pessoas mesmo antes dessa etapa. Por isso cabe ao outro responder de volta ou simplesmente ignorar.

Facebook Dating.0.png 720x480 - Facebook Dating: serviço de namoro da plataforma já está sendo testado
Facebook Dating pode mostrar seus grupos e eventos

Caso a outra pessoa responda, então será aberto um novo chat para uma conversa. É importante salientar que nessa conversa só é permitido enviar texto e emojis, ou seja, não dá para mandar fotos ou vídeos. É uma janela de conversa do próprio recurso e não o Facebook Messenger.

Uma tentativa de algo diferente?

Em explicação a esse fato, o Facebook diz que a intenção é fazer com que as pessoas realmente conversem e se envolvam em relacionamento significativos ao invés de apenas diversão temporária, mesmo que eles não descartem que isso pode e deverá acontecer no Facebook Dating assim como acontece em qualquer aplicativo do tipo.

Facebook Dating 796x417 720x377 - Facebook Dating: serviço de namoro da plataforma já está sendo testado
Empresa quer apostar em construir relacionamentos de verdade

O recurso ainda está sendo testado, então pode ser que ele sofra algumas mudanças antes de ser realmente liberado para todos os outros países, mas o fato é que o Facebook está pronto para entrar no que parece ser um mercado promissor atualmente.

Nathan Sharp ainda afirmou que o objetivo é tornar a plataforma o melhor lugar para se procurar por parceiros e parceiras online. Com a quantidade de pessoas que ainda a utilizam, isso é possível, resta saber se a empresa vai conseguir acertar na fórmula e conquistar boa parte dos seus usuários nesse período.

E aí, curtiu? Vai testar a nova função? Conta pra gente! Deixe um comentário.

Fonte: TheVerge

o ONLINE DATING facebook - Facebook Dating: serviço de namoro da plataforma já está sendo testado

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via