Início » Geral » FileMaker 15 chega ao Brasil com novos recursos baseados nos sistemas operacionais da Apple
Geral

FileMaker 15 chega ao Brasil com novos recursos baseados nos sistemas operacionais da Apple

smt filemaker15 capa - FileMaker 15 chega ao Brasil com novos recursos baseados nos sistemas operacionais da Apple
O FileMaker 15 é uma plataforma que permite, que qualquer pessoa crie aplicações funcionais a partir de comandos simples

smt filemaker15 p1 720x480 - FileMaker 15 chega ao Brasil com novos recursos baseados nos sistemas operacionais da Apple

Criar aplicativos ainda é uma tarefa para desenvolvedores e profissionais de tecnologia. No entanto, a cada dia surgem ferramentas que facilitam transformar a criatividade de um usuário comum em um software de utilidade pública. Nesta terça-feira (8), a FileMaker – uma empresa subsidiária da Apple – apresentou para a imprensa em São Paulo sua nova versão do sistema para desenvolvimento de aplicativos, o FileMaker 15.

A plataforma permite que qualquer pessoa possa criar aplicações funcionais, que podem ser para uma padaria de bairro, ou para uma indústria siderúrgica. O FileMaker 15 conta com uma interface gráfica em que os usuários podem modificar o banco de dados, adicionando novos elementos a partir de templates, telas ou formulários. O programa está disponível para as plataformas OS X, Windows e iOS em versões cliente e servidor, estando disponível nas seguintes versões:

  • FileMaker Pro
  • FileMaker Pro Advanced
  • FileMaker Server
  • FileMaker Advanced Server
  • FileMaker Go (para o iPhone e iPad)

FileMaker 15 traz novidades baseadas nos sistemas operacionais da Apple (iOS 8 e iOS 9) como Touch ID, Touch 3D, compartilhamento de arquivos na nuvem e extensões de apps externos. Além disso, a nova versão traz uma série de melhorias, norteadas por 5 eixos principais:

  1. Mobilidade: o FileMaker Go (disponível para iOS), agora tem suporte ao Touch ID para acesso individual aos aplicativos, programas e bancos específicos, bem como recursos de 3D Touch para permitir acesso rápido a determinadas seções. Além disso, também está incluso agora suporte à tecnologia iBeacon, da própria Apple, o que permitirá análise e demonstração de dados baseados em localização. Por fim, novas extensões permitem o compartilhamento de arquivos por meio da nuvem e o FileMaker WebDirect torna todos os aplicativos do FileMaker acessíveis em qualquer navegador.
  2. Automação e Integração: novos recursos, como atualização interna de produtos e recuperação instantânea descripts, salvarão muito tempo dos usuários; texto marcado em vermelho ajudará a identificar problemas muito mais rapidamente no Script Workspace. O Adaptador ESS pode se conectar agora com ainda mais fontes de dados SQL externas, como PostgresSQL e IBM DB2.
  3. Facilidade de uso: a nova área Starter Solutions permite administrar contatos, inventário e tarefas em uma interface simplificada e rápida. Um novo menu de ajuda, baseado na web, tem busca aprimorada e pode ser baixado completo em PDF.
  4. Segurança: agora, a janela de edição pode esconder informações que os usuários não querem expostas. Novos avisos de segurança proativos notificarão o usuário e os administradores quando alguém tentar se conectar com um site ou servidor sem um certificado de segurança válido. Além disso, o FileMaker Server agora oferece suporte a uma série de certificados SSL, bem como certificados intermediários, SAN e wildcard.
  5. Performance: o registro de estatísticas do sistema é capaz agora de diagnosticar rapidamente quaisquer lentidões na plataforma, e a barra de progresso interna indica quando a filtragem e a distribuição de dados estão completas — esse processo ocorre separadamente dos outros, para que os usuários possam continuar usando seus aplicativos simultaneamente.

Preço e Disponibilidade

smt filemaker15 p2 720x480 - FileMaker 15 chega ao Brasil com novos recursos baseados nos sistemas operacionais da Apple

O FileMaker 15 já está disponível para comercialização em 17 idiomas (entre eles o Português-BR) e pode ser usado em computadores a partir do Windows 7 e MACs do OS X Yosemite em diante. É possível adquirir licenças para equipes, individuais e perpétuas.

As assinatura para equipes incluem o acesso às versões Server, Pro, Go e ao WebDirect, além de todas as demais funcionalidades da plataforma. A assinatura mais básica permite instalar a plataforma em até 5 dispositivos e custa 1.012 dólares  por ano (cerca de 3.500 reais). Os valores sobem gradualmente de acordo com o número de usuários solicitados.

A plataforma também permite assinaturas individuais nos seguintes valores anuais:

  • FileMaker Pro108 dólares (cerca de 375 reais)
  • FileMaker Pro Advanced  180 dólares (cerca de 620 reais)
  • FileMaker Server  348 dólares (cerca de 1.200 reais)

O consumidor pode ainda optar por uma licença perpétua desses mesmos planos (restrita à versão, não podendo ser atualizada):

  • FileMaker Pro 329 dólares (cerca de 1150 reais)
  • FileMaker Pro Advanced  549 dólares (cerca de 1900 reais)
  • FileMaker Server  1.044 dólares (cerca de 3.600 reais)

Por fim, O FileMaker Go 15, versão móvel da plataforma está disponível gratuitamente na App Store para iPads e iPhones/iPods touch. Para mais informações sobre produtos, acesse.

Comentários do Facebook

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

NEWSLETTER