Facebook e Google descumprem legislação e são processados

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Tanto o Facebook quanto o Google deveriam ser mais transparentes em relação ao anúncios políticos promovidos por ambas as empresas, de acordo com as leis de Washington.

Achou que o Facebook iria se esconder de mais polêmicas durante este ano? Desta vez, a rede social está sendo processada juntamente com o Google. E o motivo é bem simples: ambas as empresas falharam em cumprir exigências da legislação de Washington.

Facebook e Google não divulgaram dados obrigatórios

Nesse caso, tanto o Facebook quanto o Google deveriam, segundo o estado de Washington, ser mais transparentes em relação a dados de propagandas políticas. Isto porque, dado o alcance das plataformas, ambas são contratadas para publicidade.

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Este não é um ano bom para o Facebook.

E nada as impede de fazerem isso. Porém, o único requerimento é divulgar informações específicas. Por exemplo, nome de quem contratou o serviço, seu endereço e, principalmente, destacar todo o serviço prestado incluindo custos.

A situação veio à tona quando o repórter do jornal The Stranger, Eli Sanders, pediu para checar os livros de contas de ambas as empresas e não obteve sucesso. Ainda assim, o ocorrido acabou vindo a público em abril de 2018 – alguns meses após a tentativa de Sanders.

E resultado disso? Bob Ferguson, procurador-geral de Washington, entrou com uma ação judicial nesta segunda-feira (04) contra o Facebook e o Google. Segundo ele, nenhuma das empresas seguiu o que ordena a lei.

Entretanto, os valores antes omitidos pelas plataformas foram divulgados pelo site TechCrunch. Confira-os logo abaixo:

Facebook

  • 2013: US$ 129.099 (cerca de R$ 492.990);
  • 2014: US$ 310.165 (cerca de R$ 1.184.427);
  • 2015: US$ 147.689 (cerca de R$ 563.980);
  • 2016: US$ 1.153.688 (cerca de R$ 4.405.588);
  • 2017: US$ 857.893 (cerca de R$ 3.276.035).

Google

  • 2013: US$ 47.431 (cerca de R$ 181.124);
  • 2014: US$ 72.803 (cerca de R$ 278.012);
  • 2015: US$ 56.639 (cerca de R$ 216.287);
  • 2016: US$ 310.175 (cerca de R$ 1.184.465);
  • 2017: US$ 295.473 (cerca de R$ 1.128.322).

Além disso, segundo o repórter Devin Coldewey, os valores de 2018 existem. Entretanto, não foram inclusos na lista por estarem incompletos.

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Aparecer ao lado do Facebook é algo que o Google provavelmente não queria.

Em sua defesa, o Facebook afirmou, através de um comunicado, que já está trabalhando para melhorar a transparência da empresa no que se diz respeito aos gastos políticos: “O procurador-geral Ferguson levantou questões importantes e estamos ansiosos para resolver este assunto com seu escritório de maneira rápida”, afirma o Facebook.

Enquanto isso, o Google foi breve: “Estamos atualmente revisando o caso e auxiliaremos o escritório da Procuradoria Geral”.

Caso a situação se desenrole, avisaremos aqui no Showmetech. Então, basta seguir nossas redes sociais e acompanhar nosso site para ficar por dentro de tudo!

Fonte: TechCrunch

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