Moeda digital dos EUA é discutida pelo Banco Central americano

Moeda digital dos eua é discutida pelo banco central americano
Estudo sobre a moeda digital dos EUA será divulgado na metade do ano, e pretende levar a discussão sobre a tecnologia para o público estadunidense

Na última quinta-feira (20), o Fed, Banco Central dos EUA, trouxe um anúncio por meio de um vídeo apresentado por seu presidente Jerome Powel, de que estão trabalhando na possibilidade de uma moeda digital dos EUA, também conhecido como CBDC “Central Bank Digital Currency” (Moeda Digital do Banco Central, em tradução livre).

Por enquanto essa moeda digital dos EUA se encontra em fase inicial de estudos, mas que devem ser aprimorados nos próximos meses. No entanto já foi avisado de que a ideia não é substituir a moeda atual, mas sim ser um complemento ao sistema monetário atual.

A tecnologia já foi implementada na China em um sistema de loteria desde dezembro de 2020, onde eles podem usar “Yuans digitais”, sendo esse um dos principais incentivos para os EUA estarem dando continuidade aos estudos de criarem um “dólar digital”. Até o momento eles ainda não tem certeza se irão de fato implementar a tecnologia, mas disseram que vão buscar a opinião popular para o assunto.

O que os EUA pretendem com o estudo a ser publicado?

A ideia de ter uma moeda digital pode ser interessante no ponto de vista tecnológico, mas pode ser também extremamente trabalhosa e é por isso que ainda está em fase de estudos. O Fed está analisando todos os benefícios e riscos que uma CBDC pode ter e como aplicá-la para aprimorar um sistema que já é bom, funcional e dinâmico para ficar ainda melhor.

“Nós achamos é importante que qualquer moeda digital possa servir como um complemento, e não como uma substituição do dinheiro e do atual sistema digital do setor privado, como os depósitos nos bancos comerciais”

Jerome Powel, presidente do Fed

Durante o verão americano será feito uma pesquisa com o público perguntando sobre os principais problemas com pagamentos, inclusão financeira, privacidade de dados e segurança de informações. Isso além de trazer transparência vai servir também para saberem qual caminho seguirem em relação a ideia de criarem uma moeda digital por lá.

Qual o estado das CBDCs no mundo?

A moeda digital da china chegou antes da moeda digital dos eua
A China vem desenvolvendo sua moeda digital desde 2014

Atualmente a China lidera a tecnologia das CBDC no mundo, mesmo que esteja funcionando apenas em uma pequena parte do país. Entretanto eles já trabalhavam na tecnologia desde meados de 2014.

Em seguida temos Bahamas, que estão trabalhando desde 2019 em sua moeda digital e parecem bem promissores. Chamada de Sand Dollar (Dólar de areia, em tradução livre), ela tem como principal objetivo fazer com que o pagamento digital fique mais fácil em locais com menos recursos.

A União Europeia também tem a sua moeda digital chamada de “euro digital” que deve ser lançada oficialmente agora no segundo semestre de 2021 e deve contribuir com a evolução natural da tecnologia de pagamentos.

O Brasil também está planejando a sua própria moeda digital que deve chegar em 2022. A ideia de ter esse tipo de dinheiro ajudaria pessoas em estados mais vulneráveis nos países a terem acesso a pagamentos digitais e entre outras coisas. Então de forma geral isso pode ser um avanço muito positivo. Mas e você, o que acha de uma criação de uma espécie de dinheiro digital?

Enquanto não temos moeda digital no Brasil, saiba o que é o PIX e como se cadastrar no sistema brasileiro de pagamentos eletrônicos.

Veja também

Fonte: Federal Reserve, Engadget

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário