Faturamento na black friday 2021 tem alta de 6,3% no varejo

Faturamento na Black Friday 2021 tem alta de 6,3% no varejo

Avatar of carlos alberto jr
Apesar do crescimento em relação à 2020, faturamento na Black Friday 2021 no varejo foi 9,1% inferior ao registrado em 2019

Após um 2020 atípico, o varejo no Brasil teve um faturamento na Black Friday 2021 de 6,3%, em comparação com o ano passado. Os dados são do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), calculado pela Cielo durante a última sexta-feira (26).

De acordo com o ICVA, o setor que teve o maior avanço no faturamento nominal foi o de Turismo e Transporte. A alta foi de 54,4% se comparado ao mesmo período de 2020. A maior queda, no entanto, foi registrada em Materiais para Construção, com 9%. A região Sul foi que a teve o maior crescimento no faturamento nominal na Black Friday, com alta de 8,5% sobre 2020, de acordo com o índice.

O e-commerce teve alta de 15,3% e o varejo físico cresceu 2%. Os números se referem às vendas do dia 26 de novembro deste ano em comparação com 27 de novembro de 2020.

Faturamento na Black Friday 2021 não superou 2019

Apesar do crescimento em comparação com 2020, o faturamento da Black Friday este ano foi 9,1% abaixo do observado em 2019. Isso quer dizer que mesmo com um faturamento maior que novembro de 2020, num momento em que a população nem tinha começado a se vacinar, o mercado poderá demorar mais um pouco para voltar à normalidade, que era de pleno crescimento ano a ano.

Confira abaixo a lista dos setores que mais aumentaram o faturamento na Black Friday 2021 em termos nominais:

  • Turismo e transporte: +54,4%
  • Cosméticos e higiene pessoal: +23,2%
  • Supermercados e hipermercados: +11,7%
  • Drogarias e farmácias: +9,7%
  • Demais setores: +9,7%
  • Móveis, Eletro e Depto.: +2,3%
  • Vestuário: +0,6%
  • Veterinárias e pet shops: -3,5%
  • Óticas e Joalherias: -5,6%
  • Livrarias, papelarias e afins: -6,0%
  • Materiais para construção: -9%

Aumento das visitas às lojas virtuais

Faturamento na black friday 2021 tem alta de 6,3% no varejo
Visitas às lojas virtuais aumentaram 42% durante a semana da Black Friday (Imagem: Kungo)

Em outro levantamento, dessa feito pela Conversion e divulgada no domingo (28), indica que as visitas às principais lojas virtuais do Brasil cresceram 42,24% na semana da Black Friday 2021 em comparação aos sete dias anteriores.

Os dados, que são gerados por meio da ferramenta de análise SimilarWeb, indicam que o número de acessos reflete, na verdade, um movimento de alta na comércio online no Brasil nos últimos meses, e que foi impulsionado ano passado, durante o auge do isolamento social durante a pandemia.

A análise aponta que em outubro, as principais lojas de varejo online que atuam no país tiveram um total de 1,69 bilhões de acessos, número que representa um aumento de 1,58% em relação a agosto.

E aí, você fez compras durante a Black Friday? Para mais informações sobre mercado e mundo da tecnologia, continue acessando o Showmetech.

Veja também:

Saiba tudo sobre Pix Saque e Pix Troco, explicamos como funciona essa nova modalidade de saque em nossa reportagem.

Fontes: Exame, Cielo, InfoMoney

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
38
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados