Conecte-se conosco
Facebook for Android Beta

Android

Facebook para Android convidando Beta Testers

Facebook começa a exibir convites para seu programa de Beta Testers diretamente no aplicativo Android. Veja como você pode participar também e colaborar.

Capa Facebook for Android Beta 720x266 - Facebook para Android convidando Beta Testers

O Facebook anunciou a abertura do programa de Beta Testers do aplicativo Android no fim de junho. A novidade foi destaque na mídia internacional, mas não teve muita repercussão por aqui.

Parece-me que a empresa criada e presidida por Mark Zuckerberg está empolgada com os lucros recentes (noticiado hoje no Showmetech) e está pronta para buscar mais novidades. Digo isto porque o aplicativo para Android começou a exibir convites (inclusive em português) para participar do programa de testes, como mostra a imagem abaixo que recebi ao abrir o app pela manhã.

Screenshot 2013 07 26 09 38 15 168x300 - Facebook para Android convidando Beta Testers

Com um pedido tão enfático, como dizer não? Prossegui e compartilho o procedimento com vocês.

Como se tornar um Beta Tester do Facebook para Android?

Se você também gosta de se “arriscar” em versões Beta e quer ajudar a testar novidades no app do Facebook, baixe este guia oficial disponível em PDF ou simplesmente siga os 3 passos resumidos a seguir:

  1. Pra começar, você precisa participar de um grupo do Facebook no Google Groups. Esta é a parte engraçada, pois você vai entrar neste grupo do Google apenas para receber novas instruções. Posteriormente, será necessário entrar num outro grupo dentro do Facebook pra postar seu feedback. Enfim, é obrigatório e lembre-se de fazê-lo usando a mesma conta do Google Play de seu Android.
  2. Em seguida, você deverá acessar a página do Google Play, que irá autorizar sua conta do Play a participar do programa de testes como exibido na imagem abaixo.
    Screenshot 2013 07 26 09 44 45 300x265 - Facebook para Android convidando Beta Testers
  3. Finalmente, você deve baixar o aplicativo para o Android. É a mesma página de download do aplicativo oficial, ou seja, provavelmente ele aparecerá como já instalado no seu dispositivo. Para baixar a versão Beta, uma solução simples é desinstalar a versão atual e baixar novamente. Você vai perceber que está baixando a versão para testes pois o tamanho total do arquivo é diferente do tamanho informado pelo Google Play.
    Screenshot 2013 07 26 09 47 11 168x300 - Facebook para Android convidando Beta Testers

Concluído o download, basta  fazer o login e desfrutar das novidades. Não espere muitas mudanças, afinal, o Facebook lança atualizações pequenas e frequentes. De qualquer forma, no momento da publicação deste artigo, a versão Beta que testei estava com o visual ligeiramente diferente da oficial (veja imagem abaixo). Além disso, se não for efeito placebo, parece que ficou mais rápido carregar o feed ou abrir detalhes de postagens.

Screenshot 2013 07 26 09 54 23 168x300 - Facebook para Android convidando Beta Testers

Lembre-se que o mais importante ao participar de um Beta Test é envolver-se nas discussões, apontar problemas e sugerir melhorias. Por isso, é fundamental participar do grupo no Facebook que citei anteriormente. Vale dizer que até aqui foi tudo em português, mas no grupo do Facebook as postagens são feitas em inglês.

Screenshot 2013 07 26 10 00 23 168x300 - Facebook para Android convidando Beta Testers

E aí, vai se tornar um Beta Tester do Facebook também? Não esqueça de deixar seu comentário sobre as novidades do aplicativo!

Continue lendo
Advertisement

Professor na área de Engenharia de Software com enfoque em Desenvolvimento Web e Mobile. Mestre em Engenharia de Produção e Especialista em Gestão de Tecnologia da Informação. Louco por tecnologia de maneira geral, principalmente sobre as plataformas Android e Windows. Grande apreciador de Games nas horas vagas.

Comentários
Subir