Facebook: novo vazamento expõe fotos privadas de usuários

Facebook: novo vazamento expõe fotos privadas de usuários 3
Aplicativos de terceiros estavam tendo acesso a imagens que não deveriam.

Mesmo depois de todo o escândalo com o caso da Cambridge Analytics, o Facebook ainda tem alguns problemas de privacidade em sua lista, principalmente relacionada a vazamento indevido. Dessa vez foi a própria empresa quem revelou que um bug no seu API de fotos fez com que alguns aplicativos de terceiros pudessem ter acesso a fotos privadas de 6.8 milhões de usuários.

Acesso extra

Os aplicativos em questão foram autorizados pelos usuários a terem acesso a uma quantidade limitadas das suas fotos, porém devido a esse bug, muitos deles acabaram tendo acesso a outras imagens como por exemplo fotos postadas em Stories ou até mesmo aquelas que foram upadas no Facebook mas nunca foram postadas, já que a rede social guarda uma cópia da mesma forma.  

Porém esse vazamento não é exatamente recente. A exposição das fotos aconteceu entre os dias 12 e 25 de setembro. O erro foi identificado no dia 25 e solucionado rapidamente, mas o Facebook esperou até agora para trazer essa notícia a público. Lembrando que na época a empresa já estava lidando com outro problema que foi um ataque hacker que resultou no acesso a dados pessoais de mais de 29 milhões de pessoas.

Mais um vazamento

Os usuários que foram afetados por esse vazamento vão receber uma notificação avisando sobre o acontecido. Em resposta a tudo, o Facebook prometeu que iria trabalhar com os desenvolvedores para que essas fotos fossem deletadas, já que eles não deveriam ter acesso a elas. Foram ao todo cerca de 1.500 aplicativos de terceiros com acesso as imagens, o que resultou em 76 desenvolvedores diferentes envolvidos. Para saber se sua conta pode ter sido afetada, basta acessar o site da Central de Ajuda do Facebook.

Aviso do Facebook sobre o vazamento
Aviso do Facebook sobre o vazamento

Parece que o Facebook está mesmo acumulando mais e mais problemas acerca da segurança de dados dos seus usuários, e isso pode acabar sendo ainda mais negativo para a empresa no futuro. O assunto segurança está se tornando cada vez mais comum e até mesmo Sundar Pichai, presidente do Google, precisou responder a algumas perguntas essa semana sobre isso.

Fonte: The Verge

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta