Fake News: autor previu a era das notícias falsas em livro de 1953

Fake News: autor previu a era das notícias falsas em livro de 1953 8
O livro Farenheit 451 mostrava um futuro dominado pelas notícias falsas, mais de 50 anos atrás.

O canal Wisecrack, do Youtube, montou um vídeo interessante que explora o surgimento das fake news (notícias falsas), esse ramo da mídia que vem crescendo de forma alarmante nos dias atuais. Mais do que nunca, existem diversos meios de se obter notícias e, junto disos, mais formas de se ouvir apenas o que deseja (a chamada “bolha”). Quando muitos são confrontados com fatos e argumentos que não querem aceitar, é comum reações de ódio, censura e, a nova moda, fake news. Mas elas não são recentes quanto imaginamos.

Notícias falsas

A origem das notícias falsas pode ser encontrada na ficção-científica, mais especificamente, no romance de sucesso de Ray Bradbury de 1953, Fahrenheit 451. Caso você nunca tenha lido ou ouvido falar dessa obra-prima, altamente recomendamos que você dê uma olhada nela. Em resumo, o livro aborda um futuro distópico, em que livros são proibidos e bombeiros são chamados para queimar livros, provocando incêndios ao invés de impedi-los.

Noticias falsas Farenheit 451

Muitos interpretam o clássico como um visão de governo totalitário, que tenta controlar a informação a todo o custo, mantendo sua população ignorante. Porém, o verdadeiro responsável pela distopia que Bradbury desenha no livro é você. Mais especificamente, a população em geral. A quantidade de informação cresceu em uma velocidade tão alarmante que as pessoas não tinham mais como consumir ou absorver as notícias de tantas fontes diferentes.

Dessa forma, a informação no mundo de Farenheit 451 foi reduzida a simples manchetes, consumidas de forma tão rápida que ninguém se lembra delas depois de lê-las. Em pouco tempo, a maior parte da população se tornou viciada nesse tipo de conteúdo frívolo, autocensurando-se de qualquer assunto que não lhes interessava ou as fazia pensar demais.

A relação com as fake news pode ser feita de forma direta com o futuro que Bradbury descrevia. Nossa sociedade precisa se manter atenta e não se deixar ser presa na bolha do conformismo por causa da quantidade gigantesca de informação a que somos expostos hoje em dia. Fazer isso é correr o risco de criar um mundo onde só a informação banal reina, sendo ela verdade ou não. Se você ficou curioso para entender mais sobre essa ideia, confira o vídeo do Wisecrack logo abaixo:

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Receba notícias por e-mail

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box
%d blogueiros gostam disto: