Quais filmes brasileiros podem concorrer ao Oscar 2019?

Lista de filmes brasileiros que podem entrar no Oscar 2019
A Secretaria do Audiovisual divulgou uma lista com 22 filmes, dentre os quais um será escolhido para ser apresentado à Academia do Oscar 2019.

Ainda estamos em 2018, mas a expectativa para o Oscar 2019 é grande.

Principalmente se tivermos, por exemplo, um filme nacional concorrendo na categoria de Melhor Filme Estrangeiro ou de Melhor Documentário.

Mas para a Academia do Oscar escolher um longa brasileiro, ele precisa, primeiro, ser escolhido pela Academia Brasileira de Cinema.

A decisão era anteriormente da Secretaria do Audiovisual e apenas do Ministério da Cultura. Desde o ano passado, a escolha é feita pela Academia Brasileira, para que o filme escolhido seja devidamente analisado pelos profissionais da área.

Para este ano, uma comissão especial foi feita para a decisão.

Para o Oscar 2018, o escolhido para nos representar foi Bingo – O Rei das Manhãs. O longa que conta a história do Bozo é dinâmico, com bom roteiro, fotografia digna e Vladimir Brichta em uma de suas melhores performances.

Ainda não temos o filme que irá disputar uma vaga para os indicados do Oscar 2019. Vale lembrar, também, que o que não falta é injustiça para a produção audiovisual brasileira na premiação.

9f2f918f074c209774a7c802c5e76400 - Quais filmes brasileiros podem concorrer ao Oscar 2019?

E os filmes para o Oscar 2019?

Como a decisão ainda não foi feita – o escolhido será anunciado apenas no dia 11 de setembro – por enquanto, nós temos a lista dos 22 filmes que poderão representar o Brasil na disputa por uma indicação.

A Secretaria do Audiovisual divulgou as produções nacionais que estão habilitadas a poderem concorrer e você a confere logo abaixo.

Além do Homem

O filme de Willy Biondani fala sobre Alberto Luppo, um brasileiro que mora em Paris há muitos anos e não tem nenhuma vontade de retornar ao seu país natal.

Isso muda quando um antropólogo francês chamado Marcel Lefavre é supostamente devorado por canibais no interior do Brasil, fazendo com que Alberto retorne para investigar o mistério e transformar a história em um livro.

Chegando em seu país de origem, Marcel recebe ajuda do taxista Tião, que o leva até o local. A partir daí, Alberto vai entrando um Brasil alegórico e misterioso, em uma jornada que pode acabar como a do antropólogo.

 

Alguma Coisa Assim

Dois adolescentes, Caio e Mari, saem à noite pelas ruas de São Paulo, em busca de diversão.

Enquanto perambulam pela famosa noite paulistana, os dois acabam embarcando também em uma jornada de autoconhecimento. 

 

O Animal Cordial

O thriller fala sobre Inácio, dono de um restaurante de classe média. Por conta do seu jeito de gerenciar o lugar, que é duro, acaba criando atritos com os funcionários.

Quando o estabelecimento é assaltado, Inácio e a garçonete Sara precisam encontrar meios para controlar a situação e lidar com os clientes que ainda estão no restaurante. No entanto, essa situação pode acabar saindo do controle conforme o lado mais sádico de Inácio começa a aflorar.

 

Antes que Eu Me Esqueça

Aos 80 anos de idade, Polidoro resolve mudar completamente sua vida. Ele troca o dia a dia confortável de um juiz aposentado pelo cotidiano movimentado de um sócio de uma boate de strip-tease.

Beatriz, sua filha, resolve interdita-lo judicialmente. No entanto, Paulo, seu outro filho, se declara incapaz de opinar pois não mantém relações com o pai.

O caso acaba determinando o encontro forçado entre pai e filho, assim como a reaproximação dos dois.

 

Aos Teus Olhos

O filme fala sobre Rubens, um professor de natação que ensina pré-adolescentes em um clube.

O professor se vê diante de problemas quando um de seus alunos diz à mãe que Rubens lhe deu um beijo na boca dentro do vestiário.

 

As Boas Maneiras

O filme fala sobre Ana, que está grávida. Mesmo ainda com o filho na barriga, ela contrata Clara, uma solitária enfermeira moradora da periferia de São Paulo, para ser a futura babá da criança.

Conforme a gravidez vai avançando, Ana começa a apresentar comportamentos cada vez mais estranhos.

 

Benzinho

Irene é uma mãe de família que precisa lidar com o filho mais velho, Fernando, saindo do ninho para tentar a vida como jogador de handebol na Alemanha.

 

Canastra Suja

Batista e Maria formam um casal que, aparentemente, vive um casamento feliz.

No entanto, num olhar mais intimista, percebe-se que Batista é alcoólatra e Maria tem um caso com o namorado de sua filha mais velha.

Como é Cruel Viver Assim

Vladimir, Clivia, Regina e Primo são solitários e incapazes de realizar qualquer coisa que dê sentido às suas vidas. Por isso, decidem sequestrar um milionário.

O que vai ser complicado, considerando que nenhum dos quatro tem qualquer experiência na vida do crime.

Dedo na Ferida

O documentário aborda o sistema financeiro e suas contradições, levando um questionamento a respeito do discurso das autoridades financeiras de que não podemos gastar mais do que arrecadamos.

Através de diversas entrevistas, é composto um panorama de como o capital pode influenciar a política, os governos e a vida cotidiana de qualquer pessoa.

Encantados

Zeneida é filha de um importante político do Pará e, dentre os seus irmãos, ela se destaca por seu jeito perseverante, além de ser sensitiva.

Quando ela conhece Caruana, uma figura encantada que encontrar na floresta, apaixona-se e começa a entrar em um grande conflito com sua família, que a julga louca.

 

Entre Irmãs

Emília é uma jovem que sonha com um príncipe encantado e em se mudar para a capital. Já sua irmã, a corajosa Luzia, escolhe seguir a vida integrando um grupo de cangaceiros.

Criadas para serem costureiras, essas mulheres tecerão suas próprias histórias em um cenário francamente adverso à afirmação feminina.

Ex-Pajé

O documentário retrata um pajé passa a questionar sua fé depois de seu primeiro contato com os brancos, que alegam que sua religião é demoníaca, em uma missão evangelizadora e intolerante.

 

Ferrugem

A adolescente Tati, como qualquer outra, adora compartilhar sua vida nas redes sociais.

Mas ela precisa lidar com as consequências da superexposição depois que um video que ela não queria que se tornasse público é divulgado no grupo do WhatsApp de sua turma de colégio.

Ferrugem foi o grande ganhador do Festival de Gramado, levando o kikito de Melhor Filme e sendo um dos maiores sussurros como representante do Brasil no Oscar 2019.

 

Não Devore Meu Coração!

Joca, um menino brasileiro de 13 anos, está apaixonado por Basano La Tatuada, uma menina indígena paraguaia, vivem na fronteira entre os dois países. Ele então passa a fazer de tudo para conquistar seu amor.

O Caso do Homem Errado

O documentário fala sobre Júlio César de Melo Pinto, o operário negro que foi executado em Porto Alegre pela Polícia Militar, nos anos 1980.

A história dele é contada através de depoimentos como o de Ronaldo Bernardi, o fotógrafo que fez as imagens que tornaram o caso conhecido, o da viúva do operário, Juçara Pinto, e de nomes respeitados da luta pelos direitos humanos e do movimento negro no Brasil.

O Desmonte do Monte

O documentário fala sobre a história do Morro do Castelo, seu desmonte e arrastamento. Apesar de sua importância histórica e arquitetônica, o Morro do Castelo foi destruído por reformas urbanísticas com o intuito de “higienizar” a cidade do Rio de Janeiro.

 

O Grande Circo Místico

O filme fala sobre a história de cinco gerações de uma mesma família circense, da inauguração do Grande Circo Místico em 1910 aos dias de hoje. Celavi, o mestre de cerimônias que nunca envelhece, mostra as aventuras e os amores dos Knieps, do apogeu à decadência.

 

Paraíso Perdido

Paraíso Perdido é o nome da  boate onde trabalha e habita a excêntrica família de José (Erasmo Carlos). Unidos por um amor incondicional, eles encontram forças para lidar com suas perdas embalados por clássicos da música popular romântica.

Além de Erasmo Carlos, o elenco também conta com a presença dos músicos Seu Jorge e Jaloo.

Talvez uma História de Amor

Ao chegar em casa após mais um dia corriqueiro no trabalho, Virgílio liga a secretária eletrônica e ouve um recado perturbador. É uma mensagem de Clara, comunicando o término do relacionamento dos dois. Virgílio, então, entra em choque e ouve repetidamente a mensagem, buscando algum sentido. O término não é o problema, pois Virgílio, solteiro, não faz a menor ideia de quem seja Clara.

Unicórnio

Maria aguarda com a mãe a volta de seu pai, na rústica casa de campo. Enquanto isso, um viajante aparece e muda a relação entre mãe e filha, criando uma atmosfera de suspense e romance. 

Yonlu

O filme conta a história do músico Vinicius Gageiro Marques, também conhecido pelo pseudônimo Yoñlu.

Ele deixou mais de 60 músicas, todas compostas e gravadas inteiramente por ele dentro de seu quarto.

Vinicius, no entanto, cometeu suicídio em 2006, aos 16 anos de idade, protagonizando um dos primeiros casos de suicídio assistido via internet no Brasil.

Oscar - Quais filmes brasileiros podem concorrer ao Oscar 2019?

Receba Notícias por E-mail:

Share via