Os filmes mais esperados de 2022

Os filmes mais esperados de 2022

Avatar of carlos alberto jr
Neste ano teremos clássicos repaginados, continuações, live-actions, adaptação de games e mais. Confira os filmes mais esperados de 2022!

2022 mal começou, mas o Showmetech já está de olho nas produções cinematográficas que serão lançadas este ano. Com a previsão de muitos longas adiados nos dois últimos anos o calendário de estreias está cheio e contará com filmes de super-heroís, clássicos repaginados, continuações de sagas, live-action, adaptação de videogame, entre várias outras categorias e gêneros. Confira abaixo a nossa seleção dos filmes mais esperados de 2022.

Janeiro

Pânico

O primeiro grande lançamento de 2022 é uma mistura de continuação com reboot de uma das franquias mais icônicas do terrror: Pânico (Scream). O novo filme mostrará dessa vez que, os assassinatos estão ligados aos primeiros assassinos, que deram origem a toda história, e o xerife Dewey Riley (David Arquette) se vê sem opções e pede para que Sidney Prescott (Neve Campbell), a sobrevivente original, retorne a Woodsboro para ajudá-lo com a tarefa de encontrar o serial killer mascarado.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Pânico é o retorno da franquia em um soft-reboot sobre filmes em 2022 (Imagem: Reprodução)

Além de Campbell e Arquette, Courteney Cox como Gale Weathers e Marley Shelton, introduzida no 4º filme da franquia como a policial Judy Hicks, também estão de volta no novo filme. Pânico já está em cartaz nos cinemas. Confira nossa crítica sobre o lançamento!

Medida Provisória

O governo brasileiro decreta que os cidadãos negros devem “voltar” à África como forma de reparar os tempos da escravidão. Nessa distopia alguns decidem resistir se escondendo, enquanto outros vão partir para o ataque. Medida Provisória é o primeiro longa de ficção dirigido por Lázaro Ramos, baseado na peça homônima.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: estreia de Lázaro Ramos na direção é uma ficção político-racional (Imagem: Lázaro Ramos/Divulgação)

O filme é protagonizado por Alfred Enoch (franquia Harry Potter) e também conta com Taís Araújo e Seu Jorge no elenco. Após uma série de adiamentos, o longa finalmente estreia dia 20 janeiro.

Eduardo e Mônica

Eduardo é um adolescente tímido, às vésperas de prestar o vestibular. Numa festa, ele conhece Mônica, mulher mais velha que termina o estudo de medicina enquanto se dedica às artes plásticas. Tudo parece separar os dois que, no entanto, se encontram e se apaixonam. Inspirado na canção da banda Legião Urbana, Eduardo e Mônica é uma comédia romântica que faz parte da vida de muitos brasileiros.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Inspirado no hit da banda Legião Urbana, Eduardo e Mônica é uma comédia romântica tipicamente brasileira (Imagem: Gavea Filmes/Divulgação)

Com direção de René Sampaio, que já havia dirigido Faroeste Caboclo outra adaptação cinematográfica de uma música do grupo brasiliense. Alice Braga e Gabriel Leone vivem o casal, que ficou eternizado pela música. Eduardo e Mônica chega aos cinemas em 20 de janeiro.

O Beco do Pesadelo

Uma viagem com um circo itinerante, cheio de atrações sombrias, misteriosas e bizarras. Este é o cenário do suspense O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley), um filme com um superelenco, que vai mostrar até onde um homem movido pela ganância pode chegar. É nessa atmosfera que um elenco estelar conta a história de Stan Carlisle, personagem de Bradley Cooper (Onde Nasce Uma Estrela). No circo Carnival, Stan descobre seu talento de vigarista. Ele aprende técnicas para simular que tem poderes paranormais, de ler a mente das pessoas, de se comunicar com os mortos.

O filme traz a assinatura do mexicano Guillermo Del Toro, diretor de histórias fantásticas como O Labirinto do Fauno e A Forma da Água, grande vencedor do Oscar em 2018, com dobradinha nas categorias Melhor filme e Direção. Del Toro também trabalhou no roteiro, ao lado de Kim Morgan (American Grindhouse), e na produção do longa. Confira nossa crítica do filme.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: longa é sobre um circo dos horrores onde os maiores monstros são humanos (Imagem: Searchlight Pictures/Divulgação)

Além de Cooper, o elenco também conta Cate Blanchett (Não Olhe para Cima), Willem Dafoe (Homem-Aranha: Sem Volta para Casa), Richard Jenkins (The Humans), Rooney Mara (Carol), David Strathairn (Nomadland) e Ron Perlman (Não Olhe para Cima). O Beco do Pesadelo estreia no dia 27 de janeiro nos cinemas brasileiros.

Fevereiro

Moonfall – Ameaça Lunar

Dirigido por Roland Emmerich, responsável por grandes sucessos apocalípticos como Independence Day e 2012, em Moonfall – Ameaça Lunar (Moonfall), a ameaça à humanidade, dessa vez, vem da Lua.

Uma força misteriosa tira o satélite natural de sua órbita e o coloca em rota de colisão com a Terra. A ex-astronauta da NASA Jo Fowler (Halle Berry) está convencida de que tem a resposta para salvar o planeta, mas somente um colega do passado, o astronauta Brian Harper (Patrick Wilson), e o teorista K.C. Houseman (John Bradley) acreditam nela.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Moonfall – Ameaça Lunar é o novo filme catástrofe dirigido por Roland Emmerich, de Independence Day (Imagem: Diamond Films/Divulgação)

Moonfall – Ameaça Lunar estreia exclusivamente nos cinemas brasileiros no dia 3 de fevereiro de 2022.

Mães Paralelas

O novo filme de Pedro Almodóvar, Mães Paralelas (Madres Paralelas), destaque no Festival de Veneza, em setembro de 2021, chega no início do mês na Netflix.

Os filmes mais esperados de 2022
Mães Parelelas, novo filme de Pedro Almodóvar (Imagem: Sony Pictures/Divulgação)

Mães Paralelas é descrito como “a história de duas mães que deram à luz no mesmo dia”. Elas são Janis e Ana, dividiram o quarto de hospital antes do momento do parto. Ambas são solteiras e engravidaram por acidente: Janis, uma mulher de meia-idade, não se arrepende e está exultante; a adolescente Ana, por sua vez, está assustada, arrependida e traumatizada. O longa chega a plataforma de streaming no dia 3 de fevereiro.

Spencer

Em Spencer (sem tradução), acompanhamos três dias na vida da princesa Diana durante o Natal de 1991. Kristen Stewart (Saga Crepúsculo) interpreta a figura icônica. O longa vai explorar o casamento dos príncipes de Gales, em meio aos rumores de traição e divórcio, tudo envolto a paz é exigida durante as festividades de Natal em Sandringham Estate. Tem comida, bebida, tiro e caça. Diana conhece o jogo. Mas neste ano, as coisas serão bem diferentes.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Princesa Diana terá que aguentar a Família Real durante três dias(Imagem: Diamond Films/Divulgação)

Jack Farthing (A Filha Perdida) interpreta o príncipe Charles. O elenco conta ainda com Timothy Spall (The Last Bus), Sally Hawkins (A Forma da Água) e Sean Harris (A Lenda Do Cavaleiro Verde). Pablo Larraín (Jackie) dirige, com roteiro por Steven Knight (Peaky Blinders). Spencer estreia em 3 de fevereiro nos Brasil.

Jackass para Sempre

Jackass para Sempre (Jackass Forever) reúne o elenco original do grupo “Jackass” para mais uma rodada de piadas cruéis com eles mesmos, geralmente perigosas e quase sempre absurdas, agora com o auxílio de novos integrantes no elenco.

A direção é de Jeff Tremaine, um dos criadores de Jackass na MTV no ano 2000 e responsável pelos filmes da franquia desde Jackass: Cara-de-Pau – O Filme, em 2002. Também como sempre, roteiro e produção levam a assinatura do cineasta Spike Jonze (Ela), que é cocriador da série com Tremaine e Knoxville.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Jackass para Sempre reúne o grupo após 20 anos do primeiro longa (Imagem: Paramount/Divulgação)

Originalmente previsto para outubro do ano passado, o filme agora vai estrear em 4 de fevereiro nos Estados Unidos (EUA), mas não tem previsão de lançamento no Brasil.

A Pior Pessoa do Mundo

A Pior Pessoa do Mundo (The Worst Person in the World) narra quatro anos da vida de Julie (Renate Reinsve), uma jovem mulher norueguesa de 30 anos que está navegando pelas águas turbulentas de sua vida amorosa e profissional. Enquanto luta para encontrar um bom parceiro e ingressar no emprego que deseja, ela irá compreender melhor quem realmente é e quais caminhos deve percorrer.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: A Pior Pessoa do Mundo é um dos favoritos ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira (Imagem: Arte France Cinéma/Divulgação)

Dirigido por Joachim Trier (Thelma), que também roteiriza o longa ao lado de Eskil Vogt (Oslo), A Pior Pessoa do Mundo já chamou a atenção no Festival de Cannes e é um dos favoritos para o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira. O filme tem estreia prevista para 10 de fevereiro nos cinemas brasileiros.

Morte no Nilo

Adaptando um dos romances mais populares de Agatha Christie, Morte no Nilo (Death on the Nile) conta a história do casal Linnet Ridgeway Doyle (Gal Gadot) e Simon Doyle (Armie Hammer), que tem a lua de mel a bordo de uma embarcação no rio Nilo interrompida por um assassinato de um dos outros passageiros. O detetive Hercule Poirot (Kenneth Branagh) então decide investigar o caso que tem muitos suspeitos.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Morte no Nilo é a nova adaptação de um romance de Agatha Christie no cinema (Imagem: 20th Century Studios/Divulgação)

O longa, também estrelado por Annette Bening, Rose Leslie, Emma Mackey, Letitia Wright e Russell Brand, e funciona como uma continuação de Assassinato no Expresso do Oriente, que também tinha Branagh interpretando Poirot e Green no roteiro. Morte no Nilo estreia em 10 de fevereiro nos cinemas brasileiros.

Case Comigo

Parece até início dos anos 2000, mas é 2022 mesmo, Jennifer Lopez e Owen Wilson estão protagonizando uma comédia romântica com gostinho de nostalgia chamado Case Comigo (Marry Me).

A trama acompanha uma cantora pop chamada Kat Valdez (Jennifer Lopez) que momentos antes de casar com seu noivo (Maluma), um também conhecido roqueiro no Madison Square Garden, descobre que ele estava a traindo com uma assistente de palco. Assim, a cantora tem um surto no palco e escolhe por acaso um professor de matemática chamado Charlie Gilbert (Owen Wilson) para se casar no lugar. O que começa com uma brincadeira acaba ficando sério. O filme promete explorar relacionamentos, expectativas e destino.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Case Comigo marca o retorno de Jennifer Lopez e Owen Wilson para as comédias românticas (Imagem: Universal Pictures/Divulgação)

Dirigido por Kat Coiro (Um Caso de Amor), com roteiro assinado por John RogersTami Sagher e Harper Dill. Case Comigo tem lançamento previsto para 10 de fevereiro nos cinemas nacionais.

Uncharted: Fora do Mapa

Baseado na famosa franquia de jogos da Sony, a adaptação vai mostrar o jovem Nathan Drake (Tom Holland), um caçador de tesouros, descendente do explorador Francis Drake, iniciando uma jornada em busca de um tesouro na lendária cidade sul americana de El Dorado. Lá, acabam sendo perseguidos por um grupo de mercenários que também busca o tesouro perdido.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Uncharted: Fora do Mapa é a aposta da Sony nos cinemas de uma das principais franquia da empresa nos games (Imagem: Reprodução)

Além de Tom Holland, Mark Wahlberg como Sully, Antonio Banderas como o vilão Moncada e Chloe Frazer como Sophia Taylor Ali, também fazer parte do elenco do filme, que será drigido por Ruben Fleischer (Venom). Uncharted: Fora do Mapa (Uncharted) tem estreia marcada para o dia 17 de fevereiro no Brasil.

Licorice Pizza

Com diversos atrasos para a estreia oficial no Brasil, Licorice Pizza (sem tradução) chega em fevereiro aos cinemas brasileiros. Aclamado pela crítica de modo geral, o novo filme Paul Thomas Anderson (Trama Fantasma) se passa nos anos 70, em San Fernando Valley, e é protagonizado por dois estreantes na atuação: Cooper Hoffman, filho do saudoso Phillip Seymour Hoffman, que foi frequente colaborador de Anderson, e Alana Haim, da banda HAIM, que já contou com diversos clipes dirigidos pelo cineasta.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: longa é uma história amor de adolescentes suburbanos nos anos 70 (Imagem: MGM/Divulgação)

O longa conta também com Bradley Cooper (O Beco do Pesadelo) como Jon Peters, figura da vida real que produziu o Nasce Uma Estrela, de Barbra Streisand. Skyler Gisondo (Loucura do Tempo), Maya Rudolph (Idiocracia), Bennie Safdie (Bom Comportamento) e Tom Waits (Os Mortos Não Morrem) completam o elenco. Licorice Pizza estreia dia 17 de fevereiro no Brasil.

O Massacre da Serra Elétrica: o Retorno de Leatherface

O Massacre da Serra Elétrica: o Retorno de Leatherface (Texas Chainsaw Massacre) é mais um soft reboot de terror, em que desconsidera todas as continuações e remakes do original de 1974, de Tobe Hooper. Ou seja, ele tentará se manterá fiel ao clássico, mas trazendo uma nova história.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: O Massacre da Serra Elétrica: o Retorno de Leatherface será uma continuação direta do original, de 1974 (Imagem: Netflix/Divulgação)

A trama é ambientada alguns anos depois dos eventos do original, mostrando como o assassino Leatherface reaparece após a fuga de Sally. Dirigido por David Blue Garcia (Tejano), O Massacre da Serra Elétrica: o Retorno de Leatherface está previsto para 18 de fevereiro, na Netflix.

A Luz do Demônio

A Luz do Demônio (The Devil’s Light) é o novo terror dirigido por Daniel Stamm, de O Último Exorcismo. Na nova produção Stamm volta a abordar o exorcismo ao contar a história da freira Ann (Jacqueline Byers), que acredita que a sua verdadeira vocação é realizar exorcismos. Mas ela está em desacordo com as ordens da instituição, pois apenas padres podem realizar a atividade.

Para testar as suas capacidades, ela conhece um paciente que luta contra uma possessão. Agora Ann precisará enfrentar a verdadeira face do mal ao descobrir que a força demoníaca tem ligações com o seu passado.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Daniel Stamm volta a abordar exorcismo em A Luz do Demônio (Imagem: Reprodução)

Além de Byers, o longa conta com Colin Salmon (Anônimo), Lisa Palfrey (Gwledd), Velizar Binev (Code Red) Ben Cross (A Experiência 4), Christian Navarro (13 Reasons Why) Nicholas Ralph (CS Lewis: The Most Reluctant Convert) e Virginia Madsen (O Mistério de Candyman). O roteiro foi escrito por Robert Zappia (Halloween H20: 20 Anos Depois). A Luz do Demônio estreia nos EUA no dia 25 de fevereiro e não há previsão de estreia no Brasil.

Março

The Batman

Considerado por muitos como a principal estreia do ano, The Batman (ainda sem tradução oficial para o Brasil) promete trazer uma versão ainda mais sombria e crua de um dos principais personagens da DC Comics. Com Robert Pattinson interpretando Brune Wayne e vestindo a máscara do Homem-Morcego, ele terá que enfrentar o Charada (Paul Dano) e contará com a ajuda da Mulher-Gato (Zoë Kravitz).

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Protagonizado por Robert Pattinson, The Batman promete um longa mais sombrio do Homem-Morcego (Imagem: Reprodução)

Completam o elenco Jeffrey Wright como o Comissário James Gordon, Andy Serkis como o mordomo Alfred Pennyworth, Colin Farrel como o vilão Oswald Cobblepot/Pinguim, Peter Sarsgaard como o promotor corrupto Gil Colson e John Turturro como o mafioso Carmine Falcone. Com direção de Matt Reeves (O Planeta dos Macacos: A Guerra), a estreia de The Batman segue marcada para 3 de março.

Red: Crescer é uma Fera

Em Red: Crescer é uma Fera (Turning Red) Mei Lee é uma garota de 13 anos confiante e “meio boba”, dividida entre continuar sendo a filha zelosa de sua mãe e viver o caos da adolescência. Como se mudanças em seus interesses, relacionamentos e corpo não bastassem, sempre que ela fica muito nervosa (o que para uma adolescente é praticamente toda hora), ela se transforma em um panda vermelho gigante.

Esse é o primeiro longa-metragem da Pixar dirigido única e exclusivamente por uma mulher, que inclusive já foi reconhecida com um Oscar por um curta dos estúdios. Domee Shi, diretora de Bao, filme da Pixar que antecipou a exibição de Os Incríveis 2 nos cinemas, comanda e roteiriza o longa e conta com mais apoio feminino da produção: o de Lindsey Collins, que trabalhou em Wall-E e Procurando Dory.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Red: Crescer é uma Fera será lançado direto no Disney+ (Imagem: Divulgação / Pixar Animation Studios)

Red: Crescer é uma Fera não será mais lançado nos cinemas, chegando direto ao Disney+ em 11 de março. A mudança no método de lançamento valerá para todos os territórios em que o streaming está disponível, incluindo o Brasil.

Cidade Perdida

Cidade Perdida (Lost City) marca o retorno de Sandra Bullock aos cinemas após protagonizar duas produções consecutivas em streaming: Bird Box e Imperdoável, ambos da Netflix. Ao lado de Channing Tatum, eles protagonizarão uma aventura envolvendo um sequestro e uma caça ao tesouro.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Cidade Perdida é uma comédia de aventura envolvendo uma caça ao tesouro (Imagem: Paramount Pictures/Divulgação)

Além de Bullock e Tatum, o longa traz ainda Daniel Radcliffe, Da’Vine Joy Randolph, Oscar Nuñez, Patti Harrison e Bowen Yang no elenco. Cidade Perdida tem direção assinada pelos irmãos Adam e Aaron Nee (ambos de Band of Robbers), que assinam o roteiro ao lado de Oren Uziel e Dana Fox com base no argumento de Seth Gordon (Quero Matar Meu Chefe). O longa estreia 24 de março nos cinemas brasileiros.

Everything Everywhere All At Once

O Multiverso não é exclusividade da Marvel ou da DC. Everything Everywhere All At Once (Tudo em todos os lugares ao mesmo tempo, em tradução livre) é o novo filme de ficção científica da A24 com Michelle Yeoh, que explora o Multiverso, pelos cineastas Daniel Kwan e Daniel Scheinert, dupla responsável pelo bizarrro Um Cadáver Para Sobreviver.

Na trama acompanhamos a personagem Mrs.Yang (Michelle Yeoh), uma exausta mulher sino-americana que parece não conseguir pagar seus impostos. Em uma miríade de cenas, Yang é lançada em um multiverso onde ela descobre inúmeras variantes de si mesma espalhadas por todas as dimensões. Em uma montagem que às vezes retrata alegremente Yang percebendo que ela tem acesso às memórias, emoções e habilidades de cada variante.

Os filmes mais esperados de 2022. Neste ano teremos clássicos repaginados, continuações, live-actions, adaptação de games e mais. Confira os filmes mais esperados de 2022!
Filmes mais esperados de 2022: Em Everything Everywhere All At Once o multiverso chegou à A24 (Imagem: Divulgação/A24)

Além de Michelle Yeoh, o elenco conta com Stephanie Hsu, Ke Huy Quan, Jenny Slate, Harry Shum Jr., James Hong e Jamie Lee Curtis. Everything Everywhere All At Once está marcado para ser lançado no dia 25 de março nos EUA, mas segue sem data prevista para lançamento no Brasil.

Abril

Morbius

Um dos personagens mais interessantes e conflituosos da Marvel chega à tela grande com o vencedor do Oscar Jared Leto se transformando no enigmático anti-herói Michael Morbius. Gravemente adoecido com um raro distúrbio sanguíneo e determinado a salvar outros que sofrem do mesmo destino, o Dr. Morbius arrisca tudo numa aposta desesperada. E embora a princípio tudo pareça um sucesso absoluto, surge uma escuridão que se desencadeia dentro dele.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Morbius chega em abril após vários adiamentos (Imagem: Sony/Divulgação)

O longa é dirigido por Daniel Espinosa (Crimes ocultos) e conta com Jared Harris, J.K. Simmons, Michael Keaton e Adria Arjona no elenco. Após vários adiamentos durante a pandemia de Covid-19, Morbius estreia no Brasil no dia 1º de abril.

Sonic 2

Com a proposta de ser maior e trazer mais personagens dos games, Sonic 2 chega em abril em uma trama que parece adaptar os jogos 2 e 3 da franquia principal. Isso quer dizer que, a continuação terá a presença de Tails (que terá a dublagem de Colleen O’Shaughnessey, que também interpreta o personagem nos games) e o rival do Sonic Knuckles (Idris Elba).

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Sonic 2, assim como nas continuações dos games, terá Tails e Knuckles (Imagem: Divulgação/Paramount)(Imagem: Reprodução)

Tirando as adições, o elenco, assim como a aquipe criativa do primeiro filme segue a mesma: Jeff Fowler na direção, Pat Casey e Josh Mille com o roteiro e os produtores Neal H. Moritz, Toby Ascher e Toru Nakahara. No elenco voltam James Marsden (franquia X-Men), como Tom Wachowski – amigo de Sonic, Jim Carrey como o vilão Robotnik e Ben Schwartz, a voz por trás do ouriço herói. O lançamento de Sonic 2 está marcado para 8 de abril.

Ambulância: Um Dia de Crime

Ambulância: Um Dia de Crime (Ambulance) é o novo filme de ação do diretor Michael Bay, no qual um homem, chamado Will Sharp (Yahya Abdul-Mateen II) está desesperado para salvar a vida de esposa, que precisa de um caro tratamento médico.

Então ele acaba por pedir ajuda de seu irmão adotivo Danny (Jake Gyllenhaal), que oferece a Will uma missão: assaltar um banco em Los Angeles e levar 32 milhões de dólares, mas os irmãos se dão mal na hora da fuga. Para tentar escapar sem deixar rastros, eles sequestram uma ambulância, mas isso só deixa a fuga ainda mais difícil.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Ambulância: Um Dia de Crime é a nova ação dirigida por Michael Bay (Imagem: Universal Pictures/Divulgação)

Além deles, a atriz Eiza González (Em Ritmo de Fuga) também incorpora a trama como a médica da ambulância. Com roteiro de Chris Fedak (Legends of Tomorrow), o filme estreia no dia 18 de abril.

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, o terceiro capítulo da série derivada de Harry Potter chega aos cinemas em abril. As maiores novidades do filme estão no elenco: Mads Mikkelson fica com o papel do vilão Gellert Grindelwald, interpretado anteriormente por Johnny Depp, e a atriz brasileira Maria Fernanda Cândido confirmou que estará no longa.

A trama verá o célebre bruxo de Hogwarts, que sabe da busca por controle de Grindelwald, ao perceber isso, Alvo Dumbledore (Jude Law) pede que Newt Scamander (Eddie Redmayne) o ajude, liderando uma corajosa equipe em uma perigosa missão na qual eles encontrarão velhos e novos animais fantásticos, além da crescente legião de seguidores do vilão.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore é o terceiro capítulo do derivado de Harry Potter (Imagem: Warner Bros. Pictures/Divulgação)

David Yates, que havia comendado os dois primeiros longas, retorna na direção, o roteiro é da autora dos livros de Harry Potter, J. K. Rowling em colaboração com Steve Kloves. Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore tem estreia prevista para 15 de abril de 2022.

Os caras Malvados

Os Caras Malvados (The Bad Guys) é o novo filme da Universal Pictures, baseado na série de livros infantis homônima de Aaron Blabey e Janice Florido. Na trama um grupo de criminosos que são capturados após anos tendo 100% de sucesso em suas fugas. Agora. sob a tutela do Professor Marmalade, seu novo mentor, eles se propõem a enganar o mundo, alegando que foram transformados para o bem.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Será que os caras malvados estão dispostos a serem caras bonzinhos? (Imagem: Universal Pictures/Divulgação)

Os Caras Malvados é dirigido por Pierre Perifel, animador com créditos em Kung Fu Panda, mas que faz sua estreia como diretor de longa-metragem. A animação chega aos cinemas americanos no dia 22 abril, mas segue sem data divulgada para o Brasil.

The Northman

Considerado um dos principais nomes da nova geração do terror, Robert Eggers, diretor de A Bruxa e O Farol, lançará este ano o thriller viking The Northman (O Homem do Norte, em tradução livre). Estrelado por Alexander Skarsgård como o príncipe Viking Amleth.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: The Northman é o novo longa de Robert Eggers, diretor de A Bruxa e O Farol (Imagem: Reprodução)

O filme, ambientado na Islândia na virada do século X. Além de Skarsgård, Anya Taylor-Joy, Nicole Kidman, Ethan Hawke,Willem Dafoe, e Björk estão no elenco. Eggers dirige e coescreve junto ao poeta e romancista islandês Sjón Sigurdsson. The Northman estreia nos cinemas em 22 de abril.

O Peso do Talento

Nicolas Cage se tornou um grande personagem nos últimos anos, seja por suas escolhas de papéis em filmes questionáveis, como também por interpretações surpreendentes, como no recente Pig. Aproveitando esse momento da carreira do ator, o diretor Tom Gormican (Namoro ou Liberdade) escalou Cage para interpretar a si mesmo em O Peso do Talento (The Unbearable Weight of Massive Talent).

No filme, a versão ficcional de Nicolas Cage está falido e e aceita aparecer na festa de aniversário de um fã bilionário. Porém, o ator não sabia que esse super fã também é um chefão do crime e quando as coisas dão errado e a CIA se envolve, ele precisa revisitar seus personagens mais icônicos de produções como Con Air, A Lenda do Tesouro Perdido e Motoqueiro Fantasma.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Nicolas Cage interpreta a si mesmo em O Peso do Talento (Imagem: Parisfilmes/ Divulgação)

O elenco conta também com Pedro Pascal, Neil Patrick Harris e Tiffany Haddish. O Peso do Talento estreia no dia 22 de abril nos EUA, mas ainda não tem data prevista para os cinemas brasileiros.

Maio

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Cada vez mais importante dentro do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), o segundo filme solo do Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) é uma das principais estreias da Marvel em 2022. Doutor Estranho no Multiverso da Loucura veio sem surpresas, a começar pelo título, que promete aprofundar ainda mais o conceito de realidades alternativas introduzido em Vingadores: Ultimato e em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Doutor Estranho no Multiverso da Loucura marca o retorno de Sam Raimi aos filmes de super-heróis (Imagem: Reprodução)

Mas não é só isso, o longa é descrito por Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, como o primeiro filme de terror do MCU e, ao menos por enquanto, ninguém tem ideia do que isso quer dizer. Foi confirmado também que Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen), a Feiticeira Escarlate, vai estar na história, que terá ligação com a série WandaVision, do Disney+. O longa também terá a estreia de América Chavez (Xochitl Gomez). Dirigido Sam Raimi, que retorna às adaptações de HQs após a trilogia Homem-Aranha, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura estreia nos cinemas em 6 de maio.

DC Liga dos Superpets

Em DC Liga dos Superpets (DC League of Super Pets) começamos acompanhando o cotidiano de Krypto, o cachorro do Superman. Com direito a uma piadinha com o Homem de Ferro da Marvel, essa etapa inicial revela que o cãozinho tem problemas para socializar com os animais comuns da Terra. Isso deve mudar quando a Liga da Justiça cai em uma armadilha de Lex Luthor, fazendo com que Krypto e outros pets famosos do Universo DC partam para o resgate.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: sem a Liga da Justiça em ação, os Pets dos heróis devem salvar o dia (Imagem: Warner Bros. Pictures/Divulgação)

O elenco de vozes original de DC Liga dos Super-Pets conta com Dwayne JohnsonKeanu ReevesKevin HartJohn Krasinski e mais. A animação conta com roteiro de Jared Stern (LEGO Batman: O Filme), que também vai codirigir a produção com Sam Levine (Penn Zero: Quase Herói). A estreia do longa está prevista para 19 de maio.

Top Gun: Maverick

Depois de mais de 30 anos servindo a marinha como um dos maiores pilotos de caça, Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise) continua na ativa, se recusando a subir de patente e deixar de fazer o que mais gosta, que é voar. Maverick é ordenado a retornar à escola de pilotos e treinar um novos graduados da Top Gun para uma missão especializada que nenhum piloto jamais viu. 

Com direito a queixas no reclame aqui, god of war no pc despertou a irá dos fãs
Filmes mais esperados de 2022: Top Gun: Maverické a sequência do clássico dos anos 80, que tem o retorno de Tom Cruise como protagonista (Imagem: Paramount Pictures/Divulgação)

A tão aguardada sequência sofreu vários atrasos em sua programação de lançamento devido à pandemia. Joseph Kosinski, que anteriormente dirigiu Cruise em Oblivion, comandará a sequência desse clássico oitentista. O roteiro foi escrito originalmente por Peter Craig, Justin Marks e Eric Warren Singer, mas foi retrabalhado por Christopher McQuarrie (Missão Impossível). Top Gun: Maverick chega aos cinemas em 27 de maio.

Junho

Bob’s Burgers: O Filme

A premiada animação Bob’s Burguer da FOX ganhará filme. Após 11 temporadas, o desenho animado terá o primeiro longa-metragem em formato comédia musical com os personagens da série de TV e baseada no curta-metragem que carrega um título um tanto quanto polêmico: “My Butt Has A Fever” (Minha Bunda Está com Febre, na tradução literal para o português). No entanto, o showrunner da série, Loren Bouchard, que comanda o filme, garante que a produção para os cinemas terá uma história nova.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Após 11 temporadas, a animação adulta ganha seu primeiro longa-metragem (Imagem: FOX/Divulgação)

O desenho voltado para adultos tem como foco a família de Bob Belcher, dona da lanchonete Bob’s Burger. Bob é um homem simples que acredita na qualidade da comida, mas que não se preocupa em oferecer um bom atendimento ao cliente. A série já conta com 197 episódios e é transmitida pelo canal FX no Brasil. Já Bob’s Burgers: O Filme (The Bob’s Burgers Movie) tem a estreia marcada para o dia 30 de maio.

Jurassic World: Domínio

A história de Jurassic World: Domínio (Jurassic World: Dominion) ainda é um grande mistério, com o elenco e a equipe guardando seus segredos. Porém, sabe-se que esta terceira parte mostrará como dinossauros e humanos estão convivendo dividindo o mesmo espaço. O longa também contará com o retorno dos personagens dos dois primeiros filmes.

Sendo assim, Chris Pratt e Bryce Dallas Howard voltam como os protagonistas Owen e Claire, e dos personagens de Jake Johnson e Omar Sy presentes no primeiro filme, além de Justice Smith, Daniella Pineda e Isabella Sermon, vistos no segundo filme. Sam Neill, Jeff Goldbum e Laura Dern também retornarão para reprisar, respectivamente, os papéis de Alan Grant, Ian Malcolm e Ellie Sattler, vistos pela primeira vez no primeiro Jurassic Park, de 1993. BD Wong também retorna como o Dr. Henry Wu. Também estão no elenco Mamoudou Athie, DeWanda Wise, Dichen Lachman, Scott Haze e Campbell Scott.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Terceiro filme da série mostrará como dinossauros e humanos estão convivendo dividindo o mesmo espaço (Imagem: Universal Pictures/Divulgação)

O filme é roteirizado por Emily Carmichael (Círculo de Fogo: A Revolta) e Colin Trevorrow, com base em uma história criada por Trevorrow e Derek Connolly, co-roteiristas do primeiro Jurassic World. Trevorrow, que também dirigiu Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros, retorna para a direção. A produção ainda conta com Steven Spielberg. Jurassic World: Domínio estreia em 10 de junho de 2022.

Lightyear

Lightyear (sem tradução) é um filme classificado como um sci-fi de ação e aventura, que vai apresentar a história de origem do verdadeiro Buzz Lightyear, o patrulheiro espacial que conquistou gerações de fãs e inspirou o brinquedo de Toy Story. Chris Evans faz a voz original de Lightyear.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Longa contará a história do Buzz Lightyear original, que inspirou a linha de brinquedos na série Toy Story (Imagem: Disney Pixar/Divulgação)

A direção é de Angus MacLane, veterano da Pixar, que trabalha no departamento de animação no estúdio desde 1997, e teve seu primeiro trabalho de direção no curta BURN-E. Ele trabalhou também em dois curtas de Toy Story e co-dirigiu Procurando Dory. Lightyear estreia em 17 de junho de 2022 nos cinemas.

Telefone Preto

O Telefone Preto (The Black Phone) é o novo terror do diretor Scott Derrickson (A Entidade), com produção da Blumhouse. A sinopse descreve: Finney Shaw (Mason Thames), um menino tímido, mas inteligente, de 13 anos, é sequestrado por um assassino sádico (Ethan Hawke) e preso em um porão à prova de som, onde gritar é de pouca utilidade. Quando um telefone desconectado na parede começa a tocar, Finney descobre que pode ouvir as vozes das vítimas anteriores do assassino. E eles estão determinados a garantir que o que aconteceu com eles não aconteça com Finney. O elenco conta ainda com Madeleine McGraw, Jeremy Davies, e James Ransone.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Telefone Preto marca o retorno do diretor Scott Derrickson ao terror (Imagem: Universal Pictures/Divulgação)

O filme é baseado em conto homônimo do escritor Joe Hill. Derrickson adapta junto a Robert Cargill (Doutor Estranho), e também dirige. O Telefone Preto estreia em 24 de junho nos cinemas dos EUA, ainda sem data no Brasil.

Elvis

O cineasta australiano Baz Luhrmann, conhecido por ter dirigido o premiado musical Moulin Rouge, volta para uma grande produção musical, dessa vez para conduzir a cinebiografia de Elvis Presley, com o título provisório de Elvis.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: O ator Austin Butler será Elvis Presley na cinebiografia do artista, que será dirigida por Baz Luhrmann (Colagem: Theo Wargo/Getty Images)

O ator Austin Butler será Elvis Presley num filme que focará no relacionamento complicado com seu empresário enigmático, Coronel Tom Parker (Tom Hanks). O longa também traz atriz Olivia DeJonge como Priscilla Presley. Completam a lista de nomes Gary Clark, Jr., Yola, Shonka Dukureh, Shannon Sanders, Lenesha Randolph, Jordan Holland, Kelvin Harrison Jr. e Alton Mason. Elvis está previsto para chegar aos cinemas em 24 de junho.

Julho

Thor: Love and Thunder

Depois de dois filmes não muito bem aceitos por crítica e público, o diretor neozelandês Taika Waititi mudou o tom do Thor em Ragnarok e transformou o Deus do Trovão em um dos personagens mais carismáticos e engraçados do MCU. Agora Waititi, que retorna ao comendo da franquia, será o responsável por definir o futuro dos personagens vividos por Chris Hemsworth e Natalie Portman em Thor: Love and Thunder – que, em tradução livre é Thor: Amor e Trovão.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Thor: Love and Thunder marcará a introdução da Poderosa Thor no MCU (Imagem: Divulgação/Marvel)

A trama do novo filme irá seguir um recente arco de histórias da Marvel Comics, onde Jane Foster (Natalie Portman) ostentou o título de Poderosa Thor depois que o personagem original se tornou “Indigno”. Odinson então não conseguiu empunhar o martelo Mjolnir, e seu poder foi dado a Jane, que assumiu o manto e se juntou aos Vingadores.

Além de Portman e Hemsworth, o longa contará com os membros dos Guardiões da Galáxia Karen Gillan como Nebulosa, Chris Pratt como Peter Quill e Sean Gunn como Kraglin. Gorr, O Carniceiro dos Deuses, interpretado por Christian Bale será o antagonista do filme. Thor: Love and Thunder chega aos cinemas em 8 de julho.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Misterioso Nope será o novo filme de Jordan Peele (Imagem: Divulgação/Universal Pictures)

Após Corra!, o até então comediante Jordan Peele chamou a atenção do mundo com seus filmes que dialogam o terror com comentários sociais. Nope, seu novo filme ainda é um grande mistério. Tudo que sabemos é que Nope trata-se de uma gíria para “Não” em inglês. Nope terá no elenco Daniel KaluuyaSteven Yeun Keke Palmer. Além da direção Peele também será o responsável pelo roteiro do longa, que por sua vez, estreia no dia 22 de junho.

Adão Negro

Adão Negro, filme que adapta o supervilão da DC Comics para as telonas na pele de Dwayne “The Rock” Johnson pretendo explorar uma das principais características do personagem nos quadrinhos: seus tons de cinza. Embora seja mais conhecido como o principal vilão do Shazam, o Adão Negrp em diversas sagas já mostrou que é mais do que apenas vilanesco.

A versão de Dwayne Johnson, por mais que tenha as mesmas origens dos quadrinhos, na qual o personagem é desperto quase 5 mil anos depois de ter sido conferido com os poderes dos deuses egípcios e aprisionado logo em seguida. Diferente da versão dos quadrinhos, em que o personagem está em busca de vingança no mundo moderno, o Adão Negro dos cinemas deve caminhar entre o vilanesco para o heroico com a ajuda da Sociedade da Justiça.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Adão Negro será a estreia de Dwayne Johnson nos filmes de super-heróis (Imagem: Divulgação/Warner)

Estarão no elenco Noah Centineo como Esmaga-Átomo, Aldis Hodge como Gavião Negro, Quintessa Swindell como Ciclone e Pierce Brosnan como Senhor Destino. O elenco conta ainda com Marwan Kenzari e Sarah Shahi em papéis não divulgados.

Rory Haines e Sohrab Noshirvani (ambos da série Informer) escrevem a última versão do roteiro, feita anteriormente por Adam Sztykiel (Rampage: Destruição Total). O filme terá a direção de Jaume Collet-Serra, que trabalhou com Dwayne Johnson em Jungle Cruise. Adão Negro tem a estreia marcada para 29 de julho.

Agosto

O Homem de Toronto

Os filmes mais esperados de 2022
O Homem de Toronto promete muita ação e comédia (Imagem: Sony Pictures/Divulgação)

Nessa comédia de ação acompanhamos o que acontecerá quando o maior assassino do mundo conhecido como O Homem de Toronto (Man From Toronto), interpretado por Woody Harrelson e Teddy (Kevin Hart), o maior perdedor de Nova York são confundidos um com o outro ao alugar um apartamento via AirBnB. Assim, o Homem de Toronto e Teddy são forçados a trabalhar juntos para salvarem o dia, mas a grande questão que fica é, será que eles vão conseguir se salvar deles mesmos?

No elenco temos ainda Lela LorenJencarlos Canela Jasmine Mathews. O Homem de Toronto chega nos EUA em 12 de agosto, mas não tem data no Brasil.

Setembro

Dark Harvest

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Dark Harvest adaptará um livro de horror ambientado nos anos 60 (Imagem: MGM/Divulgação)

Dark Harvest (Colheira Sombria, em tradução livre) é o novo filme de terror de David Slade, responsável por 30 Dias de Noite. O Longa é baseado no livro homônimo de Norman Partridge. Ainda há poucas informações sobre a produção, apenas que os atores Casey Likes (Krampus Origins) e Emyri Crutchfield (Burning Cane).

Conforme a sinopse, o longa será ambientado no Halloween de 1963, em uma pequena cidade de Midwestern, onde adolescentes tentam derrotar a entidade Sawtooth Jack (Jack dente de serra, em tradução livre), que todo ano amedronta os cidadãos. Derrotar a entidade é a única saída para se livrar da maldição que é viver naquele lugar. Dark Harvest tem estreia prevista para 9 de setembro nos EUA, ainda sem data no Brasil.

Não Se Preocupe Querida

Após uma elogiada estreia com a comédia indie Fora de Série, o segundo longa-metragem dirigido por Olivia Wilde será o thriller psicológico Não Se Preocupe Querida (Don’t Worry, Darling). Com poucos detalhes revelados, o projeto está sendo descrito como “um thriller psicológico para a era do Time’s Up”, e será centrado em uma dona de casa infeliz dos anos 1950. Time’s Up é um movimento contra o assédio sexual e foi fundado em 1º de janeiro de 2018 por celebridades de Hollywood em resposta ao efeito das denúncias contra o produtor Harvey Weinstein e ao movimento #MeToo.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Não Se Preocupe Querida é o segundo longa dirigido por Olivia Wilde (Imagem: Warner Bros. Pictures/Divulgação)

Fazem parte do elenco Chris Pine, Harry Styles, Florence Pugh e a própria diretora Olivia Wilde. O roteiro do longa, dos irmãos Shane e Carey Van Dyke será reescrito por Katie Silberman, parceira de Wilde em Fora de Série. Não Se Preocupe Querida estreia 23 de setembro nos EUA, ainda sem data no Brasil.

Missão: Impossível 7

Missão: Impossível é uma das franquias de ação mais consistentes dos últimos tempos e seu sétimo capítulo chega finalmente em 2022, após alguns adiamentos. Dirigido por Christopher McQuarrie, que comanda a franquia desde Nação Secreta, Missão: Impossível 7 terá, claro, o retorno do agente Ethan Hunt (Tom Cruise), dessa vez com a tarefa de recuperar plutônio roubado, mas ele acaba optando por salvar sua equipe em vez de completar a missão e agora terá que conter que as armas nucleares caiam em mãos inimigas.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Tom Cruise está de volta em Missão: Impossível 7 (Imagem: Divulgação/Empire)

Além de Tom Cruise, Missão: Impossível 7 terá os retornos de Rebecca Ferguson, Simon Pegg, Ving Rhames, Vanessa Kirby e Michelle Monaghan. Hayley Atwell, Esai Morales, e Pom Klementieff são as novidades no elenco. Missão: Impossível 7 estreia em 30 de setembro nos cinemas.

Outubro

Homem-Aranha no Aranhaverso 2, Parte 1

Homem-Aranha no Aranhaverso é consderado por muitos como um dos melhores filmes baseado em histórias em quadrinhos de todos os tempos. Apresentando – em animação – uma diferente história de origem ao Homem-Aranha Miles Morales, envolvendo multiverso e amadurecimento, o longa ganhará uma continuação esse ano.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Homem-Aranha no Aranhaverso 2, Parte 1 promete mais aventuras pelo multiverso do Teioso (Imagem: Reprodução)

Em Homem-Aranha no Aranhaverso 2, Parte 1 como diz já no título, será a primeira parte de uma história dupla, que deve concluir esse arco de multiversos apresentados no primeiro longa. Ainda não sabemos muito sobre a trama dessa nova aventura, apenas que Miles terá novamente a companhia de Gwen Stacy e que o Homem-Aranha 2099 também estará no filme.

Homem-Aranha no Aranhaverso 2, Parte 1 terá direção de Kemp Powers (Soul), Joaquim Dos Santos (Liga da Justiça Sem Limites) e Justin K. Thompson (As Meninas Super-Poderosas). A estreia do filme está marcada para 7 de outubro.

Halloween Ends

Finalizando a nova franquia de Halloween, que começou em 2018 — no qual desconsidera todas as continuações da franquia e levando como cânone apenas o filme original de 1978 — comandada por David Gordon Green, Halloween Ends promete ser o capítulo final da história entre Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) e o assassino mascarado chamado Michael Myers.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Halloween Ends finaliza a nova trilogia de filmes focada em Laurie Strode e Michael Myers (Imagem: Reprodução)

A último longa contará com personagens conhecidos da franquia, tais como Lindsey Wallace (Kyle Richards), Tommy Doyle (Anthony Michael Hall), Marion Chambers (Nancy Stephens), Leigh Brackett (Charles Cyphers) e Lonnie Elam (Robert Longstreet). Halloween Ends ainda não tem data marcada para estreia, mas ela deverá acontecer em outubro, mês do Halloween.

Novembro

The Flash

Inspirado na famosa saga dos quadrinhos Flashpoint, o primeiro filme solo do Velocista Escarlate chega aos cinemas em 2022. Na trama, o herói volta no tempo para impedir o assassinato de sua mãe e acaba criando uma realidade alternativa cruel.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: The Flash introduzirá o conceito de multiverso nos filmes da DC Comics (Imagem: Reprodução)

O filme terá Sasha Calle como a Supergirl, os retornos de Michael Keaton e Ben Affleck como Batman, e outras versões de heróis também devem marcar presença. Maribel Verdú será a mãe de Barry, Nora Allen, e Kiersey Clemons será Iris West. Ron Livingston assume o papel de Henry Allen, depois que Billy Crudup teve de deixar o projeto.

Depois de três diretores, e duas versões diferentes do roteiro, The Flash encontrou em Andy Muschietti, cineasta responsável por It – A Coisa e sua sequência, o seu novo comandante. Christina Hodson (Aves de Rapina) está a cargo do roteiro. Benjamin Wallfisch, também de It- A Coisa, compõe a trilha sonora. The Flash estreia em 4 de novembro.

Pantera Negra: Wakanda Forever

Sem Chadwick Boseman, depois da morte do ator em agosto de 2020, Pantera Negra: Wakanda Forever quer ser um projeto que honra a memória do ator, assim como ser tão relevante quando o primeiro filme. Sendo assim, o papel do rei T’Challa não será reescalado, e a produção segue para honrar seu legado. Embora ainda não confirmados, espera-se que Danai Gurira, Letitia Wright, Daniel Kaluuya, Winston Duke, Lupita Nyong’o, Florence Kasumba, e Angela Bassett retornem para a sequência.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Sem Chadwick Boseman, Pantera Negra: Wakanda Forever será uma obra sobre legado (Imagem: Divulgação/Marvel)

Entre as novas adições, Dominique Thorne será a heroína Coração de Ferro, e especula-se que Tenoch Huerta faça parte do elenco, como um vilão. Com roteiro e direção de Ryan Coogler, o mesmo responsável pelo primeiro longa da franquia, Pantera Negra: Wakanda Forever tem estreia em 11 de novembro, mas devido às interrupções na gravação do longa, esse data possivelmente será alterada.

The Fabelmans

The Fabelmans (sem tradução) é um drama semiautobiográfico inspirado na vida de Steven Spielberg, que será dirigido pelo próprio cineasta. Ainda não há muitos detalhes sobre a produção, sabendo-se apenas que será uma versão dramatizada da jornada de um jovem Spielberg, indo de amante do cinema a um dos diretores mais influentes de todos os tempos.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Filme semiautobiográfico inspirado na juventude de Spielberg será dirigido por ele mesmo (Imagem: Just Jared)

O elenco conta com o estreante Gabriel LaBelle interpretando Sammy, um jovem aspirante a cineasta baseado no próprio Spielberg; e Julia Butters (Era uma vez em Hollywood) como Annie, sua irmã. Já Paul Dano (Okja) e Michelle Williams (Venom: Tempo de Carnificina) interpretam os pais do menino, enquanto Seth Rogen (Não Olha para Cima) será o personagem inspirado no tio favorito de Spielberg.

Spielberg irá dirigir e, pela primeira vez desde A.I.: Inteligência Artificial, também está envolvido no roteiro, junto a Tony Kushner, roteirista indicado ao Oscar por Lincoln e Munique. The Fabelmans tem estreia prevista para 23 de novembro nos EUA, mas sem data no Brasil.

Creed III

Marcando a estreia de Michael B. Jordan, o astro da trilogia, como diretor, Creed III também será o primeiro filme da franquia Rocky — embora essa seja uma trilogia derivada — sem a presença de Sylvester Stallone.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Creed III marca a estreia de Michael B. Jordan na direção (Imagem: Warner Bros. Pictures/Divulgação)

Pouco se sabe sobre a trama do filme, mas o ator Jonathan Majors (The Lovecraft Country) será o antagonista da vez. Jordan produz e dirige, baseado em um tratamento por Ryan Coogler, com roteiro assinado por Keenan Coogler (Space Jam: Um Novo Legado) e Zach Baylin (King Richard).

Tessa Thompson e Phylicia Rashad devem retornar como Bianca e Mary Anne Creed, respectivamente. Creed III estreia em 23 de novembro.

Strange World

Strange World (Mundo Estranho, em tradução livre) é o próximo projeto da Disney Animation. Ele é um filme de ação e aventura segue uma jornada para dentro de uma terra inexplorada e traiçoeira onde criaturas fantásticas irão encontrar a lendária família Clade, exploradores cujas diferenças podem acabar ruindo sua última e mais importante missão.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: filme será a nova aventura dos criadores de Raya e o Último Dragão (Imagem: Disney/Divulgação)

A animação tem direção de Don Hall, e codireção e roteiro por Qui Nguyen. Ambos trabalharam juntos em Raya e o Último Dragão. Strange World tem estreia prevista para 23 de novembro de 2022 nos EUA. No Brasil, o filme também chega em 2022.

Dezembro

Aquaman and the Lost Kingdom

A DC retorna com o herói mais rentável em 2022 com Aquaman and the Lost Kingdom (Aquaman e o Reino Perdido, em tradução livre). Pouco se sabe sobre a trama do longa, mas a escalação do elenco já nos dá alguns indícios. Indya Moore (Queen & Slim), por exemplo, será Karshon, originalmente vilão do Lanterna Verde, um tubarão que ganha inteligência e poderes telepáticos após ser atingido por radiação. Já Jani Zhao (South) será uma nova personagem chamada Stingray, sem descrição sobre alinhamento. E Vincent Regan (Poldark) será o rei Atlan, antigo líder de Atlantis que causou o afundamento do reino.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Momoa segue como Aquaman (Imagem: Warner Bros. Pictures/Divulgação)

Além de Jason Momoa como o protagonista da continuação, o filme terá os retornos de Yahya Abdul-Mateen II como Arraia Negra, Patrick Wilson como Orm, Amber Heard como Mera, Dolph Lundgren como o rei Nereus e Randall Park como Stephen Shin.

James Wan retorna ao posto de diretor, e David Leslie Johnson-McGoldrick, que co-roteirizou o primeiro filme, volta para escrever o segundo. Aquaman and the Lost Kingdom tem estreia prevista para 16 de dezembro de 2022.

Avatar 2

Mais de 10 anos depois do lançamento de Avatar, James Cameron lançará uma sequência para a ficção científica que fez história nas bilheterias do cinema. Além de Avatar 2, o diretor já prometeu estar trabalhando em mais três continuações.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Prometendo surpreender o público mais uma vez, James Cameron retorna à Pandora com Avatar 2 (Imagem: Reprodução/Entertainment Weekly)

Avatar 2 promete mostrar a vida de JakeSully (Sam Worthington), ex-fuzileiro, ao lado de Neytiri (Zoe Saldaña) 14 anos após os eventos do longa-metragem de estreia. O segundo e o terceiro filme serão ambientados em locais aquáticos do planeta Pandora. A previsão de estreia é 16 de dezembro, enquanto os três próximos filmes da franquia devem chegar aos cinemas em 2024, 2026 e 2028.

I Wanna Dance With Somebody

A cinebiografia de Whitney Houston I Wanna Dance with Somebody (sem tradução), que terá a atriz Naomie Ackie (Star Wars: A Ascensão Skywalker) no papel principal, Kasi Lemmons (Harriet) na direção e Anthony McCarten (Dois Papas) no roteiro, irá explorar a atribulada vida pessoas da cantora, que faleceu em 2012.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: cinebiografia mostrará vida atribulada da cantora (Imagem: Reprodução)

O filme poderá usar as músicas da cantora, conhecida por hits como “I Will Always Love You”, eternizada pelo filme O Guarda-Costas lançado na década de 90 e ainda, as músicas Greatest Love Of All, I Look To You e I Wanna Dance With Somebody, que dá nome ao longa. I Wanna Dance with Somebody chega aos cinemas em 23 de dezembro de 2022. Não há previsão de estreia para o Brasil.

Sem data

Além dos filmes com datas previamente marcadas, existem possíveis lançamentos para esse ano, mas ainda estão sem datas marcadas para lançamento. Vale lembrar também que todos os filmes acima divulgados também podem sofrer alterações nas datas de lançamentos.

Super Mario Bros.

Anunciado inicialmente em 2018, Super Mario Bros., animação da Nintendo junto à Illumination, chega em 2022 às telonas. Durante a conferência Nintendo Direct, ano passado, o presidente da empresa, Shigeru Miyamoto, confirmou o elenco de vozes, com Chris Pratt como Mario, Anya Taylor-Joy como a Princesa Peach, Charlie Day como Luigi e Jack Black como o vilão Bowser.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Animação conta com elenco de dubladores de peso! (Imagem: Divulgação/Illumination)

Completam o elenco confirmado Keegan-Michael Key como Toad, Seth Rogen como Donkey Kong, Fred Armisen como Cranky Kong, Kevin Michael Richardson como Kamek e Sebastian Maniscalco como Spike. Charles Martinet, responsável pela voz icônica de Mario nos video-games, também estará no filme como si próprio. Super Mario Bros. terá direção de Aaron Horvath e Michael Jelenic, da série animada Os Jovens Titãs em Ação!, e roteiro de Matthew Fogel, de Uma Aventura Lego 2.

Killers of the Flower Moon

O próximo filme de Martin Scorsese, Killers of the Flower Moon, também chega em 2022. Baseado no livro homônimo de David Grann, que conta a história real do assassinato em série de nativos da tribo Osage em Oklahoma, nos anos 1920, por habitarem uma terra rica em petróleo, no caso que ficou conhecido como Reinado do Terror.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Longa é baseado em um livro que narra a história da tribo Osage durante a década de 1920 (Imagem: Divulgação/Apple)

No longa Leonardo DiCaprio interpreta Ernest Burkhart, sobrinho de um influente rancheiro local (Robert De Niro). Lily Gladstone faz Mollie Burkhart, a Osage esposa de Ernest. O elenco também conta com Jesse Plemons no papel do detetive do FBI Tom White e Brendan Fraser como o advogado WS Hamilton.

Eric Roth (O Curioso Caso de Benjamin Button) é o responsável pelo roteiro. Scorsese dirige, e produz junto a Dan Friedkin e Bradley Thomas, da Imperative Entertainment. Killers of the Flower Moon foi adquirido pela Apple, que financia e é o estúdio criativo do projeto. A Paramount Pictures ainda irá distribuir o longa nos cinemas, que em seguida irá para o AppleTV+.

Babylon

Damien Chazelle, responsável por Whiplash e La La Land, volta a falar sobre Hollywood em seu novo filme Babylon. O longa será ambientada na década de 1920 em Hollywood, durante a transição dos filmes mudos para os filmes falados.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Damien Chazelle fará um filme sobre a Era de Ouro de Hollywood, nos anos 1920 (Imagem: Divulgação/Sony Pictures)

Margot Robbie interpretará Clara Bow, uma estrela da vida real dos filmes mudos que conseguiu fazer uma transição bem sucedida para filmes falados, e foi a primeira ‘it girl’ da indústria. Já Brad Pitt interpretará um personagem fictício, um astro de filmes mudos que não consegue fazer uma boa transição para a nova tecnologia. Ele seria baseado em John Gilbert, um ator da vida real que de fato não conseguiu tanto sucesso nos filmes falados.

O elenco ainda conta com Olivia Wilde, Tobey Maguire, Spike Jonze, Phoebe Tonkin, Li Jung Li, Diego Calva, Jovan Adepo, Katherine Waterston, Samara Weaving, Max Minghella, Flea, Lukas Haas, Rory Scovel, Eric Roberts, P.J. Byrne e Damon Gupton. Personagens incluem tanto figuras da vida real, quanto fictícios. Chazelle, por sua vez roteiriza e dirige o projeto.

The Killer

Depois de fazer a parceria com a Netflix na série Mindhunter e com o filme Mank, David Fincher trabalha em mais um filme junto ao streaming: The Killer. O longa é uma adaptação da graphic novel de Alexis Nolent e Luc Jacamon, tem estado nos planos do cineasta desde 2007, quando o projeto ainda estava na Paramount e seria estrelado por Brad Pitt.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Baseado em uma HQ francesa, David Fincher volta à dirigir uma história de serial killer (Imagem: Luc Jacamon)

A trama, descrita como um “bruto noir”, segue um assassino que começa a desmoronar psicologicamente, ao passo que começa a desenvolver uma consciência, mesmo que seus clientes continuem a requisitar seus serviços.

Michael Fassbender negocia para estrelar o longa, mas até agora o nome do ator não foi confirmado, assim como o restate do elenco do longa. Andrew Kevin Walker, que trabalhou com Fincher nos roteiros de Seven e Clube da Luta, irá se reunir com ao diretor para o novo filme.

The Outfit

The Outfit (O Equipamento, em tradução livre), novo filme do roteirista Graham Moore (O Jogo da Imitação), terá Mark Rylance (Os 7 de Chicago), Dylan O’Brien (Maze Runner), Zoey Deutch (Set it Up) e Johnny Flynn (A Escavação) no elenco principal.

Os filmes mais esperados de 2022. Neste ano teremos clássicos repaginados, continuações, live-actions, adaptação de games e mais. Confira os filmes mais esperados de 2022!
Drama inglês está sem data de estreia definida (Imagem: Focus Features/Divulgação)

O filme acompanha o alfaiate inglês Leonard (Rylance), que trabalhava para a mundialmente famosa Savile Row em Londres. Mas uma tragédia pessoal acontece e ele tem que se mudar para Chicago, onde passa a fazer roupas bonitas para as únicas pessoas que podem pagar por elas: uma família de gângsteres cruéis. O filme ainda não tem data de estreia marcada, mas está previsto para 2022.

Blonde

Blonde (sem tradução) é uma produção da Netflix sobre a vida de Marilyn Monroe. Estrelada por Ana de Armas (Entre Facas e Segredos), dirigido e escrito por Andrew Dominik (O Assassinato de Jesse James), com base no livro de Joyce Carol Oates, Blonde está em desenvolvimento desde 2010 e promete ir fundo na vida da artista, tanto que o streaming classificou o filme como NC-17, nos EUA, o que, teoricamente, proíbe todos com menos de 18 anos de assistirem ao filme.

Os filmes mais esperados de 2022
Ana de Armas como Marilyn Monro nas gravações de Blonde (Imagem: IMDb/Divulgação)

Além de Ana de Armas na pele de Marilyn, o elenco de Blonde ainda conta com Adrien Brody (O Pianista), Julianne Nicholson (Mare of Easttown), Bobby Cannavale (Homem-Formiga), Scoot McNairy (Batman vs. Superman) e Garret Dillahunt (Fear the Walking Dead). O filme chega ainda esse ano na plataforma.

O Balconista 3

Com roteiro e direção de Kevin Smith, O Balconista 3 (Clerks III) traz de volta os atores Jeff Anderson como Randal, Brian O’Halloran como Dante, Jay Mewes como Jay e Rosario Dawson como Becky. De volta ao seu papel original, Smith será Silent Bob.

A franquia acompanha dois balconistas de uma loja de conveniências. O novo filme retorna à loja onde tudo começou. Após um ataque cardíaco, Randal decide chamar seus amigos de volta para produzir um filme que vai imortalizar a sua vida.

Disappointment Blvd.

Depois de Midsommar – O Mal Não Espera a Noite e Hereditário, grande parte dos cinéfilos estão atentos para Disappointment Blvd (sem tradução), o novo longa de Ari Aster. Embora detalhes da história estejam mantidos em segredo, o filme mostrará “um retrato íntimo de um dos empresários mais bem-sucedidos de todos os tempos, que abrange décadas”.

Os filmes mais esperados de 2022
Joaquin Phoenix em set do novo filme de Ari Aster (Imagem: IMDb/Divulgação)

Escrito e dirigido por Aster, o filme será estrelado pelo premiado ator Joaquin Phoenix (Coringa), e conta com Nathan Lane (O Rei Leão), Patti LuPone (A Testemunha), Amy Ryan (Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância), Kylie Rogers (Beleza Oculta), Parker Posey (Pânico 3), Hayley Squires (Eu, Daniel Blake), Zoe Lister-Jones (Band Aid), Stephen Henderson (Duna), Michael Gandolfini (Cherry – Inocência Perdida) e Denis Ménochet (Bastardos Inglórios) no elenco.

Dragon Ball Super: Super Hero

O novo filme da franquia Dragon Ball terá como foco uma batalha para proteger a terra e não há ninguém melhor que Gohan para essa luta. Foi a partir desta premissa que Akira Toriyama e a equipe de produção escreveram a história do novo filme.

Os filmes mais esperados de 2022
Novo filme terá Gohan e Pan como destaques (Imagem: Shonen Jump/Divulgação)

O novo filme Pan ganha destaque, que está crescendo em força enquanto treina sob a severa vigilância de Piccolo. Dragon Ball Super: Super Hero (sem tradução) não possui data de estreia definida, mas deve ser lançado em 2022 nos cinemas.

Dual

Uma mulher (Karen Gillan) opta por um procedimento de clonagem depois de receber um diagnóstico terminal, mas quando ela se recupera, suas tentativas de se livrar de seu clone falham, levando a um duelo até a morte. Essa é a trama de Dual (Duplo, em tradução livre), o novo filme de Riley Stearns (A Arte da Autodefesa), responsável pelo roteiro e direção.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Dual será uma ficção científica com pitadas de terror (Imagem: Karen Gillian/Divulgação)

Além de Gillan, Aaron Paul (Breaking Bad), Jesse Eisenberg (Zumbilândia), Beulah Koale (Hawaii Five-O) e Martha Kelly (Baskets) também estrelam o filme.

The Gray Man

The Gray Man (O Homem Cinzento, em tradução livre) é o novo filme de ação dos irmãos Anthony e Joseph Russo, responsáveis pelos últimos dois filmes solo do Capitão América e dos Vingadores. O longa acompanha Court Gentry (Ryan Gosling), também conhecido como Homem Cinzento, um veterano da CIA que está na lista negra da agência. Para caçá-lo, a organização envia Lloyd Hansen (Chris Evans), ex-colega de Court. O longa foi divulgado como a produção mais cara da Netflix.

Os filmes mais esperados de 2022
Irmãos Anthony e Joseph Russo, de Vingadores: Ultimato comandam filme mais caro da Netflix (Imagem: Getty Images)

Além de Evans e Gosling, o elenco conta com Wagner Moura (Marighella), Ana de Armas (Knock Knock – Perigosas Tentações), Jessica Henwick (Matrix Resurrections) e Regé-Jean Page (Bridgerton). O longa está previsto para estrear na Netflix ainda esse ano.

Hellraiser

A atriz Jamie Clayton, conhecida por Sense8, será a nova versão de Pinhead no reboot de Hellraiser. Pouco se sabe sobre a nova versão, mas Clive Barker, criador do personagem – e diretor do primeiro filme –, será um dos produtores.

A nova versão de Hellraiser tem a direção de David Bruckner (A Casa Sombria) e o elenco conta ainda com Odessa A’zion (Grand Army), Brandon Flynn (13 Reasons Why), Selina Lo (Boss Level – O Último Nível) e Goran Visnjic (Santa Clarita Diet). A data de estreia é prevista para 2022, mas ainda não foi confirmada.

Civil War

Jessie Buckley (Estou Pensando em Acabar com Tudo) e Rory Kinnear (007: Sem Tempo para Morrer) vão estrelar o Civil War (Guerra Civil, em tradução livre) próximo filme do diretor Alex Garland, responsável por sucessos da ficção científica nos últimos anos, como Ex Machina: Instinto Artificial e Aniquilação. Anteriormente creditado como Men (Homem, em tradução livre), Garland confirmou no elenco o longa também terá Kirsten Dunst, Stephen McKinley Henderson, Cailee Spaeny e o brasileiro Wagner Moura.

Os filmes mais esperados de 2022
Alex Garland é um dos principais nomes da ficção científica atual (Imagem: A24/Divulgação)

Além de dirigir, Garland também assina o roteiro, que acompanha uma mulher (Buckley) que sai de férias para o interior da Inglaterra após a morte de seu ex-marido. Não há mais informações sobre o argumento do longa, assim como do restante do elenco. Apesar de tudo isso, Men está previsto para ser lançado ainda esse ano pela A24.

Entre Facas e Segredos 2

Após um inesperado sucesso, Entre Facas e Segredos 2 (Knives Out 2) chegará como uma das maiores apostas feitas pela Netflix em 2022. Pouco se sabe sobre a trama da continuação, mas Daniel Craig (007 – Sem Tempo para Morrer) – protagonista do primeiro filme – e que retorna no segundo filme, adiantou que o roteiro de Rian Johnson (Star Wars: Os Últimos Jedi) vai para rumos bem diferentes do que o original.

Os filmes mais esperados de 2022
Daniel Craig será o único remanecente do primeiro longa (Imagem: Reprodução)

Com exceção de Craig, o elenco de Entre Facas e Segredos 2 será completamente novo. Kathryn Hahn (WandaVision), Jannelle Monáe (Moonlight), Leslie Odom Jr. (Uma Noite em Miami), Jessica Henwick (Game of Thrones), Edward Norton (Clube da Luta), Ethan Hawke (Antes do Amanhecer), Dave Bautista (Duna) e Kate Hudson (Quase Famosos), Jada Pinkett Smith (Gotham), Madelyn Cline (The Originals) e Jessica Henwick (Matrix Resurrections) fazem parte do elenco.

Além do roteiro, Johnson também vai dirigir a continuação. Ainda não há data de estreia oficial para Entre Facas e Segredos 2, mas o filme deve ser lançado em algum momento de 2022 na plataforma de streaming.

Pinóquio

A moda dos remakes live-action segue firme e forte no mundo da Disney. Neste ano ganharemos uma nova versão de Pinóquio (Pinocchio), que será lançada na Disney+.

O projeto vai recontar a história do boneco que desejava ser um menino de verdade, sob a direção de Robert Zemeckis. Inclusive, essa será uma nova parceria do cineasta ao lado de Tom Hanks (Finch), com quem já trabalhou em Forrest Gump, Náufrago e O Expresso Polar.

Os filmes mais esperados de 2022
Live-action será comandado por Robert Zemeckis e terá Tom Hanks no elenco (Imagem: Disney+/Divulgação)

Hanks será Gepetto, mas Benjamin Evan Ainsworth (A Maldição da Mansão Bly) será Pinóquio. Já Cynthia Erivo (Harriet) viverá a Fada Azul, enquanto Luke Evans (Anna: O Perigo Tem Nome) vai encarnar o vilão Cocheiro. O elenco ainda é formado por Joseph Gordon-Levitt (Os 7 de Chicago) como o Grilo Falando, Keegan-Michael Key (Key and Peele) como João Honesto e Lorraine Bracco (Família Sopran) como a nova personagem Sofia. O filme chega ainda este ano na Disney+.

Pinóquio

Sim, o conto de fadas Pinóquio (Pinocchio) terá duas adaptações em 2022. Dessa vez em stop-motion e dirigida por Guilhermo del Toro. O projeto está em desenvolvimento há mais de uma década — as primeiras imagens dos bonecos dos personagens foram divulgadas em 2011 — , vai contar uma versão altamente estilizada da fábula de Carlo Collodi, que será passada nos anos 1930, durante a ascensão do fascismo na Itália de Mussolini. A trama é descrita como uma história de amor e desobediência, mostrando como Pinóquio luta para corresponder às expectativas de seu pai.

Os filmes mais esperados de 2022
Projeto de mais de uma década chega esse ano na Netflix (Imagem: Reprodução/Netflix)

Del Toro se juntou com Mark Gustafson (O Fantástico Sr. Raposo), com quem divide a direção, com Patrick McHale, que criou a minissérie animada Over the Garden Wall e escreveu episódios de Hora de Aventura, com quem divide o roteiro, e para o design da produção ainda se inspirou na arte de Gris Grimly, ilustrador de livros infantis, que concebeu o visual de um “Pinóquio gótico”, em 2002.

Já o elenco destaca o estreante Gregory Mann como Pinóquio, Ewan McGregor como o Grilo Falante e David Bradley como Gepetto, Tilda Swinton como a Fada, Christoph Waltz como a Raposa e o Gato como Cate Blanchett; além de Tim Blake Nelson, Finn Wolfhard, Ron Perlman, Christoph Waltz, John Turturro e Burn Gorman. O longa não teve data de lançamento divulgada, mas está prevista para dezembro.

Poor Things

O grego Yorgos Lanthimos é um dos diretores com uma das assinaturas autorais mais fortes da última década com filmes como O Sacrifício do Cervo Sagrado, O Lagosta e Dente Canino. Seu próximo filme Poor Things (Pobres Coisas, em tradução livre) adapta o livro homônimo de Alasdair Gray, e traz um conto vitoriano de amor, descoberta e ousadia científica, onde uma jovem é trazida de volta à vida por um brilhante cientista.

Os filmes mais esperados de 2022
Poor Things adapta o livro homônimo de Alasdair Gray (Imagem: Divulgação)

Dirigido por Lanthimos, o filme também tem no elenco Christopher Abbott (Possessor), Emma Stone (Cruella), Mark Ruffalo (Vingadores: Ultimato), Willem Dafoe (Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa), Jerrod Carmichael (The Carmichael Show) e Ramy Youssef (Ramy).

Prey

Prey (Presa, em tradução livre) é o novo filme da franquia Predador. A 20th Century Studios informou que o longa servirá de prelúdio dentro do cânone.

A história de Prey será ambientada 300 anos no passado e irá colocar o monstro alienígena contra um grupo de comanches, tribo dominante em determinadas regiões dos EUA entre os séculos XVIII e XIX. A protagonista será a nativa Naru, interpretada por Amber Midthunder (Legion). Dirigido por Dan Trachtenberg (Rua Cloverfield, 10), Prey chega no terceiro trimestre de 2022, com exclusividade na plataforma de streaming Hulu.

Three Thousand Years of Longing

Sem dirigir nenhum filme desde o sucesso de Mad Max: Estrada da Fúria, George Miller retorna com Three Thousand Years of Longing (Três mil anos de Saudade, em tradução livre) neste ano.

Os filmes mais esperados de 2022
Three Thousand Years of Longing será o próximo filme após Mad Max: Estrada da Fúria (Imagem: Chris Evangelista/SlashFilm)

Tilda Swinton (A Crônica Francesa) e Idris Elba (Vingança e Castigo) vão estrelar o longa, cujos detalhes da trama estão sendo mantidos em sigilo.

Ruído Branco

Um dos livros mais festejados do americano Don DeLillo, o romance Ruído branco (White Noise) vai virar filme. O diretor será Noah Baumbach (História de um Casamento) e será estrelado por Adam Driver (Annette) e Greta Gerwig (Frances Há). A adaptação tem produção da Netflix.

Os filmes mais esperados de 2022
Lonfa adaptará o livro clássico de DeLillo (Imagem: Cia das Letras/Divulgação)

O romance é uma combinação de sátira social e dilema metafísico, em que DeLillo expõe o consumismo desenfreado, a saturação da mídia e o intelectualismo vazio. Ele captura a estranheza particular da vida vivida quando o medo da morte não pode ser negado. Embora a obra original seja de 1985, os temas discutidos são bem atuais e Baumbach promete atualizar os debates levantados no romance para o filme, que chega ainda esse ano para a plataforma de streaming.

Evil Dead Rise

Um dos maiores clássicos do terror dos anos 80 vai ganhar um novo filme: Evil Dead Rise‎‎ (sem tradução). Quem comanda o longa é Lee Cronin (The Hole in the Ground), que diferente dos seus antecessores – onde o terror ocorria em uma cabana isolada – acontecerá em um ambiente urbano.

Vale lembrar que o filme não será uma continuação do original de 1981, nem do reboot dirigido por Fede Alvarez em 2013. Evil Dead Rise chega exclusivamente ao catálogo do HBO Max. O filme segue sem data de estreia confirmada.

Sem estreia no Brasil

Em nossa lista também citamos filmes que possivelmente não vão estrear nos cinemas brasileiros, que vão desde produções que já estrearam em 2021 em outros mercados, como para filmes em negociação para chegar ao país diretamente em plataformas de streaming.

Drive My Car

O longa-metragem japonês Drive My Car (Dirija Meu Carro, em tradução livre), do diretor Ryusuke Hamaguchi, conquistou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, sendo este o mais recente de vários prêmios para o filme que vem recebendo elogios internacionais a menos de três meses antes do Oscar. Mesmo sem previsão de estreia nos cinemas, não dá para deixar citar o novo longa de Hamaguchi, que em 2021 também lançou o elogiadíssimo Roda do Destino.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: Drive My Car é um dos filmes estrangeiros que podem surpreender no Oscar (Imagem: Reprodução)

O filme é baseado em um conto de mesmo título do romancista Haruki Murakami, conta a história de Yusuke Kafuku, um ator e diretor de teatro que sente a perda de sua esposa. Durante a produção da peça Tio Vânia em Hiroshima, ele conhece Misaki, uma jovem tímida que trabalha como sua motorista. Entre idas e vindas, algo a mais surge.

Belfast

Belfast (sem tradução) chega ao catálogo do Telecine depois da temporada nos cinemas, que tem estreia prevista para 24 de fevereiro. Sob a perspectiva do menino Buddy (Jude Hill) o conflito entre católicos e protestantes que aconteceu na Irlanda do Norte no final da década de 1960, conhecido como The Troubles, e resultou em milhares de mortes.

Os filmes mais esperados de 2022
Filmes mais esperados de 2022: conflito religioso é visto sob a ótica de uma criança em Belfast (Imagem: Reprodução)

O diretor Kenneth Branagh (Assassinato no Expresso do Oriente) se inspirou em suas memórias de infância para criar o filme e apresenta as informações sobre o que acontecia na época através de noticiários e diálogos paralelos entre os adultos, mas Belfast, que é todo filmado em preto e branco, prefere focar na visão lúdica da criança sobre o dia a dia.

Pequena Mamãe

Após ganhar fama mundial com seu melhor filme e abandonar publicamente a maior premiação de seu país natal, o que você faria? A diretora francesa Céline Sciamma voltou logo ao trabalho. Ela agora retorna com Pequena Mamãe (Petite Maman), menos de dois anos depois de seu último longa, Retrato de uma Jovem em Chamas.

Os filmes mais esperados de 2022
Filme foi destaque nos principais festivais de cinema de 2021 (Imagem: Madman Films/Divulgação)

No longa –destaque dos festivais de cinema de 2021 — Nelly (Joséphine Sanz) acabou de perder a avó e está ajudando a limpar a casa de infância de sua mãe Marion (Nina Meurisse). Em meio a isso, a pequena percebe que seus pais não estão nos melhores dias como casal. Enquanto a família encaixota pertences, a menina explora a casa e os arredores, incluindo a casa na árvore que sua mãe construiu quando era criança. Um dia, ela encontra uma menina (Gabrielle Sanz), que também se chama Marion e se parece demais com uma versão mais nova de sua mãe.

Titane

Julia Ducournau fez sua estreia cinematográfica com Raw voltou a surpreender em Cannes — inclusive, vencedo a Palma de Ouro — com seu mais novo trabalho, Titane (sem tradução).

Os filmes mais esperados de 2022
Longa foi o vencedor da Palma de Ouro de 2021 (Imagem: Altitude Films/Divulgação)

A história de Titane gira em torno de um pai, que após uma série de crimes inexplicáveis, se reencontra com o filho desaparecido há 10 anos. Ao mesmo tempo, em que se reúne com o pai, uma série de assassinatos coloca a região sob tensão. O filme não vai chegar as salas de cinema do Brasil, mas entrará no catálogo da MUDI no dia 27 de janeiro.

Old Henry

Muitos consideram que 2021 foi um bom ano para os westerns e Old Henry (Velho Henry, em tradução livre) certamente foi um dos responsáveis por isso. O filme é o primeiro grande longa de Potsy Ponciroli, que também assina o roteiro. A produtora Shout Studios por trás deste filme anunciou mais dois westerns em sua produção.

Os filmes mais esperados de 2022
Micro western com Tim Blake Nelson foi uma surpresa independente de 2021 (Imagem: Everett Collection/Divulgação)

A trama do filme segue Henry (Tim Blake Nelson), um fazendeiro que mora em uma fazenda independente em Oklahoma com seu filho adolescente Wyatt. Seu cotidiano é interrompido pela visão de um cavalo selado sem cavaleiro, e Henry, seguindo os rastros, descobre um homem ferido com uma arma e uma bolsa cheia de dinheiro. Após mudar de ideia, ele pega o dinheiro e traz o estranho para casa para se recuperar, e na frente da propriedade, três cavaleiros aparecem, liderados por Kečam (Stiven Village) que se apresentam como mão da lei. Henry tem que decidir em quem confiar e, ao defender sua propriedade na frente de seu filho, ele questiona sua verdadeira identidade.

Sempre em Frente

Sempre em Frente (C’mon C’mon) é o novo drama da A24 com Joaquin Phoenix. A produção, dirigida por Mike Mills (Mulheres do Século 20) ainda não tem data de estreia nos cinemas nacionais, embora tenha sido anunciado que ele seria distribuído pela Diamond Films. Lançado em novembro do ano passado nos EUA e praticamente sem chances de indicações nas grandes premiações, o longa pode nem chegar as salas de cinema no Brasil.

Lamb

Lamb (Cordeiro, em tradução livre) é outro filme da A24 lançado ano passado nos EUA, mas sem previsão de estreia, seja nos cinemas brasileiros, como nos catálogos dos serviços de streaming disponíveis no país.

Os filmes mais esperados de 2022
Drama bizarro envolve um bebe misterioso e um casal sem filhos (Imagem: A24/Divulgação)

Dirigido por Valdimar Jóhannsson (Ikingut: Na Terra do Gelo) o longa é sobre um bebê misterioso aparece em uma fazenda islandesa onde mora um casal sem filhos. Desesperados pela oportunidade, eles passam a cuidar da criança. O que a princípio parecia ser uma parceria de muito amor, acabou se transformando na destruição dos dois.

Um Herói

Em Um Herói (Gharehman), o iraniano Asghar Farhadi, responsável por grandes sucessos de crítica como O Apartamento e A Separação, coloca sua apurada visão analítica do comportamento humano em um enredo hitchcockiano.

Os filmes mais esperados de 2022
Um Herói foi o vencedor do Grand Prix do Festival de Cannes de 2021 (Imagem: California Filmes)

No longa, Rahim (Amir Jadidi) está na prisão por causa de uma dívida que não conseguiu pagar. Durante uma licença de dois dias, ele tenta convencer o seu credor a retirar a reclamação contra o pagamento de parte da quantia. Mas as coisas não saem como o planejado. O filme foi o vencedor do Grand Prix do Festival de Cannes de 2021.

E aí, faltou algum filme em nossa lista? Deixe seus filmes mais esperados de 2022 nos comentários!

Veja também:

Confira a lista de vencedores do Globo de Ouro 2022, que aconteceu sem transmissão na TV ou ao vivo pela internet.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
4
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados