Muitos consumidores escolhem planos pós-pagos às cegas e acabam pagando mais do que realmente usam, ou excedem no pacote de voz e não consomem toda a franquia de dados. Pensando nisso, a Associação de Consumidores PROTESTE lançou uma ferramenta para ajudar na escolha e troca do melhor plano, baseado nos hábitos de uso de cada pessoa.
Chamada de “Poupe na Conta” a ferramenta só funciona para consumidores do Rio de Janeiro e São Paulo e exige um rápido cadastro. A partir daí, o usuário inclui os dados do plano atual, e como costuma utilizar o celular: se usa mais dados de internet, SMS e quantos minutos costuma falar por mês.
A ferramenta avalia as informações e indica planos adequados, levando em consideração as ofertas disponíveis atualmente no mercado.
Segundo o PROTESTE, um consumidor conseguiu economizar R$1.680,00 em um ano ao mudar para um plano que se encaixava mais em seu perfil de uso. Uma pesquisa feita pelo site Pricez em 2012 mostrou que 87% dos usuários estão utilizando um plano inadequado.
Imagem: Shutterstock