FaceTime para Android? Conheça alternativas ao app da Apple

Facetime para android? Conheça alternativas ao app da apple
Exclusivo da Apple, FaceTime peca por não permitir videochamadas com dispositivos Android; conheça cinco das melhores alternativas disponíveis

O FaceTime é uma das funcionalidades mais queridas do ecossistema da Apple – com ele e a partir de poucos toques na tela, é possível fazer videochamadas de ótima qualidade e com até 32 pessoas. Em tempos de isolamento social, o recurso, que já era sucesso desde quando foi lançado com o iPhone 4, se tornou ainda mais popular: como nem sempre dá pra ver os amigos de perto, quem tem iPhone acaba aglomerando ali mesmo, no app.

Mas o fato do FaceTime ser exclusivo dos produtos Apple é sua maior limitação, visto que se qualquer pessoa de um grupo não tiver um iPhone, iPad ou Mac, simplesmente não pode usar a função. Por sorte, há várias alternativas tão boas quanto o serviço, ou até melhores, disponíveis para Android ou mesmo para iOS. Na lista que você confere a seguir, mostramos 5 apps que são alternativas ao FaceTime para Android, permitindo que você faça videochamadas com várias pessoas simultaneamente e sem cobrar nada.

Google Hangouts

Google hangouts é uma ótima alternativa ao facetime, para quem usa android
Apesar do visual datado, Hangouts ainda é uma ótima alternativa ao FaceTime (Imagem: Google)

Apesar de andar um pouco esquecido após a chegada do Google Meet e do Google Duo, o Hangouts ainda é uma das melhores alternativas ao FaceTime para quem tem Android. Além de ser simples e fácil de usar, tudo o que você precisa para entrar no Hangouts é ter uma conta no Gmail – uma vez que acessar sua conta, todos os seus contatos, telefônicos e de e-mail, que utilizarem o Hangouts, estarão disponíveis.

O Hangouts é diferente do Google Meet, pois seu foco não são as videoconferências corporativas e sim as videochamadas de amigos. Por causa disso, ele permite videochamadas de até 10 pessoas e chats de texto com até 150 pessoas. As videochamadas podem ser gravadas e é possível compartilhar sua tela com quem você conversa. Por fim, o Hangouts também é 100% gratuito e está disponível para Android e iOS, além de ter uma versão web, sendo acessível em qualquer navegador moderno.

Google Duo

O Google Duo é um bom substituto do Facetime para Android

O Google Duo é o que há de mais próximo ao FaceTime para Android. Lançado em 2016, o app funciona de forma parecida com o Hangouts, mas tem foco exclusivo nas videochamadas e um visual bem mais moderno. Nele, você também só precisa de um Gmail para se cadastrar no serviço e, assim que loga em sua conta, todos os seus contatos que têm o Duo instalado ficam disponíveis para você ligar.

Mirando especialmente no FaceTime, o Duo também suporta videochamadas com até 32 pessoas, além de ter um modo noturno, que supostamente melhora a qualidade da imagem de quem está em ambientes com pouca luz. Durante as videochamadas, o Duo permite que os participantes usem máscaras, chapéus, óculos e outros adereços virtuais, além de ser possível tirar uma “foto” da videochamada – para caso você queira compartilhar nas redes sociais.

O Google Duo está disponível gratuitamente para Android, iOS e também está na Web. Caso você tenha algum dispositivo da linha Google Nest, como o Nest Mini, também é possível fazer as chamadas no Duo a partir dele.

Skype

Imagem promocional com os recursos do skype
Skype é um dos pioneiros quando se fala em videochamadas e funciona muito bem como um Facetime para Android. (Imagem: Skype)

Referência quando se pensa em videochamada, o Skype tem 17 anos de história e passou por muitas reformulações até chegar onde está. Hoje, pertencente à Microsoft, o serviço oferece a maior parte de suas funções gratuitamente, a exemplo das videochamadas com até 24 pessoas.

Essas videochamadas, inclusive, têm todos os recursos que se espera de um serviço do gênero na atualidade, como qualidade HD, gravação e compartilhamento de tela.

Também como no Hangouts, há suporte para chats de texto e chamadas de voz, mas o principal diferencial do Skype está na infinidade de plataformas suportadas: dá pra usá-lo no navegador web, iOS, Android, Windows, Linux, Xbox e até nos dispositivos inteligentes da Amazon – mesmo os que não têm câmeras.

Zoom

O Zoom viu seu número de usuários aumentar vertiginosamente durante a quarentena. De longe, é o serviço que mais se beneficiou com a migração para o home office, já que tem um foco mais corporativo e voltado para as reuniões online – o Zoom permite que você crie salas de reunião virtuais e faça videoconferências com até 100 pessoas. O único problema é que, no plano gratuito, as reuniões tem o tempo máximo de 40 minutos, sendo necessário abrir outra sala uma vez que se atinge esse tempo.

O Zoom é mais limitado que os demais serviços citados justamente por ter foco empresarial. O serviço não permite, por exemplo, gravar as reuniões com uma ferramenta própria ou transmiti-las via redes sociais – a menos que você pague um plano premium.

De qualquer forma, o Zoom é mais uma opção para fazer videochamadas, tendo como diferencial o suporte para 100 pessoas na mesma conferência. Assim como os demais apps, o Zoom também está disponível para Android, iOS, Windows, Web e Mac, na AppStore!

Viber

Suportando videochamadas desde 2014, o Viber não é muito popular no Brasil, mas faz um baita sucesso lá fora. O aplicativo se apresenta como uma alternativa aos serviços das grandes empresas e, para isso, tem um monte de recursos: além de ser possível criar chats de texto com até 250 pessoas, nos quais é possível trocar gifs, fotos, vídeos e figurinhas, as videochamadas suportam até 20 pessoas.

O Viber também permite que suas mensagens desapareçam depois de um tempo pré-definido e está disponível gratuitamente para Android, iOS, Windows e MacOS. Assim como no Duo e no Hangouts, basta criar uma conta e ver quais dos seus contatos também usa o Viber.

A desvantagem, no entanto, é que ao contrário do que acontece no Hangouts e no Duo, você precisará convencer os seus amigos a ir pro Viber, já que esses dois outros serviços são integrados ao Gmail, que muita gente usa, e o Google Duo já vem até instalado em alguns celulares, tornando muito mais prático usar um desses dois.

Bônus: WhatsApp também é uma alternativa ao Facetime para Android

Apesar do vídeo dizer que a funcionalidade só suporta 3 pessoas na mesma chamada, uma atualização recente alterou esse número para 8

Por essa você não esperava, ou esperava? Pois bem, não é nenhuma novidade que o WhatsApp suporta videochamadas, mas o que você talvez não saiba é que o serviço também suporta videochamadas em grupo, com até 8 pessoas. Para realizar uma videochamada em grupo no WhatsApp, basta iniciar uma videochamada normal e, uma vez que seu contato atender, um ícone para adicionar mais pessoas aparecerá no canto superior direito da tela.

E caso você tenha se interessado, mas a limitação de até 8 usuários seja um problema para você, talvez seja interessante olhar o nosso tutorial sobre as salas do Messenger. Com uma proposta similar a do Zoom e do Google Meet, as salas do Messenger são salas de reunião virtuais, acessíveis a qualquer pessoa a partir de um link criado por você, e que suportam até 50 participantes simultâneos.

E você, gostou da nossa lista? Acha que algum app bacana de videochamadas para Android ficou de fora? Lembre-se de nos dar seu feedback e interagir conosco no campo de comentários abaixo!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário