Facebook lança Hobbi, app concorrente do Pinterest

Hobbi
Hobbi é a ferramenta experimental do Facebook para documentação de hobbies e projetos pessoais

De surpresa, o Facebook lançou mais um aplicativo. Batizado de “Hobbi”, a nova plataforma experimental de Mark Zuckerberg chega para concorrer diretamente com o Pinterest. O aplicativo foi desenvolvido pelo time de projetos experimentais do Facebook, também conhecido como “Equipe NPE”.

O aplicativo foi criado para estimular que usuários documentem seus projetos e hobbies pessoais. A ferramenta permite que você organize seus projetos em “coleções temáticas”. Por exemplo, é possível criar diversas coleções temáticas como fotos de receitas, decoração, alimentação, artesanato e muito mais. Ou seja, nada muito diferente do famoso Pinterest

imagens do app Hobbi
Nova rede social “Hobbi” está disponível em apenas quatro países: Colômbia, Bélgica, Espanha e Ucrânia

Rapidamente, um porta-voz do Pinterest disse, em entrevista ao canal norte-americano CNBC, que a empresa de compartilhamento de fotos não se sente ameaçada com o possível lançamento global do Hobbi. Ele ainda criticou a proposta da nova rede social do Facebook.

“À primeira vista, Hobbi parece ser um aplicativo de economia de fotos que não possui a capacidade de descoberta, pesquisa e recomendações do Pinterest. Conforme descrito na App Store, ele visa ajudá-lo a documentar e lembrar as coisas que você faz, que são sobre o passado, enquanto o Pinterest é para descobrir ideias e ações inspiradoras para o futuro”.

Disse um porta-voz do Pinterest à CNBC.

Após o “lançamento” misterioso da ferramenta de Zuckerberg ontem (13/02), as ações do Pinterest caíram 4%, revelou a CNBC. Logo após, houve uma leve recuperação. 

Ainda que o Hobbi esteja sendo chamado de “rede social” pela imprensa internacional, o aplicativo não contém componentes de mídia social como o próprio Facebook, Instagram e Twitter. Basicamente, ele foi criado para que você organize seus hobbies e ideias. O rolo de destaque de vídeo é o único campo social, no qual permite compartilhar em outras plataformas. 

Disponibilidade do Hobbi

Interface do app Hobbi
“Organize suas fotos em coleções visuais e veja o progresso que você está fazendo ao longo do tempo”, diz a descrição do novo aplicativo

Ainda não há detalhes de quando o Hobbi será lançado oficialmente. Por ora, ele está disponível em apenas quatro países: Colômbia, Bélgica, Espanha e Ucrânia.

O surgimento repentino da plataforma não significa que o Facebook poderá lançá-la globalmente. A empresa vive criando ferramentas, colocando no ar e depois desiste do projeto. A própria companhia explica que as ferramentas projetadas pela equipe da NPE sofrem mudanças muito rapidamente e podem ser encerradas caso seja identificado que elas não são úteis. Sendo assim, teremos que aguardar para ver se Hobbi chega ou não aos outros países.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter