Esqueça os códigos: FBI diz que frases secretas são as melhores senhas

senha segura
Para o FBI, a melhor senha é aquela formada por frases aleatórias, sem letra maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais

Quando falamos em senha segura, logo pensamos em um código com letras, números e caracteres especiais (algo como br21%19#ys?). De fato, parece ser uma combinação eficaz, porém, para o FBI Federal Bureau of Investigation, departamento federal de investigações americano, essa e outras combinações similares não são tão potentes assim.

Em meio a tanta polêmica em qual formato é mais seguro, um boletim do FBI em Oregon, nos Estados Unidos, recomenda que “em vez de usar uma senha curta e complexa, difícil de lembrar [como a do exemplo acima], considere usar uma combinação longa. Isso envolve combinar várias palavras em uma longa sequência de pelo menos 15 caracteres. O comprimento extra de uma frase secreta dificulta a quebra, além de facilitar a lembrança”, pondera o comunicado do FBI. Essas orientações foram estabelecidas pelo NIST, o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia.

FBI
O FBI defende que as senhas mais seguras são aquelas em formato de frase secreta

Em outras palavras, o Departamento Federal de Investigação norte-americano explica que as senhas mais seguras são aquelas formadas por frases secretas. Mesmo contendo palavras mais simples e sem caracteres especiais, combinações formadas no formato frase secreta dificultam a ação do malfeitor. Assim, ele terá dificuldades para acessar a sua conta e, além disso, o criminoso precisará de outros recursos computacionais para conseguir ter acesso.

Com isso, você pode abandonar códigos complexos como o “br21%19#ys?” e usar senhas com palavras, criando uma espécie de frases: Tecnologia Sustentabilidade Inovação Poder Showmetech Brasil” ou “Segurança acessos Brasil proteção paralelepipedo facebook”. O método defendido pelo FBI pode ser analisado no site Use a Passphrase. O Showmetech identificou que senhas em frases aleatórias possuem mais forças do que as com letras maiúsculas e minúsculas, com símbolos e números (tudo junto).

Dicas do FBI para senhas seguras

Senha
Para o órgão de investigação, as senhas complexas, em formato de códigos, não são tão seguras e podem ser “atacadas” com mais facilidade

O FBI ainda ressalta algumas orientações do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, especialmente para empresas. É recomendado usar senhas com 15 caracteres ou mais (sem caracteres especiais, números e letras maiúsculas e minúsculas); Evite palavras “populares” como “amor”, “Maria” “jesus”, sequências numéricas como “12345”, entre outras; Só altere a sua proteção quando houver motivo para acreditar que há ameaças; e, por fim, opte pelo gerenciador de senha. Esse recurso é conhecido por ser um “ambiente” seguro para seus códigos e também oferece outros benefícios de proteção. 

O que achou desse método do FBI? Acredita também que ele seja mais seguro? Deixe a sua opinião aqui nos comentários.

Fonte: FBI.


Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter