Feed cronológico do instagram voltará em 2022

Feed cronológico do Instagram voltará em 2022

Avatar of lucas gomes
A mudança virá de forma facultativa, ou seja, será inclusa a opção para mudar a visualização do feed para a forma cronológica

Desde sua concepção, o feed do Instagram — ou linha do tempo — era visualizado de forma cronológica: assim que eram feitas as postagens, elas apareceriam ao usuário conforme eram publicadas. Em 2016 deixamos de ver o feed cronológico do Instagram pois houve uma mudança nessa exibição, que passaria a exibir as publicações com base no algoritmo da rede social, mostrando publicações de maior interesse ao usuário, como é até então. Entretanto, em breve, o modelo antigo retornará. Entenda o caso.

Opção de feed cronológico

A decisão de retirar o feed cronológico da rede social foi dada pois cerca de 70% dos usuários estavam perdendo as postagens que seus seguidores publicavam, inclusive aqueles mais próximos. Pensando nisso, o Instagram implementou um algoritmo que identificava suas preferências entre seguidores, postagens, temas e hashtags, passando a exibir no seu feed, conteúdo que fosse mais propenso a ser de seu interesse.

Em breve veremos o retorno do feed cronológico do instagram. Reprodução: stylink
Em breve veremos o retorno do feed cronológico do Instagram. Reprodução: stylink

Essa mudança não foi muito bem vista entre a maioria dos usuários, que, provavelmente, já estavam habituados a utilizar a rede social sabendo que as publicações eram ordenadas em ordem cronológica. Mas em recente pronunciamento, o atual chefe do Instagram, Adam Mosseri, afirmou que não somente há planos mas há um trabalho atual sendo feito para que o feed cronológico do Instagram retorne — não obrigatoriamente para todos, mas sim uma opção para que o usuário altere sua preferência de exibição.

Motivos para a retomada

Pressionado sobre como a empresa se posiciona sobre a saúde mental do seu público jovem, ele foi questionado se o aplicativo “manipulado por algoritmos” não pode acabar sendo prejudicial a este e outros públicos, e em resposta, Mosseri informou sobre este plano em curso para retornar, de forma opcional, o feed cronológico do Instagram. Além disso, ele também sugeriu em deixar algo como uma barra de “Favoritos“, onde você seleciona quem você quer ver prioritariamente no seu feed, uma ideia paralela ao feed cronológico.

Acreditamos em mais transparência e responsabilidade e acreditamos em mais controle. É por isso que estamos trabalhando em uma versão de um feed cronológico que esperamos lançar no próximo ano

Adam Mosseri, chefe do Instagram, sobre o retorno do feed cronológico na rede social

Em 2020 o Instagram tentou acrescentar algo similar, “Últimas Postagens“, que permitiria ao usuário justamente conferir as publicações mais recentes de seus seguidores, mas a ferramenta acabou não recebendo muita atenção e nem divulgação por parte da própria rede social.

Veja também:

Você sabia que tem como baixar stories do Instagram? Confira como!

Fonte: The Verge.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados