Filme brasileiro A Nuvem Rosa fala sobre estar preso na quarentena

A nuvem rosa
Escrito em 2017 e filmado em 2019, longa A Nuvem Rosa faz sucesso no Festival de Sundance por reencenar os conflitos psicológicos vividos na pandemia

Chamada de “profeta” pela crítica internacional, a diretora gaúcha Iuli Gerbase foi aclamada no Festival de Sundance pelo seu longa de estreia A Nuvem Rosa. A trama, uma dramática ficção científica de alto teor psicológica, se tornou altamente identificável por qualquer pessoa, independente da nacionalidade, ao trazer as conflituosas situações oriundas do obrigatório confinamento por conta de uma misteriosa e mortal condição externa.

O casal Giovana e Yago, que acabaram de se conhecer e estão no auge da paixão, se veem trancafiados em um apartamento quando uma tóxica nuvem rosa surge pelos céus do planeta, obrigando a toda humanidade a se confinar no interior de seus lares. Os dias se transformam em anos, e enquanto ele encara toda a situação como uma utopia, ela se vê em uma prisão.

Muitos jornalistas da imprensa especializada internacional categorizaram A Nuvem Rosa como o filme que “melhor retratou a pandemia“. A própria diretora Iuli Gerbase rebate o título de vidente e declara que ao escrever o roteiro sua abordagem sempre foi no conflito psicológico dos personagens.

Não é uma ficção sobre “como vamos conseguir água ou comida”. Aqui são batalhas psicológicas em vez dessas batalhas práticas. A luta deles é com os demônios internos, com o que surge nesse confinamento. Como eles vão se adaptar emocionalmente a isso, que é muito o que a gente está aprendendo nesta quarentena.

Iuli Gerbase – roteirista e diretora de A Nuvem Rosa

A sensação e reflexão trazida pelo longa A Nuvem Rosa, em comparação a tudo que estamos vivenciando durante a pandemia do COVID-19, é a de que será que, do ponto de vista psicológico nós, humanos, somos assim tão previsíveis?

Filme brasileiro a nuvem rosa fala sobre estar preso na quarentena. Escrito em 2017 e filmado em 2019, longa a nuvem rosa faz sucesso no festival de sundance por reencenar os conflitos psicológicos vividos na pandemia
Em A Nuvem Rosa o destaque é para o conflito psicológico gerado pelo isolamento social dos personagens

Sobre o Festival de Sundance

O Festival de Sundance ocorre anualmente nos EUA em Salt Lake City e é considerado o maior e mais reconhecido festival de cinema independente do mundo. É promovido pelo Sundance Institute, uma organização não governamental criada nos anos 70 pelo ator hollywoodiano Robert Redford , com o objetivo de ajudar artistas envolvidos em produções independentes.

Fonte: Sundance Institute, Bakersfield e Gaucha Z H.

Aproveite o início da temporada de premiações e confira todos os indicados ao Globo de Ouro 2021.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário